Carregando...
Você está em:  Home  >  Diversos  >  Artigo

Erros doutrinários da Congregação Cristã no Brasil

Por   /  14 de novembro de 2014  /  300 Comentários

    Imprimir       Email

ccb

Pergunta-se: “Por que crentes de várias denominações tradicionais, às vezes com dezenas de anos ligados às suas Igrejas, ao assistir apenas um culto na CCB, abandonam de vez sua denominação e se unem à CCB, aceitando o rebatismo nas águas, alegando ainda tais crentes “agora possuir toda a verdade”.

O que se deu de tão excepcional, que os levou a agir assim tão drasticamente, depois de vários anos em suas igrejas? Qual o segredo que existe na CCB que leva pessoas que pareciam tão firmes mudarem assim repentinamente de igreja? Qual a força de atração da CCB? Uma coisa é certa: não foi a descoberta de alguma doutrina genuinamente bíblica que os levou a agir assim. Isto afirmamos porque é notório que os anciãos da CCB não conhecem a Bíblia. Proíbem mesmo seu estudo, sob a evasiva de que “a letra mata” (2Co.3:6). Então o que houve?

 

  1. O TIPO DE CULTO

Sim. O tipo de culto que se realiza nos templos da CCB é caracteristicamente diferente de todos os tipos de cultos realizados em outras denominações evangélicas. O culto que lá se realiza desenvolve-se da seguinte maneira:

O ancião lê a história de uma das curas milagrosas relatadas na Bíblia e procura aplicá-la às necessidades da congregação: “Tem irmão aqui hoje que acha que não tem mais esperança, não tem mais jeito. Chegou aqui abatido e triste, ‘tem ânimo porque vou fazer uma obra na tua casa’. Os vizinhos podem achar isso impossível, os parentes podem estar rindo de você, o médico pode já ter desenganado, mas quando Deus promete, ele cumpre. Fique em comunhão que o irmão vai ver a poderosa mão de Deus”.

Outro exemplo: “Aqui tem uma irmã que discutiu com seu esposo por causa da arrumação da sua casa, preocupada com cortinas, vasos de flores da sua nova moradia. ‘O Senhor diz que não faça isso’. Não deve permitir que as coisas materiais venham perturbar a hamonia do lar”.

Outro exemplo: “Você irmão, que tem trabalhado nesse ramo de negócio e que não está indo bem, não se desespere. O Senhor vai dar um jeito. Vai arranjar um outro tipo de negócio mais rendoso”.

E assim, sucessivamente, o membro da CCB sai do templo com a convicção que “O Senhor falou comigo esta noite”. De modo que, quando se dirige ao templo na CCB o crente não vai escutar uma pregação ou ensino baseado na Bíblia, porque a Bíblia é apenas usada como pretexto para uma série de advinhações. O certo seria ir buscar orientação da Bíblia, conforme Jo.17:17, Sl.119:105 e 130.

E como se prepara o ambiente para essas “revelações”, como se fossem dadas pelo Espírito Santo? Ao entrarem no templo, os crentes comunicam seus pedidos de oração ao porteiro, que anota o número de pedidos de tipos diversos num cartão próprio, posteriormente entregue ao ancião que dirige o culto. Os pedidos são classificados em poucas categorias que correspondem a temas básicos da vida do crente e refletem os dilemas da classe pobre do brasileiro. As categorias são as seguintes: tribulações e suas causas, enfermidades, viagens e testemunhos. Ainda existe a categoria de acidentes. As viagens são de grande importância na CCB e são objeto de constante interesse por parte dos membros. Antes de empreender uma viagem, o membro pede direção divina de que determinada viagem deve ser feita, e pode ser realizada com segurança. Essa confirmação vem através de algum ponto da pregação “tem irmão aqui que pretende empreender uma viagem à sua família em outro Estado. O Senhor diz ao seu servo que não faça essa viagem já, espere mais um tempo”.

Depois de recebidos pelos porteiros, os pedidos de oração são entregues ao ancião, que apresenta as várias categorias dos pedidos à congregação a fim de serem lembrados na oração. No cartão que o porteiro entrega ao ancião consta o número de pedidos de cada tipo, mas este dado não é relatado à congregação.

Resultado: O fundamental para o sucesso da reunião é o papel do ancião que funciona como adivinho ou oráculo. E assim, o membro vai à casa de oração procurando iluminação sobre determinada decisão, e na hora da palavra o pregador, embora não conhecendo individualmente cada caso de dúvida do crente, dá uma palavra que ele julga ser a resposta à sua ansiedade e o crente retira-se com a convicção que expressa, ao demais, ‘o Senhor falou comigo nesta noite’.

Nada pode ser planejado. Tudo deve funcionar improvisadamente. A tal ponto que, os membros da CCB costumam se dirigir a crentes de outras igrejas, dizendo: “na CCB a nossa comida espiritual é quentinha. Sai na hora. Enquanto sua comida é amanhecida”.

Tal situação é decorrente da falsa interpretação de Mt.10:19-20: “não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque naquela hora vos será concedido o que haveis de falar; visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós”. Como disse um pregador: “possuir o Espírito Santo e não ter conhecimento bíblico, conduz ao fanatismo”. E é isso que acontece na CCB. A falta de conhecimento bíblico leva os crentes a buscar outras fontes de inspiração, como a adivinhação, condenada pela própria Bíblia em Dt.18:9-12, Jr.14:14, Ez.13:1-10. O Espírito Santo que inspirou a Bíblia (2Pe.1:20-21) também nos faria lembrar das palavras de Jesus (Jo.14:26, 15:26 e 16:26). Não seria horoscopia evangélica? Da mesma forma que as pessoas buscam direção através de horóscopos, os crentes da CCB buscam direção em ‘mensagens proféticas’ espúrias, dadas por homens que de antemão tomam conhecimento da situação do auditório para ‘profetizar’. “Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei. Visão falsa, adivinhação, vaidade e engano do seu íntimo é o que eles vos profetizam” (Jr.14:14). Tal convicção de que ‘o Senhor falou’ ou ‘o Senhor não falou’ é tão impressionante entre os crentes da CCB que obedecem com mais prontidão a palavra ‘profética’ do que a Bíblia (Jo.5:39-40; 2Tm.3:16-17).

 

  1. DADOS HISTÓRICOS

Em março de 1910 vem ao Brasil Luiz Francescon, naascido em 20 de março de 1866 em Cavasso Nueno – Província de Udine – Itália, dando início ao trabalho na cidade de Santo Antonio de Platina, Estado do Paraná. Em fins de junho do mesmo ano vem a São Paulo e, poucos dias depois, batiza 20 pessoas provenientes de igrejas como Presbiteriana, Batista, Metodista e um católico apena. Com isso se vê a tendência proselitista da igreja recém formada. Uma das práticas mais comuns dos crentes da CCB é visitar os novos crentes de outras igrejas. Qual o assunto logo de início nessa visita? O combate à forma de contribuição, o sistema do dízimo, inoculando na mente do crente recém convertido que terá de desembolsar 10% de seus ganhos para a igreja da qual se tornará futuramente membro e que na CCB não há tal exigência. Afirma mais, que tal contribuição irá para os bolsos do pastor, que não trabalha e vive como um parasita às custas da igreja.

 

  1. PECULIARIDADES PRÓPRIAS DA CCB
  2. Não tem mecanismos formais para comunicação, exceto uma circular bimensal que anuncia as datas e locais dos próximos batismos, não distribuem folhetos, revistas, jornais.
  3. Tem um único manual de procedimentos intitulado “Reuniões e Ensinamentos”, datado de 25, 26, 27 de março de 1948 e “Pontos de Doutrina e da Fé que uma Vez Foi Dada aos Santos” (VII edição).
  4. Nega possuir hierarquia.
  5. Não possui registros de membros.
  6. Não faz coleta pública nas reuniões.
  7. O membro da CCB vai ao templo em média três vezes por semana.
  8. A Ceia do Senhor é celebrada anualmente com um só pão, partido com a mão, e também um só cálice.
  9. Orações só de joelhos.
  10. Proibição taxativa de assistir cultos de outras igrejas.
  11. Batismo em nome de uma quaternidade e como sacramento.
  12. Ósculo ‘santo’ só é dado na despedida do culto ou em caso de viagem, sempre entre imãos e imãs entre si.
  13. Cerimônias de casamento não se realizam no templo. O crente da CCB deve também abster-se de participar de festas de casamentos de pessoas não pertencentes à CCB, sob a alegação de participar de coisas sacrificadas aos ídolos.
  14. Cerimônias fúnebres são proibidas nos templos.
  15. Proibidos os cultos de vigília de fim de ano.
  16. Pedidos de oração por estranhos só são atendidos se o Espírito Santo determinar.
  17. Uso imoderado de bebidas alcoolicas.
  18. Negação do cargo de pastor e respectivo salário.
  19. Negação do dízimo como contribuição cristã.
  20. Proibidos trabalhos de evangelização nas ruas, praças etc.
  21. Blasfêmia contra o Espírito Santo é a prática do adultério.
  22. Proibição de os próprios crentes fotografarem durante os cultos. Só permitido por estranhos.

 

  1. DÍZIMOS E OFERTAS

Segundo o ensino do “Manual de Procedimentos ou Pontos de Doutrina e da Fé…”, págs. 17 e 18, a lei dada por Deus a Moisés está dividida em três partes ou três leis: civil, moral e cerimonial. “A lei cerimonial com suas ordenanças foi cumprida…” como consequência o dízimo, como parte dessa lei cerimonial, foi abolido. Não mais pertence às exigências que devem ser atendidas pelos cristãos.

Refutação bíblica: Não há base bíblica para a divisão da lei em três partes. É apenas artificial tal divisão. A lei dada por Deus a Moisés é um todo, uma unidade (Gl.3:10-11). Essa lei findou na cruz (Cl.2:14-17). Entretanto, para as pessoas afeitas ao estudo da Bíblia, é fácil descobrir que o dízimo foi dado antes. O dízimo se prova dentro do Novo Testamento, ou melhor dizendo, dentro da nova aliança (Hb.8:6-13). Vejamos:

  1. a) O dízimo de Abraão é relatado em Gn.14:18-20 e repetido em Hb.7:4-6. É a primeira vez que aparece a palavra dízimo na Bíblia. A lei só foi dada 430 anos depois de Abraão (Gl.3:6-9). Não havia mandamento para o dízimo. O dízimo nasceu da espontaneidade de Abraão. Se nasceu da voluntariedade de Abraão, 430 anos antes da lei, certamente que o dízimo não é criação da lei. Um paralelo entre Abraão e o cristão, e Melquisedeque e Jesus, nos ajudam a entender melhor a questão do dízimo.

Abraão é chamado o pai da fé (Rm.4:16, Gl.3:7-9) logo, os cristãos de todo o mundo são filhos de Abraão.

Melquisedeque, por sua vez, é um tipo de Jesus Cristo (Hb.7:1-3). O sacerdócio de Cristo tem a ver com o sacerdócio de Melquisedeque (Hb.7:17-21) e é um sacerdócio eterno.

Logo, Abraão reconhece a superioridade de Melquisedeque e dá-lhe o dízimo de tudo (Gn.14:20). Melquisedeque não recusa. Aceita e dá sua bênção. Assim, o crente (filho de Abraão) recebe a bênção de Cristo (Melquisedeque). A lei já passou (Rm. 6:14, 10:4 e Ef.2:11-14).

  1. b) Uma segunda razão para o pagamento do dízimo está no parecer de Jesus em Mt.23:23. O Senhor Jesus ensina que o mais importante da lei – o juízo, a misericórdia e a fé – essas coisas devem ser praticadas, sem a omissão do dízimo da hortelã, endro e cominho. É certo que Jesus não era contra o dízimo, mas a favor dele. Alega-se que Jesus estava se dirigindo aos fariseus hipócritas e não aos discípulos. É verdade, mas perguntamos: qual o crente que pode dispensar a prática da justiça, da misericórdia e da fé? Pode existir cristão sem fé? (Hb.11:6, Rm.10:17, Ef.2:8-10).

Mas, se por um lado a CCB condena acremente o sistema de contribuição – o dízimo – e a coleta pública, estabelece vários tipos de contribuição que vão pesar mais do que o dízimo bíblico. Publicamente não se fazem coletas, de modo que a pessoa que lá adentra pela primeira vez tem a impresão de que na CCB não se fala em dinheiro. Funciona tudo como com as Testemunhas de Jeová, que fazem convites ao povo em geral e imprimem nos seus folhetos “não se faz coleta”. O certo é que já a fizeram de porta em porta, quando venderam suas revistas.

Assim, também na CCB há as seguintes ofertas:

  • OFERTA DA PIEDADE: é uma contribuição para os pobres da CCB.
  • OFERTA PARA COMPRA DE TERRENOS: aquisição de propriedades.
  • OFERTAS PARA FINS DE VIAGEM: destina-se ao custo das viagens dos anciãos.
  • OFERTA PARA CONSERVAÇÃO DE PRÉDIOS: trata-se de contribuição para reformas de prédios e afins.
  • OFERTA DE VOTOS: quando alguém testemunha o resultado de uma bênção recebida, dá a sua contribuição, como o católico quando faz promessa aos santos. Como se recolhem todas essas ofertas, se não são feitas publicamente? Tudo é colocado na mão do porteiro, logo na entrada da casa de oração, onde os envelopes indicam o destino que se deve dar ao dinheiro. É assim que, hipocritamente, fazem-se contribuições mais numerosas e mais pesadas do que o dízimo, mas de modo oculto para os de fora. O que é coleta? Coleta é o ato de coletar dízimos e ofertas (1Co.16:1-3). Deve ser feita de modo claro como se lê em Lc.21:1-3 e não às escondidas.

 

  1. BATISMO COMO SACRAMENTO E EM NOME DE UMA QUATERNIDADE

O Manual de Procedimentos (ou Pontos de Doutrina e Fé), já mencionado, pág.7, estabelece “este sacramento se exerce por imersão… em nome de Jesus Cristo… e de acordo ao Santo Mandamento: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Refutação bíblica: Em primeiro lugar, analisemos a declaração de que o batismo é um sacramento. Pergunta-se, o que significa a palavra sacramento? Entende-se sacramento como um sinal exterior que concede a graça de Deus à alma. Atribui-se-lhe um valor “ex opere operato” ou por natureza, como atos de magia infalível. A palavra ‘sacramento’ não é bíblica.

A Bíblia só se refere a ordenanças de Jesus, aliás, duas, sendo uma delas o batismo e a segunda a Ceia do Senhor. São ordenanças simbólicas, sem qualquer poder sobrenatural de comunicar qualquer graça especial (At.2:41-42 e 8:37, Rm.6:3-4, 1Co.11:23-26. O batismo não muda a natureza do pecador. Quem regenera é o Espírito Santo, quando a pessoa se arrepende dos pecados e crê em Jesus (Tg.3:5-7, 1Pe.1:18-19). Ainda mais, o batismo não lava o pecado, mas sim o sangue de Cristo (1Jo.1:7), Ap.1:5 e 5:9-10). A salvação é pela fé (Mac. 16:15-16, Jo.3:16, At.16:30-31). Segundo lugar, a fórmula batismal “em nome de Jesus Cristo e de acordo com o santo mandamento, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, traz em seu bojo duas fórmulas: uma, “em nome de Jesus Cristo” e outra “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. A fórmula adotada pela CCB é uma fórmula quaternária, onde aparece “Jesus Cristo” e “o Filho”, que se trata da mesma pessoa, mas repetida duas vezes. Em At.2:38 não se está referindo à fórmula batismal, mas Pedro está citando que a ordem que ele dava para os novos crentes se batizarem tinha partido de Jesus, na hora da sua despedida em retorno ao Pai (At.1:7-9). Como podia Pedro, dez dias depois da ordem de Jesus em Mt.28:19, agir de modo tão diferente, alterando a fórmula batismal? Entende-se, pois, que a fórmula batismal é a de Mt.28:19, mas a autoridade para realizar-se o batismo, dentro dessa fórmula, partiu de Jesus (At.2:38).

Qual a razão por que a CCB não tem registro de membros?

Porque seria impossível tê-lo regularmente. Imagine-se uma pessoa convidada para participar de um culto de batismo, que entra pela primeira vez num templo da CCB, ignorando por completo o Evangelho, e ainda preso aos seus vícios e mazelas. Naquela noite, ‘se o Senhor mandar’, esta pessoa entra nas águas batismais, não sabendo o que está fazendo, e como não entendeu o passo que deu, nunca mais volta, como alguém que tivesse tomado um banho numa piscina.

E por que isso? Por causa da crença de que o batismo é um sacramento, o que significa que tem efeito salvífico, nos mesmos moldes da Igreja Católica, que afirma ‘o batismo faz o cristão’, levando crianças recém-nascidas à pia batismal, dado que se morrer sem o batismo irá para o limbo, morrendo como pagã. A CCB adota o mesmo ensino da Igreja Católica, de ser o batismo necessário para a salvação, interpretando Jo.3:3-5 “nascer da água” como sendo o batismo nas águas. A palavra ‘água’ de Jo.3:5 é simbolicamente comparada à Palavra de Deus (Ef. 5:26, Tg.1:18 1Pe.1:23). O ladrão da cruz salvou-se sem o batismo (Lc.23:43).

 

  1. O CARGO DE PASTOR E O SEU SUSTENTO

Os membros da CCB costumam desafiar os crentes de outras igrejas evangélicas, afirmando com empáfia: “na minha igreja não há pastor, o nosso único pastor é Jesus Cristo. Os pastores são usurpadores”.

Refutação bíblica: O que tem a Bíblia a dizer a respeito do cargo de pastor? O que tem a dizer sobre o assunto pastoral? Em primeiro lugar, não podemos deixar de reconhecer o Senhor Jesus como o SUMO PASTOR (1Pe.5:4). Ora, se há o Sumo Pastor, há também os subpastores, ou apenas pastores. E estes foram indicados pelo próprio Jesus, ao dirigir-se a Pedro ordenando-lhe “apascenta os meus cordeiros” e “apascenta as minhas ovelhas”. Usou Jesus uma vez a primeira sentença e duas vezes a segunda (Jo.21:15-17). Quem apascenta, porventura, não é o pastor? Aliás, Paulo afirma que o próprio Jesus ordenou tal ministério em Ef.4:11-12.

Não deixamos de reconhecer que há duas classes de pastores. Os pastores honestos (Jr.3:15) e os pastores mercenários (Ez.34:4-6). Mas, porque existe o pastor mercenário, desprezar-se-á o bom pastor, o pastor correto? Certamente que não. É preciso saber distinguir entre um e outro. Hb.13:7-17 recomenda obediência aos pastores honestos, porque estes velam pelas almas daqueles a quem apascentam e hão de dar conta delas ao Sumo Pastor.

Por outro lado, a Bíblia ensina que o obreiro é digno do seu salário (1Tm.5:18, 1Co.9:4-14). Paulo ainda recomenda que o obreiro não se envolva com negócios estranhos ao seu ministério pastoral (2Tm.2:4). O mesmo decidiu a novel Igreja de Jerusalém (At.6:4). O mesmo pode ser dito do ministério público de Jesus (Mc.1:18, Jo.12:6 e 13:29). Paulo mesmo não recusou o seu sustento (2Co.11:8, Gl.6:6). Viver do Evangelho em 1Co.9:14 significa tirar o seu sustento do ministério que exerce como pastor.

 

  1. ORAÇÃO SOMENTE DE JOELHOS

Como atender ao conselho de Paulo em 1Ts.5:17 “orai sem cessar”? Se a oração deve ser necessariamente de joelhos, ter-se-ia que passar o dia de joelhos! Dizem os membros da CCb que somos fariseus porque oramos de pé.

Refutação bíblica: É verdade que o texto de Lc.18:11 declara que o fariseu, estando em pé, orava e sua oração não foi ouvida. Mas o v.13 declara que o publicano achava-se em pé também, e sua oração foi ouvida, v.14. Logo, não foi a posição do corpo que influiu na resposta à oração, mas a situação do coração (Is.1:15-16, 59:1-2).

A Bíblia aponta várias posições para oração:

  1. a) Oração com olhos abertos e em pé (Gn.18:22, Jo.11:41-42);
  2. b) Oração estando sentados (At.2:1-4);
  3. c) Oração de cócoras (1Rs.18:42);
  4. d) Oração no ventre do peixe (Jn.2:1-3);
  5. e) Oração deitado na cama (Is.38:2-3).

Assim, não há posição exata para a oração. Podemos orar sempre e em todo lugar (Ef.6:18, 1Ts.5:17, 1Tm.2:8).

 

  1. O USO DO BEIJO COMO ÓSCULO SANTO

O Manual de Procedimentos (ou Pontos de Doutrina e Fé…) pág.7, estabelece “o ósculo santo deve ser dado de coração, na despedida do serviço ou em caso de viagem, todavia sempre entre irmãos ou entre irmãs de per si”.

Refutação Bíblica: Com tal saudação, pensam os membros da CCB possuir mais amor do que outras igrejas que se cumprimentam com uma saudação diferente, “a paz do Senhor”, “graça e paz”, ou simplesmente “boa noite” ou “bom dia” etc. Afirmam, porém, que o ósculo (o beijo) deve se dado entre imãos e irmãs de persi, o que significa que homem beija homem e mulher beija mulher. E, se perguntarmos, por que essa distinção? A resposta é óbvia, por causa da malícia. Logo, admitimos que ósculo ou beijo pode ser, mas não ósculo ou beijo santo. Se fosse realmente santo, não poderia haver distinção de sexo. Paulo declara em Gl.3:27-28 “porque todos quantos fostes batizados em Cristo, já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu, nem grego; não há servo, nem livre; não há macho nem fêmea…” Se somos um em Cristo e se não há diferença de sexo – “nem macho nem fêmea” – então o ósculo ou beijo para ser santo deveria ser liberado entre irmãos de ambos os sexos, indistintamente. Mas, o que ocorre? Os homens beijam os homens e as mulheres beijam as mulheres. Ademais, embora o beijo seja o símbolo do amor, pode servir para encobrir a maldade do coração. O exemplo temos em 2Sm.20:9-10 e Lc.22:47. Por isso, o escritor em Hb.13:1 admoesta: “permaneça o amor fraternal”. Pode existir o amor fraternal? A resposta sempre será sim. Entre possuir o ósculo sem o amor fraternal, e o amor fraternal sem o ósculo, é preferível ficar com o amor fraternal sem o ósculo. De modo que, na CCB, existe sim o ósculo, mas não o ósculo santo como lá se apregoa.

 

  1. PREGAÇÃO DO EVANGELHO NAS RUAS

Os membros da CCB não admitem o método bíblico do evangelismo ao ar livre, isto é, em ruas e praças ou outros logradouros públicos. Frequentemente citam Mt.6:6, afirmando que vamos a tais locais a fim de sermos vistos pelos homens, agindo como fariseus para serem vistos pelos homens (Mt.6:5).

Refutação bíblica: Não vamos aos logradouros públicos para sermos vistos pelos homens, mas para pregar o evangelho de Jesus Cristo a toda criatura (Mc.16:15-16). O ensino de Jesus relativo à pregação é bem claro:

  1. a) Mandou sair pelas ruas e vielas, a fim de buscar os sedentos e famintos (Lc.14:21-23), tendo o mesmo Jesus pregado o sermão de Mt.5 a 7, conhecido como O Sermão do Monte, em tal local;
  2. b) Enfatizou Jesus o método de pregar pelas ruas (Mt.8:1, Mc. 1:15-20, Lc.13:26);
  3. c) Paulo pregava nas praças e lugares públicos (At.16:13 e 17:17) ;
  4. d) Várias pessoas se converteram por pregações fora dos templos (Mt.4:18-22 e 9:9, At.16:13-15 e 17:34).
  5. e) Salomão recomendou gritar nas praças (Pv.1:20-21).

Agora, o que é condenável por parte dos membros da CCB, é que enquanto declaram não ser correto dar pérolas aos cães, assim considerados os descrentes, depois que os descrentes se convertem pela pregação ao ar livre, os membros da CCB correm para suas casas, quando os conhecem, no propósito de levá-los para a Congregação. É fácil pescar em ‘áquário alheio’. Jesus condenou tal proselitismo (Mt.23:15).

 

  1. O USO DO VÉU PELAS MULHERES

Diz o Manual de Procedimentos (ou Pontos de Doutrina e Fé…) pág.16, “sempre que a mulher orar ou profetizar deve estar com a cabeça coberta”.

Refutação bíblica: Assim, as mulheres da CCB usam dois véus: o natural, que é o cabelo (1Co.11:15) e o véu artificial, um pedaço de pano posto na cabeça. O véu bíblico, porém, não cobria só a cabeça, mas quase todo o rosto feminino. Basta ler Gn.38:14-15. Quando Maria, irmã de Lázaro, ungiu a Jesus, isto é, seus pés e depois os enxugou, não o fez com o véu da cabeça, mas com seus cabelos (Jo.12:1-3). Pedro recomendou às irmãs que deviam cobrir, não a cabeça: “mas o homem encoberto no coração; no trajo incorruptível de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” (1Pe.3:3-4). E Paulo declara: “…o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, alguma delas se converte ao Senhor, o véu lhe é tirado” (2Co.3:15-16).

 

  1. O USO IMODERADO DE BEBIDA ALCÓOLICA

O que não se lê no  Manual de Procedimentos (ou Pontos de Doutrina e Fé…) é algo sobre o uso imoderado da bebida alcoolica de todo o tipo: vinho, cerveja, chope ou caninha. E os membros da CCB são tão desregrados nesse particular, que já se tornaram conhecidos no Paraná como membros da ‘congregação cristã do barril’. Isto pelos descrentes, escandalizados com as atitudes incoerentes dessa igreja (Mt.18:8). Pode parecer cômico, mas é uma realidade. Enquanto falam dos demais crentes como ‘estarem à beira do caminho da salvação’, e eles estarem ‘no caminho da salvação’; enquanto nos chamam pejorativamente como ‘primos’ e não irmãos, por não sermos da sua grei – que é o único caminho – pouco se importam com o vexame dos seus escândalos frequentes, mormente nas festinhas de casamento ou em outras reuniões sociais. Não querem profanar a sua casa de oração, mas profanam o templo de Deus, que é o seu corpo (1Co.6:19-20). O uso da bebida alcóolica em demasia leva à embriaguez e a embriaguez ao vício, e os viciados estão excluídos do reino de Deus (1Co.6:9-11). Com isso o nome de Cristo é blasfemado (Pv.20:1, 23:20-21, 23:29-35 e 31:4-5,  Is.5:11 e 28:7, Mt.18:7, Gl.5:21 e Ef.5:18).

Como dar ouvidos a uma organização religiosa que baseia seus ensinos em doutrinas de homens (Mt.15:7-9), tirando e diminuindo da Bíblia (Ap.22:18-19) e se desvia das verdades puras do evangelho (Gl.1:8-9).

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

PEDIDOS DE ORAÇÃO POR

ENFERMIDADES(S)           

TRIBULAÇÃO(ÕES)            

CAUSA(S)                             

VIAGEM(S)                          

ACIDENTADO(S)                

FAMÍLIA(S)                          

TESTEMUNHADO(S)         

DATA _____/_____/_____

Autor: Pr. Natanael Rinaldi

    Imprimir       Email

300 Comentários

  1. jose disse:

    esta igreja tem 2 ou 3 ricos(usurpadores), que dominam toda pobretaiada… “todo pobre tem introjetado em si um rico”. pergunto:
    “é pobre porque é crente ou é crente porque é pobre?”

    • eliana disse:

      Estava passando por momentos difíceis .estava separada do meu esposo e família.
      e fui visitar uma igreja ccb nunca tinha ido nesta igreja .

      TA PRA SUA CASA ENQUANTO É TEMPO! !!!
      e até hoje Deus fala o que eu estiver pensando . Não preciso falar com ninguém e nem ora gritando ..
      ja fui de outros igrejas também e confesso prós irmãos Deus me respondeu em todas da mesma forma .

      • Geremias disse:

        Você está enganado, Caro Pastor eu respeito os pastores ,porque maioria são homens de Deus, sempre visito outras igrejas, estou na CCB desde 1976, procure se informar, antes de produzir isso , já fizemos culto na assembléia de Deus , quadrangular etc , nos oramos se Deus fazer sentir nos vamos , a maioria de suas declarações estão equivocadas , Deus abençoe, esse você é pastor , então é ungido de Deus , estarei orando por você, para que Deus te ajude na tua missão de pstoriar as ovelhas de Deus

    • Marlene disse:

      Tenho amigos/amigas da CCB. Muitas têm vontade de usar brincos/colar e usar maquiagem e morrem com essa vontade. Algumas só usam brincos bem pequenos ( kkkkk).Ah, tem umas que usam batom bem fraquinho!!!!! Quanta hipocrisia!!! Que Deus é esse minha gente???
      Vivem dando risadas das igrejas que têm pastores!!! Usam véu para quê??? Não vão ao cinema/teatro por dizerem que é pecado, mas vivem falando mal dos outros!!!! Casam-se muito cedoporque são sedentas/sedentos por sexo! Não têm autodomínio!!!!
      Graças a Deus que não pertenço a essa igreja, ou melhor, seita!
      São proibidos de visitar outras igrejas!!! Gente, isso da Idade da Pedra Lascada.
      Que Deus tenha misericordia de todos porque são fanáticos e apedeutas!

      • anonimo disse:

        que deus tenha piedade de vc e do autor do site pois tudo o que esta escrito nesse site e pura mentira e hipocrisia, acredite se quiser esse e o verdadeiro caminho.

        • Poliana disse:

          Concordo com Você.

          • Karina disse:

            Concordo,são todos cegos.
            Não querem enchegar a verdade, porque no caminho que estão é mais fácil.

          • Bruno Sbelutti disse:

            caro ir.,não entendi a causa da tua preocupação! vc. pertence a Iepaz,mas a CCB te preocupas!!! não deverias comentar de coisas que te faltam certezas.Faça bem oque faz,só assim o SENHOR se agradará de ti. Um dia quem sabe vc, será convidado por DEUS para nos vizitar!

          • rafaela disse:

            Concordo contigo

        • Alexandre disse:

          Jesus disse
          João 14:6
          Eu Sou o caminho a verdade e a vida.
          Não congregação cristã.

          • Alessandro disse:

            Kkkkkkkk boa.

          • kauander disse:

            Verdade, pena que essas igrejas não segue isso, a congregação crista não salva, mas oque salva é a doutrina que o senhor Jesus nos deixou, agora te pergunto ? as outras segue a doutrina que o senhor nos deixou ? R. não, porque só querem seu dinheiro.

          • Márcio Luiz disse:

            De acordo…

          • ANA CLAUDIA DE ARAUJO PEREIRA disse:

            Verdade não é placa de igreja que vai levar agente para céu

          • Wilson disse:

            Voce tem razâo
            Jesus é o caminho a verdade e a vida.
            Ele nâo disse congregação, isso e obvio mesmo porque não existia a CCB naquela época.
            Mas Jesus veio nos trazer a Graça,
            então procure saber o que é a Graça e onde ela esta hoje?
            Quanto ao autor desse texto, apesar de ser um letrado( conhece a letra e nâo a revelação do Espirito Santo de Deus) isso me mostra o qual pouco ele sabe sobre as escrituras e sobre a CCB.

          • joselias disse:

            vc fala pela carne nao se trata de nome mas de obediecia 16 aos romanos
            E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
            Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas
            Romanos 16:17,18

          • Orlando disse:

            Com certeza amigo

          • Jamylla disse:

            Quanta mentira! Em um só post
            Conheço diversas irmãs, da CCB nunca ouvir nem falar sobre essa tal liberação de bebidas alcoólicas,
            Isso, é mentira!
            Outra dizer que não ler a bíblia lá fazem adivinhações a palavra e tirada na frente de todos os irmãos depois da oração, ou seja é a que o senhor mandar. Não tem essa de texto reprodutivo em casa.
            Não pertenço, a Ccb mais acho muito lindo os hinos, a reverência de todos na presença do senhor Jesus.
            E que Deus abençoe a cada um .

        • fran disse:

          o caminho a verdade e a vida é Jesus Cristo apenas Ele… acorda nasci e cresci na ccb e afirmo que existe muitos fieis sinceros mas manipulados por lideres que podem ser muitas coisas menos servos de DEus

          • Edinei Andrade disse:

            Se o coração do fiel é puro e sincero,sua fé em Deus então é verdadeira. Se algum homem desagrada a Deus,não devemos olhar pelas suas obras más,e sim pelos mandamentos de Cristo,porque homem não tem julgamento,perdão e salvação para nos dar.

        • valdenia disse:

          Concordo .

        • marlucia disse:

          O verdadeiro caminho não e placa de igreja.É o senhor Jesus que ao morrer na Cruz .passamos a viver debaixo da graça. Essa graça se chama jesus Cristo!!!!

        • kah disse:

          Vdd mentem com a maior cara de pau,no mínimo é um pecador q fez esse site.palhaçada

        • Yasmin Verginia disse:

          Verdade!

        • Anonimo disse:

          Posso ver claramente o quanto hipocrita é este site. Certamente, Claro! Criado por outra igreja q inveja a congregação. Moça apenas tenho pena de vc. Se eu fosse vc pedia perdão a DEUS com o rosto ao pó da terra. Vc mesmo se condenou.

          • Vanicleide disse:

            O serhor Jesus disse
            Eu sou o caminho a vdd e a vida .
            Ele não disse CCB
            Mais é na CCB que encontramos a doutrina deixada por Jesus Cristo

        • Aline disse:

          hoje e primeira vez que estou vendo isto
          só poso dizer uma coisa vamos orar muito pelas estas pessoas que se vota contra a palavra de Deus .

        • Paulo disse:

          Fui nesta Igreja e é diferente de tudo q já vi e ouvi recebi revelações guardadas a sete chaves e fatos que dei rizada pois achava imposscivil de acontecer e tudo se realizou por diversas vezes em fatos diferentes sem que ninguêm solbece, até que parei de dizer que era coincidência para mim mesmo (Deus falou comigo la) e nunca outra igreja falou verdadeiramente comigo como Deus falou na CCB!

        • samuel disse:

          eu sou da ccb e vou no teatro cinema isso não e errado e a metade do q vcs escreveram estão errados, pq igreja nenhuma proibi vc de frequenta outras igreja ou beber ou usa brinco ou qualquer coisa, simplesmente q vai na ccb procura leva a seria a igreja e respeita as doutrina pq escolheu caminha neste caminho e acredita q ali a salvação , eu escolhir esta igreja e respeito todas as doutrina pq escolhir caminhar nela e vou honra pq fazer coisa errada estaria desreitando deus como qualquer pessoas ir qualquer igreja ira respeita os costume ou doutrina

        • ricardo disse:

          Sou da CCB ….mas o verdadeiro caminho é JESUS CRISTO e nõao a denominação.

          • Elizabete sousa disse:

            Família do meu marido todos são da igreja CCB, bebem horrores em toda comemoração acham certo beber , não podem ver um motivo de festeja que já estão bebendo , falam da vida dos outros horrores , uma vez uma tia dele falou em línguas mais pensar numa coisa assustadora, já fui em outras igreja já vi Deus usar pessoas , mais o jeito dela manifesta foi muito estranho !

        • Bia disse:

          Que verdadeiro caminho? O da igreja? O único caminho para salvação é Jesus, ninguém vem ao Pai se não for por Ele. Essa igreja não é caminho pra lugar algum, uma baita seita com fanáticos, ideologias loucas.

        • Fernanda disse:

          Verdade. Nunca vi tanta mentira escrita num unico texto. Também nunca vi crente ter mais reverência a Deus do que a CCB.

        • Walter disse:

          Nunca ! Esse sistema religioso e na verdade os fariseus atuais ! Pode crer, são : sectário , arrogantes , combatem sem conhecimento de causa , acham que são a única bolacha do pacote , NÃO conhecem NADA da Bíblia , eu poderia afirmar muito mais coisas , pois conheço um ancião e suas afirmações a 30 anos , são povo pobre espiritualmente , por falta de conhecimento Bíblico , falta ensino , interpretam errado para justificar suas afirmações Bíblicas , poderia citar coisas por horas . Diz A Palavra : Errais por não conhecerem as escrituras ! Etc.

        • rafaela disse:

          Aposto que esse autor foi lá dentro e fez uma análise,ou é um irmão que saiu da igreja e se revoltou.
          Procura alguma coisa pra fazer e para de condenar outras denominações.

        • Sandra disse:

          Concordo.esse é o caminho e não à outro

        • Isa disse:

          Kkkkkkkkk esse é o verdadeiro caminho, prove isso… o povo da ccb sao doentes tudo é pecado, tudo é o diabo, eles sao santos..

          • Naty disse:

            Ola sou uma jovem casada Ou melhor sedenta por sexo como uns descreveram acima em seus comentários Pq hj em dia uma pessoa que se casa cedo e sedenta por sexo mais quem engravida tem filhos deixa prós pais criar não há problema nenhum ,porém quero dizer que pertenço a CCB sim e não acho que e a única que salva com muito dizem e acredito que vc tem que pertencer a aquilo que te faz bem que tem a vê com vc bom eu não queria está em um lugar em qui teria que dá metade do meu salário pq nem tenho tanto assim mais gosto muito de ajudar com aquilo que eu posso dá que eu tenho condições outro ponto que alguns aponta e que somos conhecido como congregação do barril por usar álcool só se existia em anos atrás pq eu nunca vi um servo de Deus de vdd entrando em bar em casamento nunca a gente e até aconselhado a n fazer isso acho que quem fez esse artigo n estudou muito sobre o assunto n está muito equivocado ao dizer que chamamos as outra pessoa das outras igrejas de primos pra me são pessoas irmãos pq somos irmão de Jesus filhos de Deus então n sei o pq dessa escrita equivocada algo certo sim a gente designava as pessoas que não era pertences da igreja de criatura mais isso queria dizer são criações de Jesus e hj em dia n se usa mais isso e sim testemunhados olha e ninguém e obrigado a nada vc faz oq achar que deve fazer vc quer usar batom usa vc acha que Deus n se encomoda ok problema e seu a doutrina tá lá vc n e obrigado a frequantar e se quiser se sentir se n fica a onde está se acha melhor agora se não conhece se frenquentou e ou não achou legar fica em paz com vc mesmo fica na sua igreja faz oq acha melhor mais n fica dizendo oq não sabe por aí já fui de outras igrejas e não me sentir confortável como me sinto lá nao me sinto nem a melhor nem a pior me sinto igual a todos a única diferença de muitos que nos erramos porém sempre tentamos melhorar

          • Naty disse:

            Eu disse jesus a cima mais e Deus criados por Deus não jesus certo Deus abençoe a as pessoas que ler os comentários fld mal o artigo sugiro que n desanima e não fala eu que n quero conhecer vai visita e vê se sentir bem continua se n fica em paz onde está vc elivre Deus deu o livre árbitro
            Deus abençoe sempre

        • Fernanda costa coelho disse:

          Muito bem está certo…a ccb ñ é tudo isso q falam ñ é muitas vezes a palavra de Deus se cumpriu na minha vida…Deus abençoe a todos

        • Silmara disse:

          Posso confirmar infelizmente é tudo verdade. Nasci nessa seita, graças a Deus estou liberta. Frequentei até meus 21 anos. Pura lavagem cerebral, parece que Deus tirou o véu que cobria meus olhos.

