Carregando...
Você está em:  Home  >  Vida Cristã  >  Artigo

As colunas de um lar cristão

Por   /  5 de outubro de 2020  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

A Bíblia diz: “Portanto deixará o homem seu pai e sua mãe, e apegar- se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Tiago e Janaína estão hoje deixando seus respectivos pais e lares, para formar uma nova família, um novo lar.

O casamento é o sonho de toda moça e de todo rapaz de bom caráter. Mas, requer algumas renúncias importantes: O convívio com os pais e irmãos; às vezes com sua igreja local (como será o caso da Janaína); seu ritmo de vida (trabalho, amigos); sua vontade pessoal; etc.

Mas, o casamento para as moças parece ser um sonho contínuo, em que elas se imaginam vestidas de noiva, entrando na igreja, deslumbrantes e deslumbradas. Mas, é bom que se pense que esse quadro, essa cena, durará apenas alguns minutos, e precisará ser fotografado e filmado para ser relembrado; pois daqui a uma semana, após o efeito da anestesia da lua de mel, os noivos estarão vivendo uma nova realidade.

A Janaína terá trocado esse lindo vestido branco por outro bem menos deslumbrante, sobreposto com um avental; o véu por um lenço. Esse lindo buquê dará lugar a uma vassoura; ao invés de estar em pé diante do altar, estará em pé diante de um tanque ou fogão (não será mais a mamãe que lavará e passará as suas roupas, fará a sua comida e limpará a casa. Agora será você, jovem esposa).

E essas crianças que parecem hoje princezinhas e princepezinhos, darão lugar daqui há algum tempo a algumas crianças adoráveis correndo em volta deles, gritando, bagunçando a casa e sujando a roupa.

O Tiago, por sua vez, que agora rejeitaria ir para o Céu para passar pelo menos mais uma semana na terra; daqui há algum tempo terá muito mais desejo de ir para o céu. Especialmente quando, tendo descido do “monte da transfiguração”, estiver enfrentando as lutas cotidianas pertinentes ao seu ministério pastoral.

Não quero com isso desanimar nenhum jovem e nenhuma jovem de continuar a alimentar o maravilhoso sonho do matrimônio, nem muito menos ofuscar a glória desse momento tão sublime e marcante na vida do Tiago e da Janaína.

Porém, não podemos fugir da realidade do casamento que é o dia a dia. Quando duas pessoas criadas em lares diferentes, com costumes diferentes, com preferências diferentes, com planos diferentes, tiverem que viver juntas o resto da vida, e tendo que se dar bem.

O casamento é um caminho de mão única; não tem volta no plano de DEUS (os que voltam atrás estragam suas vidas). Na vida a dois, o casal marido e mulher, têm que resolver seus problemas, e continuar juntos; separação jamais resolverá os problemas do casal; mas pelo contrário, trará problemas muito maiores e permanentes.

Vocês vieram ver a noiva, e depois o noivo. Mas DEUS tem uma mensagem para sua vida.

Me dirijo agora não só aos noivos, como também a todos os presentes aqui nesta cerimônia, para lhes falar sobre: AS COLUNAS DO LAR CRISTÃO. Vejamos então, três colunas que sustentam o lar.

A FÉ EM CRISTO. V.23

Como duas pessoas tão diferentes podem dar certo, e viverem juntas por toda a vida, amando-se cada dia mais? A resposta é:

Tendo JESUS CRISTO como Salvador de suas almas e como Senhor de suas vidas. Sem CRISTO é simplesmente impossível ter um casamento feliz e uma família feliz; o casamento será um fracasso. Mas com CRISTO, será uma maravilhosa bênção.

O SENHOR JESUS comparou nossas vidas como uma casa que está sendo construída. E Ele diz que o alicerce dessa casa que simboliza nossas vidas, é Ele, CRISTO. O casamento é parte fundamental da nossa vida.

A Bíblia diz aqui que, CRISTO é a Cabeça (Senhor) e o Salvador da igreja. Ele precisa ser o Salvador dos noivos e o Senhor dos noivos, para que comecem um novo lar tendo JESUS como Salvador e Senhor.

O SENHOR JESUS disse que “o que DEUS uniu que o homem não separe”. O matrimônio aos olhos de DEUS é indissolúvel. A permissão para o divórcio em caso de adultério (mas não permissão para um novo casamento), é para os “duros de coração”, os que não obedecem a CRISTO.

Quem obedece a CRISTO? Aqueles que obedecem a Palavra de DEUS, a Bíblia. Se você não lê a Bíblia e não se esforça para obedecê-la, você não é um verdadeiro cristão, somente um religioso. Como espera ser feliz e abençoado assim?

O casal que tem CRISTO como Salvador e O obedece como seu SENHOR, jamais se separará ou viverá em meio a brigas; mas seu lar será um manancial de bênçãos que jorram a cada dia.

O seu lar é um manancial de bênçãos? Você é salvo por JESUS e obedece a JESUS como seu Senhor? Entregue sua vida a CRISTO e você verá que maravilhas Ele fará no seu lar. JESUS quer que você e seu cônjuge sejam plenamente felizes.

Outra coluna de um lar cristão além da fé em CRISTO, é:

A SUBMISSÃO DA ESPOSA. V.22

Para que um lar seja abençoado por DEUS e feliz, a esposa tem que obedecer ao seu esposo. A sociedade moderna considera isso como humilhação; muitos crentes dizem que submissão fazia parte da cultura oriental, e que não se aplica a nós hoje.

Mas, DEUS não ensina cultura de nenhum povo. Submissão é mandamento de

DEUS. Nada funciona com duas cabeças; um tem que liderar, e DEUS disse que o homem é a cabeça do lar.

