Carregando...
Você está em:  Home  >  Seitas e Heresias  >  Artigo

Classificação dos grupos sectários

Por   /  28 de maio de 2021  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Embora não exista um padrão específico universalmente aceito para esta categorização, entretanto, podemos trabalhar com algumas categorias flexíveis de modo que possamos apreender estes grupos de uma maneira ampla que possibilite contemplar sua diversidade, procurando, entretanto, respeitar suas singularidades que identificam o grupo com sua ideologia religiosa principal.

Sempre é bom lembrar que um ou mais destes grupos podem perfeitamente se enquadrar simultaneamente em mais de uma categoria.

Assim elaboramos as categorias abaixo:

a) Secretas: Grupos religiosos criados a partir de um saber místico secreto de auto-conhecimento. Nesta categoria temos os seguintes grupos: Maçonaria, Teosofia, Rosa-crucianismo, Esoterismo, Gnose etc…

 b) Pseudocristãs: Grupos religiosos que se identificam como cristãos, mas que repousam sua base doutrinária em teologias construídas a partir da experiência pessoal de seu líder ou líderes ou da distorção da teologia bíblica. Nesta categoria podemos enquadrar os seguintes grupos: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Ciência Cristã, A Família (Meninos de Deus), Catolicismo Romano, Catolicismo Ortodoxo etc…

c) Espíritas: Grupos religiosos que se identificam como cristãos ou não, cujo eixo doutrinário principal é a comunicação com os mortos e a reencarnação. Nesta categoria podemos enquadrar os seguintes grupos: Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Racionalismo Cristão, Cultura Racional etc…

d) Afro-brasileiro: Grupos religiosos que se identificam com a cultura afro cujo eixo principal gira em torno da comunicação com os deuses míticos africanos ou de antepassados falecidos. Nesta categoria podemos enquadrar os seguintes grupos: Umbanda, Quimbanda, Candomblé, etc…

e) Orientais: Grupos religiosos que se identificam com a cultura japonesa e possuem como característica principal doutrinária o culto aos antepassados, líderes que se apresentam como salvadores da humanidade, milagres e o processo de auto-salvação. Nesta categoria podemos enquadrar os seguintes grupos: Seicho-No-Iê, Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Meditação Transcendental, Unificação (Moonismo), Perfeita Liberdade etc…

f) Judaizantes: Grupos religiosos que se identificam com a cultura judaica e suas doutrinas. Nesta categoria podemos enquadrar os seguintes grupos: Testemunhas de Yeshua e suas variantes, alguns Judeus Messiânicos, Congregação Israelita da Nova Aliança, Congregação Beit Teshuvá ..

g) Seculares: Movimentos não-religiosos que se identificam com a cultura ocidental e pós-moderna. Embora não distorçam nenhuma doutrina bíblica diretamente, a ideologia apregoada por eles vai de encontro às verdades cristãs quanto à filosofia, à moral e à ética cristã. Suas idéias principais se concentram em negar o sobrenatural, o absoluto, criando uma sociedade cuja cosmovisão se concentra nos princípios hedonista, relativista e pragmatista. Nesta categoria nós não temos grupos e sim movimentos tais como: Humanismo, Cientificismo, Darwinismo, Culto à personalidades, etc…

h) Movimentos evangélicos controversos: Estes grupos e movimentos são exceções. Embora não possuam todas as características de uma seita, também é verdade que não apresentam uma teologia sadia e ortodoxa. Nesta categoria se encontram dois tipos: movimentos e grupos. Como grupo pode-se enquadrar a CCB, IURD, Igreja da Graça, Renascer em Cristo, Deus é Amor entre outras. Os movimentos apresentam-se em forma de teologias e práticas tais como Teologia da Prosperidade, Batalha Espiritual, G12, Confissão Positiva, Novas unções, etc…

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *