Carregando...
Você está em:  Home  >  Comentário Bíblico  >  Artigo

“A Sabedoria de Amenêmope”

Por   /  2 de abril de 2019  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

PROVÉRBIOS 22-24 – Esta seção de Provérbios foi copiada do trabalho egípcio intitulado “A Sabedoria de Amenêmope”?

PROBLEMA: Um documento egípcio que contém um livro intitulado “A Sabedoria de Amenêmope” foi descoberto em 1888. Muitas de sua expressões são semelhantes às encontradas em Provérbios 22-24. Entretanto, se estes capítulos de Provérbios forem simplesmente uma cópia daquele livro egípcio, então pelo menos esta seção não pode ter sido escrita por Salomão, como é declarado (cf. 1:1; 25:1).

SOLUÇÃO: Primeiro, não há razão por que Deus não poderia guiar Salomão a usar outras fontes humanas ao escrever a Palavra de Deus. Outros autores das Escrituras fizeram isso (cf. Lucas 1.1-4). Entretanto, não é certo que Salomão tenha usado essa fonte egípcia, pois, embora haja sentenças e expressões bastante semelhantes, o fato é que as diferenças são mais freqüentes que as semelhanças.

Os dois livros abordam o mesmo assunto de maneira geral, e este fato tão-somente pode ser a causa das semelhanças. Além disso, um exame mais cuidadoso feito por eruditos revelou que, se houve cópia, mais provável é que o autor egípcio tenha copiado do texto hebraico, não o inverso. Em última instância, é claro, Deus é a fonte de toda verdade, não importa onde ela seja encontrada. Dessa forma, a sabedoria dos provérbios encontrada nestes capítulos deste livro da Bíblia provém do Espírito Santo, não importando que fonte tenha sido utilizada.

————-

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *