1. O jornal A TRIBUNA de 12 de junho de 2011 traz um artigo com um título estranho em se tratando do local onde se realiza COMETA O PECADO DA GULA NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO. Diz a notícia, “Canto gregoriano, espetáculo de música ou dança, exposição de arte sacra barroca e contemporânea, além de um delicioso bruch. Tudo junto e em sequência bem coordenadinha. Boa pedida, não? Pois é, esse é um programa que teve início no Mosteiro de São Bento, na Capital, em 2007, para a visita do Papa Bento 16. E deu tão certo que se manteve até hoje. Mas apesar de ser um programa e tanto, só acontece no último domingo de cada mês. A procura é tão grande que as reservas já estão preenchidas até julho, mesmo com o preço salgado de R$130,00 por pessoa.”… “O bruch é um capítulo à parte no roteiro. O cardápio é tão bom que, mesmo sem querer, a gente cai, literalmente, de boca em um dos sete pecados capitais: a gula. E sem nenhum constrangimento.”
PR. NATANAEL: Quase não se houve falar sobre os sete pecados capitais, mas quais são eles?
1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia. 2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas. 4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança. 5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância. 6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros. 7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades. importantes.
2. E qual foi a religião que definiu os sete pecados capitais?
Os sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório MagnoOs sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno.
3. Permanece ainda essa lista de sete pecados capitais ou já houve mudança na indicação desses pecados, por exemplo, os chamados pecados modernos?
Sim, já houve mudança e os novos pecados capitais são assim indicados,
em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, o Vaticano criou, em março de 2008, um conjunto de novos pecados adaptados à era da globalização. 1) – Experimentos “moralmente dúbios” com células-tronco: a Igreja Católica defende a idéia de que a vida se forma no momento da formação do embrião. Portanto, condena qualquer tipo de pesquisa científica com embriões humanos e células-tronco embrionárias. 2) – Uso de drogas: as drogas causam dependência física e psicológica nos usuários e prejudicam o funcionamento harmonioso da família. É uma atitude contra a vida humana. 3) – Poluição do meio ambiente: a poluição do ar, água e solo trazem prejuízos sérios ao meio ambiente e a saúde das pessoas. 4) Agravamento da injustiça social: o capitalismo criou, em muitos países, uma má distribuição de renda, deixando à margem da sociedade grande parcela da população (os excluídos sociais). 5) – Riqueza excessiva: o capitalismo favoreceu a concentração de renda, muitas vezes, de forma excessiva. Algumas pessoas concentram bilhões de dólares, enquanto outros, não têm se quer o que comer.
4. A indicação desses sete pecados capitais e os novos indicados têm apoio na Bíblia? Como a Bíblia define a gravidade de pecados?
Em duas partes da Bíblia há indicação de pecados que, se os que os cometem não se arrependerem enquanto tem vida, irão para a perdição eterna. Apocalipse 21:8 – “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 22:15 – “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
5. Qual o pecado considerado imperdoável na Bíblia?
Mateus 12:31 – “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.32 – E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. Diz ainda a Bíblia que há pecados para a morte em I João 5:16 – Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.17 – Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.”
6. Qual a característica do pecado da gula?
É aquele pecado que se constitui um deus para determinadas pessoas. Escrevendo aos filipenses Paulo se refere àqueles cujo “deus é o ventre” (3.19), isto é, o alimento. O pecado da gula provoca outros pecados preguiça, paixões, doenças, etc.