        • Ruth gabryella disse:

          Exatamente meu irmão, Sou da CCB, e só sei de uma coisa, esse é o caminho certo!

        • Adalberto disse:

          Sim irmão, essa é a doutrina mais correta mas o
          verdadeiro caminho é Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

      • Samuel disse:

        Voce precisa se converter

        • Jean disse:

          A CCB fala que nao podemos estudar a palavra para pregar, mas oq Paulo fala em 2 TM 2.15?
          Fala que os cultos são apenas nas igrejas e não nas ruas, mas Paulo pregou na beira de um rio AT 16.13
          E Jesus nas ruas . Lucas 13.36. Eu ate hoje nao vi um crente da CCB que expresse a Biblia com clareza na humildade e sabendo expor os assuntos como Paulo pede a Timóteo.

          • Angela disse:

            Vc é um chucro, conheça algo e depois fale com firmeza, quem disse não poder estudar as escrituras?

          • rubens disse:

            paulo tambem diz no livro de aos corintios que e proibida que a mulher fale interprete ou pregue dentro das igrejas,tambem diz que as mulheres devem usar um veu sobre a cabeca em sinal de podeio aos anjos,porque a mulher que ora ou profetisa de cabeca descoberta desonra sua propia cabeca..vamos interpretar com calma o que diz a bliblia..nao vos apressais em fazer jugamento de doutrinas sejam elas quais forem se o foco e jesus cristo

      • adriana disse:

        Nao te conheço ,mas posso te dizer que. A congregação não proibe nada disse q vc disse ,e uma visão distorcida q vc tem!! O que as vezes acontece que algumas pessoas não se dentem bem com batom vermelho ou brincos grandes !!! Quanto ao véu e biblico esta em aos corintios 12 que o veu e para orar e profetizar!! Onde oramos e profetizamos??? Na igreja vc devia ler a biblia !!

        • José disse:

          Irmã na realidade sobre o véu está escrito em 1 Coríntios 11 e não 12, a bíblia fala no versículo 15 que a mulher ter cabelo crescido é honrroso porque o cabelo já foi dado em lugar de véu.

          • Raita disse:

            O cabelo foi deixado, tempo passado. Mas no presente que ponha o véu! Uma ordem! Sabemos que na língua original a melhor tradução seria mantilha ou cobertura no verso 15. Pois a palavra véu mencionada antes não é a mesma mencionada no verso 15. O cabelo foi deixado como cobertura. Para vivermos na sociedade não precisaríamos mas andar com véu pela rua. Pois o cabelo já serviria como cobertura. Mas para orar e profetizar que ponha o véu! Num culto de adoração ao Criador… o homem é a gloria de Deus e a mulher é a Glória do homem e porventura a mulher ficaria sem glória? O cabelo é a glória da mulher. Portanto quando ela se cobre com véu, ela cobre a sua Glória e a glória do homem que é ela. Deus não divide sua Glória com ninguém. Por isso é poder diante dos anjos.

          • Sislene Rodrigues disse:

            Há situações fora do templo em que a mulher cristã se depara com situação de prestar socorro a uma alma, ela não vai ajoelhar-se na rua, tampouco usar o véu ali, mas por estar com seus cabelos inteiros e sua vida espiritual em dia, Deus acha espaço para operar através dela.

          • Valéria disse:

            Vou te dar um conselho. Num mexe cm Deus naum q vc pode terminar mto mal. O cabelo eh sim usado como veu mas em situações extremas em q precisar orar e vc naum estiver em posse do veu. E ele tbm naum eh usado em lugares públicos pois existem pessoas como vc q ousam blasfemar contra os ensinamentos.

          • Jean disse:

            Curioso como vcs usam a questão do veu e sempre deturpam até o sentido ortográfico e pontuação de texto. Por isso existem tantas heresias.

            O cabelo foi dado em lugar de véu. Que era usado por quem pecava. Vamos estudar a Biblia, apesar que a CCB nao tem tal costumes.

        • fran disse:

          a questao e muito alem de baton e brincos o que esta contatando é uma eternidade é salvaçao…se liberte dessa seita

        • geni disse:

          Irmã proíbe sim, tinha uma vizinha que entregou o meu presente de casamento no portão porque Deus disse a ela que não poderia entrar no meu lar….minha prima da CCB tbm foi da mesma forma, fui levar o convite do meu casamento ela disse na minha cara q não poderia ir porque eu era de outra dominação e a igreja dela não permitia….muita falta de comunhão…e o pior vivem bebendo a torta e a direita e querem ser santos….fala sério!

          • Valéria disse:

            Vc esta muito enganada na doutrina da CCB naum se permite nenhum vicio. Seja ele beber fumar jogos se tem alguem q vc conhece q bebe eh pq ele não e um cristão fiel aos preceitos de Deus mas não cabe nem mesmos aos anciãos da igreja julgar eles pois qm vai fazer isso eh Deus no dia do julgamento final dia esse em q ele vai lembrar bem de suas palavras. .

          • DIRCEU disse:

            que nosso senhor e salvador Jesus tenha piedade de vc cara amiga…
            quem sabe um dia vc tenha entendimento para não falar tantas palavras sem fundamento…
            DEUS A ABENÇOE…SEMPRE.

          • Cada um faz de sua vida oque quer se eu vejo que aquele lugar não é para mim esta eu não vou não é porque sou proibida pelos irmãos mas sim porque eu sinto que aquele lugar não vai me agregar a nada ser eu quero esta em comunhão com o senhor Jesus eu tenho que saber que tem lugarem que não devemos estar se agente ver um irmão bebendo devemos ora por eles e não julgar mas sim tem muita gente que preferem ficar culpando as pessoas pelos nossos próprios erros em todas as igrejas vai ter pessoas que vão erra que vão pecar mas é entre ela e Deus porque no fim todos joelhos se dobraram diante da face de Deus e todos serão julgados então fazem a parte de vcs estão julgado os erros da ccb estão preocupados com isso vcs ?deveriam esta em busca da salvação e não dos erros dos irmãos porque no fim nem um deles vai da a salivação das nossas almas a ñ ser o nosso senhor e Salvador

        • ANA CLAUDIA DE ARAUJO PEREIRA disse:

          Não precisa usar véu para Deus falar com agente e nem orar só de joelhos Deus já ouviu muito minhas orações e já falou muito comigo e eu não precisei de veu e nem estar de joelhos ..

      • Valmir Reis disse:

        Prezado amigo, você deveria ir em uma igreja da congregação ou outra denominação qualquer, e verás que suas palavras são ofensivas, não somos uma seita, e também não proibimos ninguém de frequentar outras denominações, simplesmente vamos onde nos sentimos bem e na presença de Deus. Se você não tem capacidade de frequentar uma igreja que fale sobre a palavra de Deus, então feche sua boca. O Deus que servimos a qualquer momento pode mostrar pra você o verdadeiro poder dele, dependente de denominação.
        Mais uma coisa arcaicos são seus pais que não souberam de levar a uma igreja.

        • Michelly disse:

          Concordo

        • Elisete disse:

          Sou da CCB, até onde sei e me falam… não posso ir em outras igrejas e nem por visita.

          • Grazi disse:

            Pode sim, não há nada que proíba isso.

          • Rafael disse:

            Filha sinto lhe informar mas você me parece não conhecer a Congregação como está falando, nunca falaram a ninguém que não poderia ir em outras igrejas, acho bom você conhecer verdadeiramente antes de falar! você como uma membro que se diz ser da CCB realmente, não tinha que ajudar a vim difamar não, se não está de acordo a porta é a serventia da casa, ninguém te abrigou a ir e estar lá , se está é por livre e espontânea vontade…. Passe bem e reveja seus conceitos

          • Bruna luana disse:

            Nois vamos por livre é espontânea vontade

          • Anonimo disse:

            Nós da congregação cristã temos livre arbítrio o senhor não proíbe nada só não devemos corromper nosso coração sou dessa igreja e não faço acepção de outra doutrina e nem de pessoas acho que cada deve ir onde se sente bem esse.site fala coisas que não é verdade ou sela vcs estão julgando por si mesmos

      • ANONIMA disse:

        Vou orar por você e por sua família ! para que Deus tenha piedade de você , e te perdoe . Saiba que toda nossa doutrina esta ligada a bíblia , a única BURRA E HIPÓCRITA AQUI É VOCÊ MEU AMOR ! Continue pensando assim que você vai longe , longe , beeeeeeem longe , sabe pra onde ? Lá pro quinto do inferno ! E essas suas amigas que tem vontade de usar porcarias pode ter certeza que não são convertidas . Temos autodominio sim senhora. Mas a unica diferença é que temos alguém que você NUNCA VAI TER , QUE É OS CONSELHOS DE DEUS ! EU ESTOU AQUI RINDO DO SEU COMENTÁRIO E PEDINDO PRA DEUS TER MISERICÓRDIA DE VOCÊ !

      • F.Silva disse:

        e então do que adiantaria o individuo dizer que eh crente…dizer que serve a Deus e anda feito Jezabel???não somos luz do mundo e sal da terra???e se o sal for insípido???com que se ha de salgar??para nada mais presta senão para ser jogada fora….Cristo nos mostra como as mulheres devem se adornar…se nos convertemos na vdd…então pq andaremos como gentius???