A grande maioria das pessoas não aceita esse mandamento. Mas, o que acontece sempre quando as pessoas se rebelam contra os mandamentos do SENHOR? Fracassam, são infelizes e se destroem. Mas os que O obedecem são abençoados.

A esposa só será submissa ao marido se primeiramente for submissa a CRISTO. E se não for submissa a CRISTO, de modo algum obedecerá ao seu marido.

Como deve ser essa submissão? V.22 – “Como ao SENHOR.” V.24 – “Em tudo.” (CRISTO jamais manda que sua igreja faça algo errado. Portanto a mulher deve obedecer ao marido em tudo o que não for pecado).

Você pode estar dizendo no seu coração que não aceita esse mandamento; mas não terá um casamento feliz de fato sem obedecê-lo.

Não siga a filosofia de vida do mundo; viva de acordo com a Palavra de DEUS. Veja os casais que vivem em obediência á Bíblia, como são felizes. E veja os que não a obedecem; como são infelizes. Escolha seguir a CRISTO.

Outra coluna do lar cristão é:

O AMOR DO MARIDO. V.25

Notemos que CRISTO é o Modelo para os cristãos em tudo. O seu relacionamento com a igreja é o padrão a ser seguido, e mais nada. O amor de CRISTO pela igreja é o exemplo de amor que os maridos devem ter para com suas esposas.

O amor de CRISTO por Sua igreja é incondicional, V.25

O versículo não diz que CRISTO amou a igreja porque ela merecia ser amada, mas simplesmente a amou. Não foi por causa da obediência, fidelidade e amor da igreja por Ele. Ele a ama com seus defeitos.

Maridos não devem amar suas esposas sob a condição delas se manterem esbeltas e joviais; sempre amáveis e passivas. O amor de CRISTO é incondicional; e DEUS nos manda amar como CRISTO. Devemos amar nossas esposas com as suas virtudes e com os seus defeitos.

O amor de CRISTO por sua igreja é sacrificial. V.25

“…e a si mesmo se entregou por ela.” JESUS deu Sua vida pela igreja. Você daria sua vida por sua esposa?

O amor é altruísta, ou seja, vive para o outro, e não para si mesmo. Pergunte a um noivo por que ele quer se casar com sua noiva; se ele responder: “É porque ela vai me fazer feliz”, diga-lhe: “Resposta errada”. A resposta certa é: “Porque eu quero  fazê-la feliz”. Somos felizes quando doamos.

O amor de CRISTO é protetor. V.29

CRISTO protege e sustenta a Sua igreja em todos os aspectos. Assim também o marido deve proteger e sustentar sua esposa. Deve defendê-la fisicamente, moralmente, emocionalmente e espiritualmente. Você ora por sua esposa constantemente? Sua esposa se sente segura ao seu lado?

A Janaína vai deixar o lar do seu pai, onde ela se sente plenamente segura, e agora estará ao lado do Tiago, que lhe proporcionará a mesma segurança.

Quando a Bíblia diz que o marido é a cabeça da mulher, significa que ele a aliviará de tomar as decisões mais difíceis, enfrentará as situações mais dolorosas para poupá-la; que será um escudo para ela; não significa que fará dela uma escrava aos seus pés. No lar ele será o rei, mas ela será a rainha.

O marido precisa estar preparado para ser o líder do lar. O líder verdadeiro é aquele que teme a DEUS; conduz sua família no caminho do SENHOR (Vs.26-27); é corajoso, másculo (não tem medo de baratas); profissionalmente capacitado para sustentar a família; emocionalmente e espiritualmente maduro. O amor é protetor e sustentador.

O amor de CRISTO é fiel.V.31

CRISTO jamais falha com sua igreja. O casamento é um conjunto de grandes decisões na vida: É a decisão de viver para o seu cônjuge exclusivamente (uma só carne – ambos se tornam um. Ninguém mais pode entremear essa relação).

É a decisão de não viver mais para si, mas para o outro.

É a decisão de tomar sobre si as maiores responsabilidades da vida.

É a decisão de fazer votos irrevogáveis; votos que fazemos por toda a vida.

É a decisão de enfrentar juntos todas as dificuldades que surgirem, sem fugir. Mas, é também a decisão de serem felizes por toda a vida.

O casamento é o plano de DEUS para a felicidade terrena de suas criaturas. Gn 2.18,22

Tiago, agora a Janaína é a pessoa que, depois de CRISTO, está em primeiro lugar em sua vida enquanto vocês viverem.

Janaína, agora o Tiago é a pessoa que, depois de CRISTO, está em primeiro lugar em sua vida enquanto vocês viverem.

Juntos com CRISTO vocês vencerão todas as dificuldades que surgirem em suas vidas. Lembrem-se sempre disso: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.”

Juntos com CRISTO vocês terão também alegrias e bênçãos indizíveis – “… o meu cálice transborda.”

Tiago e Janaína, irmãos e amigos presentes, a Palavra de DEUS nos ensina que as colunas do lar cristão são:

  • A fé em CRISTO como Salvador e Senhor.
  • A submissão da esposa ao seu marido.
  • O amor do marido à sua esposa. I Co 13.4-8

 —————-

Pr. Cleber Rodarte Neves, FONTE: O AMIGÃO DO PASTOR — VOL. 21

    Imprimir       Email
  • Publicado: 2 semanas atrás em 5 de outubro de 2020
  • Por:
  • Última modificação: outubro 5, 2020 @ 11:46 am
  • Arquivado em: Vida Cristã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *