Carregando...
Você está em:  Home  >  Hinduismo  >  Artigo

Em que os Hindus creem?

Por   /  30 de janeiro de 2016  /  Comentários desativados em Em que os Hindus creem?

    Imprimir       Email

Hinduismo

Embora o Hinduísmo seja multifacetado e não monolítico, seus princípios básicos sobre Deus, humanidade e salvação podem ser resumidos como segue.

Primeiro, os hindus acham que a realidade suprema (Brahman) é uma unidade impessoal que transcende todas as distinções, incluindo diferenças pessoais e de propósito. Em outras palavras, toda realidade é um todo contínuo e simplificado. Como tal, não há distinção entre princípios morais e ratos.

Além disso, os hindus afirmam que os seres humanos, em acordo com o restante do universo, são uma extensão contínua de Brahman. Por isso, nossos ilusórios “eus” individuais (atman) são um com a consciência cósmica impessoal do universo — “atman é Brahman e Brahman é atman”.

Finalmente, as escrituras hindus (Vedas e Upanisliads) ensinam que o objetivo da humanidade é libertar-se do ciclo infinito de morte e reencarnação (samsara). A libertação (mokha) de samsara é alcançada quando percebemos que nosso “eu” individual é uma ilusão e que tudo é um. Até que essa iluminação seja atingida, a lei do carma declara que nossos atos em vidas passadas determinam se renasceremos como u homem, macaco ou mosquito; mulher, morsa ou vespa. A solução para o medo da reencarnação cármica é a fé em nosso Redentor.

Enquanto as escrituras hindus enfatizam o inferno da reencarnação, as Sagradas Escrituras ensinam a esperança da ressurreição. A solução para o medo da reencarnação cármica é a fé em nosso Redentor.

“Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que estendo os céus e espraio a terra por mim mesmo; que desfaço os sinais dos inventores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios e transtorno a ciência deles” (Isaías 44.24-25).

 

Pr.Hank Hanegraaff

    Imprimir       Email