      • Emerson azevedo disse:

        O irmã Marlene”””
        A unica coisa que vc fez ai foi falar mau da igreja.
        Falando que falamos di outros kkk
        Se não fosse cômico seria engraçada. kkk
        Deus tenha misericórdia da tua alma.

      • Valéria disse:

        Q Deus tenha pena de vc q não sabe a asneira que está falandoo

      • Nice disse:

        Você não sabe oque fala…se suas amigas tem vontade de usar isso ou aquilo não usa pq não quer, a igreja não proibe não! isso é mentira…muitas pessoas nao usam pq nem sente mais vontade de usar, isso é com vc e Deus…conheça essa graça e vc vai ver que nao é nada disso…na verdade tem muitas pessoas que parecer uma arvore de natal e vai para igreja e por si só deixa de usar nao porque alguem falou ou mandou…não, foi por ela mesma, quando vc vai congregando vc vai vendo que vc nao precisa ser toda maquida cheia de joias para ficar bela…isso é vaidade da carne…a alma não precisa disso…e sim da palavra.

      • andreza disse:

        samos baseados no novo testamento, é so voce ler e voce ira entender pq nos nao fazemos a vontade da carne como voces, mais sim a vontade de Deus

      • Anonymos disse:

        O dono desse site kkkk só deve ter muiita inveja da ccb kkk faço e rir da cara de satãnas kkk esse n é o primeiro q fala mal da congregação.

      • Julinha disse:

        Cada da conta de seus atos e palavras diante de Deus. Somos um povo livre!!

      • karen cristina disse:

        paulo tambem diz no livro de aos corintios que e proibida que a mulher fale interprete ou pregue dentro das igrejas,tambem diz que as mulheres devem usar um veu sobre a cabeca em sinal de podeio aos anjos,porque a mulher que ora ou profetisa de cabeca descoberta desonra sua propia cabeca..vamos interpretar com calma o que diz a bliblia..nao vos apressais em fazer jugamento de doutrinas sejam elas quais forem se o foco e jesus cristo

      • Jeferson disse:

        Vamos orar, estou estudando sobre essa igreja (ccb). Vamos pregar a verdade pra essas pessoas q são doutrinadas com heresias, estou dentro da igreja ccb pra falar a verdade as q não sabem, estou la so observando seus ensinos, Ou prega o q esta na bíblia, e o q Deus mandou, Ou vai ter que ouvir a verdade.

      • Raquel disse:

        Só para te dizer, eu sou da CCB, não julgue uma denominação inteira por causa de algumas pessoas. Homens são falhos, em todo lugar onde tu fores haverá falsidade, haverá hipocrisia. Quem é santo nesse mundo? Ninguém, não é? E não, nem todas casam-se cedo, há tantas moças com mais de 20 ou 30 anos que nunca nem pensaram em casar, só quem faz parte entender tudo o que acontece, quem é vc para dizer o que bem entende?! Não somos proibidos de visitar outras igrejas, porém nós evitamos. E ir ao cinema não é pecado, pecado é julgar alguém, não amar o próximo, blasfêmia é pecar contra o espírito santo de Deus, adultério é um pecado que se consumado leva a morte e não é uma blasfêmia. Saiba o que diz antes de falar, já visitou alguma vez pra ter tanta informação assim? Creio que não.

      • KÁTIA ROCHA disse:

        Olha o Julgamento. São Mateus 7.

      • Gentil disse:

        Acho que nao conhece nem um pouco a ccb
        Ja partipei muito la e nunca vi ninguem quastionando sobre usar isso ou aquilo
        E conjeço muitas que usam mas sao emsinados a moderar pra ir pra igreja
        Estranho pq realmente concordo com eles pq Pastores pra que se tudo dependemos de Jesus
        Concordo com eles que nao vivem em pulpitos exaltando e colocando homens la cima mais vejo sempre eles colocando Jesus la em cima

      • Geremias disse:

        Sou da CCB, e não concordo com o que diz nada disso é proibido isso é pessoal quem quiser pode usar , se for para escolher uma irmã pra orar por min eu escolheria um que estivesse usando isso que você diz, A vaidade é um sentimento não um objeto ou atitude , é um dos frutos da carne contrário aos frutos do Espírito Deus abençoe

      • Ainda tem a questão que não foi relatado aí neste Texto. Por exemplo, se vc cometer um erro ou pecado melhor dizendo, vc chega na CCB fica proibido de sentar-se junto com os demais, vc vai se sentar em uma parte dos Bancos reservado para quem cometeu um erro o pecado. Você fica proibido de pedir uma palavra e proibido de Recitar. Todos te olham de cima para baixo como se vc tivesse cometido um crime. Então se vc errou, eles deveriam te levar apoio uma palavra amiga, não te colocarem no Banco dos Excluídos. Aconteceu isso comigo na Bahia em 85. Eu fui Batizada nesta CCB, mais depois desse episódio eu fiquei tão decepcionada que deixei de frequentar a mesma. Minha família quase toda são dessa Ceita, mais eu jamais voltarei para lá. Sair eu tinha 19 anos, hj estou com 55 anos posso voltar para qqr Denominação, menos para essa Ceita chamada Congregação Cristã no Brasil.

      • Ana disse:

        Ocultastes aos sábios e entendidos, mais revelasse aos pequeninos. Glória a Deus por ser escolhida por DEUS. E conhecer o verdadeiro caminho

    • Allan disse:

      Examine a si mesmo, o que você fez pelo evangelho do Senhor Jesus, quantas almas que você pregou a palavra estão convertida, firme e dando fruto ate o dia de hoje, qual foi o proveito que você deu para Deus, ele te dando de conhecer a escritura e etc….

      • Ana disse:

        Kkkkkkk, concordo, pois tenho um amigo da que tem muito apetite sexual, mas prefere ver pornografia a ter que casar de novo ( seu divórcio se deu devido a traição da parte da ex). Uma vez ele disse que queria casar comigo, mas tinha medo de perder sua liberdade, por eu não ser da CCB, aff, ninguém merece, em pleno século que estamos ainda pensam que outros cristãos não serão salvos se não forem da mesma denominação.

        • Grazi disse:

          Pois é mas isso aconteceu com colegas da batista e da assembleia que namoravam, os pastores deram prazo para terminarem ou saírem da igreja. Ela saiu mas depois voltaram para suas respectivas igrejas e terminaram com medo de perder os seus ministérios.

    • Leonardo disse:

      Kkkkkkk eu sou Ccb amo a doutrina da igreja pq e a doutrina do senhor querem falar envergonha esse povo não vai consegui nem menos abalar a obras com essa boca sua imundas somo um povo do céu.

    • Denise disse:

      Aí se o dinheiro comprasse tudo….Os ricos seriam as pessoas mais felizes do mundo.. Só que meu caro Jose a felicidade não se compra, ela é concedida por um Deus que tudo pode… E te digo somente uma coisa no amor de Deus… O bem mais precioso aqui na terra é sentir a presença de Deus…. Então posso te afirmar que sou rica da presença de Deus…Pois ele estende sua mão cheia de misericórdia sobre mim todos os dias da minha vida. espero que um dia essa riqueza entre no seu coração… Deus abençoe….

    • mary disse:

      O TIRO SAIU PELA CULATRA…QUIZ DIFAMAR A CCB..OLHA QUANTO TESTEMUNHO VC TEVE QUE INGOLIR .. E OLHA QUE A CCB ..NÃO HA PREGAÇAÕ DE CURA DA CARNE NEM VIDA ABENÇOADA,,,SÓ SALVAÇÃO DE ALMA…….VC DEVE IR ENTÃO NA IGREJA DO EDIR MACEDO..LA TEM DINHEIRO , FAMA, FAZ O QUE QUER..NÃO DA SATISFALÇAO A NINGUEM, HA MILAGRES… TEMPLOS EXPLENDOROSOS..QUEM ENTRA POBRE SAI RICO…SABE PQ?..PORQUE LARGA É A PORTA QUE CONDUZ A PERDIÇÃO E ESTREITO É OI CAMINHO QUE CONDUZ A VIDA ETERNA….

      • César Augusto disse:

        A GLÓRIA É PRA CRISTO,CCB NÃO MORREU NA CRUZ.PAREM DE GLORIAR CNPJ GENTE,FIQUEM ATIVOS (como dizia minha vó).

      • Michele silva ccb disse:

        gloria a Deus irmã a paz de Deus eu tbm sou rica pq sirvo ao um Deus que tudo pode e como é maravilhoso sentir a sua prensença ele mim libertou de uma enfermidade hoje estou curada que toda honra e toda gloria seja dada somente a Deus.

        • gabriela disse:

          gente a salvaçao e individual , cada um vai dar conta pra deus das suas obras e outra seja la qual igreja vc for vc tem que focar so na palavra e em deus , o que o homem faz nao interessa, independente quem vai acertar as contas com deus vai ser ele mesmo, busque a deus enquanto pode acha -lo, foca no no senhor que sua vida vai ser so bençao

      • Valdilene disse:

        É isso mesmo irmã, essas pessoas que ficam criticando as doutrinas da congregação ou outras igrejas ,talvez está faltando se converter,e servir a Deus plenamente, que Deus tenha misericordia e abençoe a todos

    • Andre disse:

      Vcs nao sabe oq fala da ccb deus vai abri os teus olho espiritais hipócritas vao se consagra invés de ta fala do bobagem

    • Dalcir disse:

      QUE TRISTE ALGUÉM FALAR MAL DESSA MANEIRA DO ESPIRITO SANTO ISSO É BLASFÉMIA E PIOR QUERER ENGANAR AS ALMAS AS CUSTAS DA CCB POIS QUEM FALA MAL DA DOUTRINA DO FILHO DE DEUS SE AUTO DENOMINA ANT-CRISTO !!! HÁ E EU NÃO PRECISO DEFENDER A OBRA DE DEUS AFINAL ELE É O DONO E ELE MESMO DISSE QUE ISSO IRIA SURGIR !!!! ESSA OBRA CHAMADA CCB QUE É A IGREJA NA SUA ORIGEM O DONO DELA É O CRIADOR DO UNIVERSO E ELE PESA OS ESPIRITO E AO CULPADO NÃO O TEM POR INOCENTE !!!!

    • Sonia disse:

      Tudo distorcido! Quem fala mau da ccb nao entende nada da graça d Deus.Esse caminho nao e pra todos mesmo.so pelos convidados por Jesus Cristo.

      • Alexssandro disse:

        Não sou da CCB, mas afirmo: “É a igreja Cristã muito digna entre as demais”. Basta ver a quantidade absurda de “juízes” condenando o que não conhecem”. Minha simpatia e respeito pela maravilhosa doutrina da CCB que quiseram aqui pisotear só aumentou meu interesse. Vim ler a postagem pensando que havia argumentos factíveis que desmontassem a CCB e eliminasse meu interesse, muito pelo contrário refutaram o irrefutável, pisaram na obra do Espírito de Deus…..”Todas as coisas devem ser feitas para honra e Glória de Deus”…..

    • Jhonny disse:

      Isso é desespero..puro desespero..na CMG nao ta escrito.Em papel quee é pra se batizar..se batiza quem senti..a igreja que.mais ta crescendo.eh a CCB. .Isso eh desespero

      • Ana disse:

        Concordo com você realmente não tem nenhum papel obrigando a se batizar eu fui visitar algumas vezes e eu já sou batizada em outro lugar só que observei que quem não é batizado lá na cgg não pode testemunhar chamar um hino nem mesmo participar da santa ceia então qualquer pessoa que queira ser membro acaba se batizando novamente e na Bíblia diz que o batismo é um só não estou falando mal da igreja e que são muitas coisas que não compreendo

    • Afonso disse:

      Depois de ler isso tudo, principalmente a parte do dízimo, me firmo mais na CCB…

    • Vanessa disse:

      No dia em que Deus, por meio de uma pessoa dizer toda a sua oração que vc fez em silêncio no seu quarto, e você sentir o seu corpo queimar e vc chorar pq não aguenta tanto amor e tanta glória, vc vai saber que Deus se faz presente na CCB. Foi assim comigo, sou pecadora, não sirvo a Deus como deveria, mas não saio por aí falando mal das igrejas. Cada um serve a Deus como o seu coração desejar.

    • Gentil disse:

      Vc ja participou dos trabalhos de la pra falar amigo
      Pq pelo que ja participei o que vi è um povo ajudador numca vi eles falarem que forma elas devem andar ou vestir
      Aprovo totalmente. Forma deles trabalharem e olha que nao sou de la mais simto Deus de forma muito presente quando vou la
      Acho q esta um pouco equivocado nao se pode falar do que vc nao conhece ou sò por alguem falou

    • Meu Jesus maravilhoso que benção senhor abra os olhos dos seus filhos não os deixem ser levados pelo engano desses falsos pregadores que nega a sua palavra ao povo

  2. Vera lucia disse:

    Quem são os escolhidos de Deus,conhece o Seu caminho,lhe é tirado a venda…Na Doutrina Santa dos Céus,ensinou Jesus Salvador.

    Em Ap 22, 18-19: “ Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa das cousas que se acham escritas neste livro”.

    Por isso a doutrina da Congregação Cristã… A Paz de Deus.

    • mauricio disse:

      A paz de Deus a todos
      A congregacao nao se opoem a dizer que outras
      denomicoes estao erradas em ter seus lideres como pastor
      só que a congregacao nao quer usar esse titulo porque o verdadeiro pastor
      e aquele que deu sua vida pelas ovelhas
      e é por isso que nos membros da ccb deixamos esse titulo só para ele
      ok!

      • José disse:

        Bom se vc ver em apocalipse sobre as 7 igrejas da Ásia em que João escreveu as cartas todas elas tinhas problemas diferentes, uma coisa que eu sei que já me falaram é que quem congrega na igreja CCB é que quem é salvo só quem congrega lá exeto quem nunca ouviu nada do que eles pregam, mas a palavra de Deus diz que salvação é pela graça e não por mérito, há diversidade de ministérios mas o Senhor é o mesmo. Tudo se resume em fazer a vontade de Deus, pois não existe igreja perfeita, todas com seus problemas, só temos que parar de ser irmão do filho pródigo e ficar criticando o que os outros faz achando que não está bom, importante é levar o evangelho do Senhor e Jesus é ganhar almas para o Reino de Deus, pois lá no céu não haverá separação de ministério, para não poder nem visita outras igrejas.

        • Luciane Rigo disse:

          Tenho certeza e fé em Deus, que quando este pastor que mencionou esses pensamentos negativos da CCB, poderoso é Deus para converter o seu coração e um dia que Você visitar a nossa igreja, Deus falará com você, sem precisar de você falar o seu nome , o seu endereço, enfim ,a sua vida , enfim nunca mais você vai tirar os seus pés de lá. A partir deste dia foi irá ter paz em sua alma. Até lá.

      • Michele silva ccb disse:

        amém irmão Mauricio que Deus abençoe sempre!!!

      • Regivane pereira da costa disse:

        Amém

  3. elizangela disse:

    A unica coisa que vou errou foi falar que o batismo não salva, esta enganado .mais o resto tá tudo certo.

    • João disse:

      Concordo com vc sobre o batismo e não com as demais comentário que ele fez, pois esta má informados e nunca participaram de um culto espiritual.

      Pois deveria repensa sobre o asunto.

  4. elizangela disse:

    Temos que nos batizar no Nome de Jesus Cristo

    • eliana disse:

      TA PRA SUA CASA ENQUANTO É TEMPO! !!!
      e até hoje Deus fala o que eu estiver pensando . Não preciso falar com ninguém e nem ora gritando ..
      ja fui de outros igrejas também e confesso prós irmãos Deus me respondeu em todas da mesma forma .
      Mas me sinto melhor na ccb .

  5. VALDIRZIMO disse:

    Cão Guloso Natanael Rinaldi, mercenário de púlpito; em 2 Coríntios 3, não se trata do véu que as mulheres usam na cabeça e sim, fala muito bem explícito se referindo ao Velho Testamento, abolido por Jesus. Quanto mais esse cão guloso estuda a bíblia, menos ele sabe.

  6. Renato disse:

    Morgana o seu nome já é diabólico vcs esta possuida q deus tenha piedade de sua alma e coração maliguino vai horar.e buscar a deus é a mrlhor cia a que vcs faz do que querer se promover falando mal das pessoas . Vcs esta amarrada em nome de Jesus.

    • Eli disse:

      Sou da ccb e concordo com quase tudo que o pastor ai falou, estou a nove anos e so escuto anciao carrasco, nunca me visitaram porque sou pobre e moro so.hipocritas. to acordando.

    • Eli disse:

      Eu sou da ccb e posso dizer que esse homem nao está falando bobagem, frequento cultos tres vezes por semana mas estou desanimando por causa de tantas coisas erradas que vejo lá, isso acaba enfraquecendo a fé, na minha comum organista usa batom vermelho, cabelo cortadinho, unhas esmaltadas e de dia, calças jeans etc. Panelinha que o anciao nao mexe, finge nao ver. Hipócritas

      • João disse:

        Concordo com vc sobre o batismo e não com as demais comentário que ele fez, pois esta má informados e nunca participaram de um culto espiritual.

        Pois deveria repensa sobre o asunto.

      • Acasio disse:

        A paz de Deus eli, mas a salvaçao e individual voce nao deve olhar para os outros cuida da tua alma, elas ou eles pagaram pelas dele, esta escrito que é impossivel que nao venha os escandalos, mas ai daquele que por quem ele vier, pois ser possivel, condenaria Deus condenar seu propio filho por que judas era um de seus dissipulos e nao se desviou e o traiu?

      • edivaldo cunha disse:

        Não é o irmão A ou B quem vc tem que se espelhar, mais sim a Jesus se vc esta desanimado com as atitudes dos membros da sua comum congregação, muda para outra, esses enfermos de alma terá que dar conta e vc sabe muito bem disso, não tem inocente dentro da CCB.

        • Thaynan garcia disse:

          Eu acho que a gente tem que frequentar um lugar onde a gente se sinta bem, independente da qual seja a sua religião. A igreja somos nóis mesmo. Eu particularmente gosto muito dos cultos,dos hinos, gosto da CCB mas isso não quer dizer nada. Temos que ter fé e seguir os mandamentos de Jesus Cristo. A paz de Deus!

      • nilton goncalves disse:

        o irmao vc t olhando pr jesus cristo ou pela organista s vc olhar us pelo outro vc vai ver s erro mais em jesus naos vc for n outra igreja vc vai ver coizas pior irmao apdds

      • sione disse:

        Querido irmão a salvação e individual, quem dera se nós podessimos salvar uns aos outros. Por isso pegue a sua Cruz e siga, q o Soberano Deus te abençoe

      • Poliana disse:

        Eli Você está indo à Igreja para louvar a Deus e salvar a sua alma, ou ficar o tempo todo reparando os erros da irmã Organista e a panelinha do Ancião? Tá escrito nas Escrituras: É LÍCITO QUE VENHA O ESCÂNDALO, MAS AI DAQUELE QUE POR ELE VIR. Acho melhor esse escândalo não vir de Você, ou Você já se sujou e está disfarçando, fazendo picuinhas onde não cabe Você. Lembre-se cada um cuida da sua Alma, todos nós teremos que passar por Deus e Jesus Cristo no ultimo dia, e cada um vai ter que dar conta do que disse e fez, então cuide de Você e pare de criticar a Igreja.

        • Paulo disse:

          Poliana.

          O juízo final não é para o crente.O crente no Senhor Jesus não passará pelo juízo.

          Você, assim como muitos, acredita que entrará no céu por merecimento e isso não é bíblico.

          Pra entrar no céu basta uma coisa:

          “Crer no Senhor Jesus.”

          A salvação não vem de obras.Engana-se quem acredita que por ser “bonzinho” aqui na Terra terá seu lugar garantido no céu.

          • Anonima disse:

            Irmão Paulo me perdoe mas vc tbm não está certo, não basta somente nos crermos em Jesus para sermos salvos, pq até os demônios Crêem em Jesus e temem, mas eles não serão salvos. Isso é biblico

      • Valéria disse:

        E por acaso vc vai na igreja olhar moda da organista ou ouvir a palavra de Deus??

      • Julia disse:

        Também desanimei meu marido ficou fraco e agora eu nunca recebemos uma visita do ancião, agora conhecendo a Bíblia de verdade descobri q pedir pra Deus revelar a palavra é uma afronta a Deus pois o mesmo ja deixou sua palavra la revelada , eles lêem um ponto da palavra e a exortação e toda distorcida acredito q Deus não fala na boca de imperfeitos porque somos todos imperfeitos ele usa a sua palavra q deixou escrita para nos ensinar eu fiquei 23 anos la achando q estava servindo a Deus quando na verdade não era nada daquilo q eu pensava ainda bem q acordei a tempo pesquisem vão descobrir muita coisa só uma coisa não mudou em mim meu amor a Deus que aumentou ainda mais.

        • Miro disse:

          Fica em paz, Deus terá misericórdia de vc qd vc se humilhar

        • edileneenelidemeloolem@gmail.com disse:

          Fica assim como você as pessoas que deixam o inimigo ir fazendo as dele tudo ao mesma tempo. na alma e na memória. Se congregou 23 e ficou assim, nosso Deus! Se vive, Deus dá chance de entender ele, Deus, se Deus a quer para ele; e não se acomodar junto aos profanos. Sou da CCB.

      • Helen disse:

        irmã é licito que aconteça isso,mais o espelho eh o senhor Jesus,se olharmos os erros erramos com eles e pro ceu, ninguem vai. em qualquer lugar,fora ou dentro da igreja tem esse tipo de divisão, e se a pessoa não pratica a doutrina ela tem que se acertar com Deus, ele é o verdadeiro juiz. que pode julgar as pessoas. espero que Deus te de animo. porque se olharmos para os outros esquecemos de olhar para nos mesmo e tropeçamos

    • day disse:

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk tu és santo? Vai “horar” e estudar kkkkkkkkkk! Aaaaah vcs só falam mal das pessoas, julgam todos! Analfabeto! Vc nem sabe a origem da sua igreja! Vai pesquisar, buscar a sabedoria e para de falar asneiras, povinho hipócritas!

      • Jeff disse:

        Deus te abençoe Irmao

      • Jeferson disse:

        Marcos 4
        …11-Então, lhes revelou: “A vós foi concedido o mistério do Reino de Deus; aos de fora, entretanto, tudo é pregado por parábolas,
        12-com o propósito de que: ‘mesmo que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não compreendam, e isso para que não se convertam e sejam perdoados’”.

        Dios bendiga a todos, Hermano de Paraguay

  7. samuel disse:

    Isso que vcs falam da ccb e por causa que sao envejosos porque nosso igreja e umas das maiores orquestra do mundo e deus vai por a mao em todos vcs por falar mal da ccb

    • day disse:

      A orquestra leva pro céu? Kkkkkkkkkkk
      Inveja? Eu não quero saber da sua orquestra, eu não tenho sede de escutar instrumentos, e sim a palavra de Deus!

      • Vai se converter fariseu ao invés de ficar falando mal do seu semelhante !!!!!!

      • Cleia disse:

        a vera um tempo. Que o amor se esfriarão entre as irmandades e ums se afastarão do outro é o que esta acontesendo é triste é quem com isso quem acaba ganhando é satanas.por que as igreja uma falando mau da outra.vamos vigiar ter prudencia ter amor ao prosimo amar ums ao outrou se deus deu essa diferenca as igreja.quem samos nós.jas pensaram nisso que deus fes isso para testa cada coraçao.deus ira julgar cada i greja nessa terra nada escapara do olhos de deus prestara conta de cada um até de sua boca tudo deus sabe poriso esta nas mãos dele.

  8. Tais disse:

    Nossa você devia ir se consagrar em vez de postar mentiras, sou da CCB e li cada absurdo nesse texto, toma vergonha nessa tua cara e para de ficar difamando a igreja de Cristo, perseguem tanto a CCB pois ela é uma das únicas igrejas que prega o que realmente está na biblia.

    • JUKA disse:

      Este comentário é um exemplo clássico de idolatria a uma placa. Essa igreja prega tudo, menos a bíblia que diz ser sua única guia. Vocês são os únicos salvos, o resto é “criatura”. São os primeiros a julgarem quem quer que seja (tenho pena do membro da CCB que erra, toma um apedrejamento psicológico desleal), contrariando a palavra. Muitas vezes acabam com o convívio entre familiares, uma vez que o “salvo” passa a olhar o “não salvo leproso” com outros olhos, às vezes de pena, outras tantas de julgamento. Enfim, nem adianta falar da CCB, pois seus membros estão com a mente totalmente lavada pela “santa doutrina”. Questioná-los é blasfemar. Quando eu fazia parte dessa igreja, fui apedrejado por comparecer a uma cerimônia de casamento em outro denominação. O cooperador chegou a me ligar várias vezes pra que eu não cometesse esse gravíssimo erro de “me misturar com criaturas, participar de uma festa da idolatria”. E o conselho divino era pra que eu simplesmente cagasse e andasse para o dia mais importante de um ente querido e fosse me consagrar do pedaço de céu que é uma igreja da CCB. Tenho pena de quem está preso nessa igreja sem saber.

      • Toma disse:

        euu acho que o caminho que vc escolheu.em vez.da ccb e tao largo quanto a porta do inferermo nao julgue a arvore por um fruto podre seu babaca equivocado

  9. irmão da ccb disse:

    Nao li tudo o que voce escreveu mais só tenho uma coisa pra te falar eu sou crente na minha igreja eu falo com Deus eu sinto ele no meu coração nao tem como isso ser manipulado por ninguém a minha fé se mantém viva no meu coração todos os dias depois que sai das aguas do santo batismo cristo me lavou numca quero tirar os meus pés de la de dentro porque eu falo com e nao precisa ninguem falar nada pra mim senti ele porque graças ao bom Deus ele habita em meu coração

    Va a igreja maos nao para reparar e sim para sentir a glória de Deus porque quando voce sentir voce nao sai de la nunca mais la é a graça verdadeira vai la que Deus vai falar com a tua alma e voce ainda vai da gloria Deus na face da terra

  10. irmão da ccb disse:

    Não vou te criticar apenas desejar que Deus te abençoe grandemente

    • Lina disse:

      A Congregação transformou minha vida, la tem Deus vivo. O dia que você sentir, o que nos crente sentimos, nunca mais sera o mesmo. Deus abençoe.

      • Regina disse:

        Ola pessoal nao perca tempo lendo estas porcarias que escrevem .sao invejosos usados pelo maligno quando chegar o fim vamos ver planto e ranger de dentes.ai sera tarde demais para se arepender dessas pessoas que tem inveja da congregação devem ser pecadores ou desviados ja nao tem direito a salvação ai escrevem o que querem para se desculpar dos seus pecados e querem levar os outros tambem nao de ouvidos nao vale a pena ler

        • Cynthia disse:

          Regina

          Paz de Deus,
          Tenho que concordar com você quando diz para não dá importância aos comentários de pessoas pobres de espirito (Por elas oremos), mas nunca diga que uma alma não terás salvação.
          Salvação de uma alma pertence somente á Deus. Ele sim vai jugar.
          Por isso que haverá o grande dia que todos serão julgados. Deus te abençoe.

        • Amém irmã , é isso mesmo !!!!!!

      • fran disse:

        eu pensei que quem transformava vida era Deus
        a biblia diz que nosso coracao e enganoso, entao seja menos sentimento e mais palavra de Deus pois a biblia e a boca de Deus e congregacao esta muuuuito fora da biblia

        • F.Silva disse:

          Fran VC tmbm eh outra tao tola quanto ao demais que sem entendimento falam que os membros da CCB não lêem a bíblia…VC não sabe eh de nada…

          • marlucia disse:

            Estes irmãos que falam que desviados não terão salvação. Estão tomando o lugar de Deus!!! Dó ele pode absolver ou condenar! Quem está de pé se cuidem para não cair!!!pois ninguém sabe o dia de amanhã. O único juiz é Deus.o perdao pertence a ele!!Parem de julgar.

        • lu disse:

          vc fala de Deus mas sem o batismo ou religião vc não entra no céu ,

  11. Tom disse:

    Eu fui de outras denominações por cerca de quase 20 anos até aprender um pouco da bíblia e entender que só existe um pastor: fala de Cristo “Eu sou o verdadeiro pastor” por tanto os outros q se dizem são todos falsos, na parte que fala uns dados paras doutores,outros para pastores… claramente está falando de dons é só ler o capítulo inteiro… agora dízimo é um estelionato cobrar dizimo pois e claro que era alimentos para viúvas,orfaos Estrangeiros nao pra sustentar vagabundos tem varios teologos explicando ate em vídeos do YouTube é so ver e comparar com suas bíblias é só largar um pouco da preguiça… agora esse cara deve se sustentar do dinheiro dos coitados pra colocar um texto desse falando essas mentiras é óbvio so pode ser…

  12. Osmar disse:

    Existem muitas inverdades no texto não dá nem pra ler tudo supõe que nós temos a mente cauterizada,proibidos de examinar a bíblia e pregar o evangelho de onde você tirou isto,a propósito a lei mosaica é uma só foi a única coisa sensata que eu li,a obrigatoriedade do dízimo por parte das demais não tem base no novo testamento pois o precedente mandamento foi abrogado.

  13. Anonimo disse:

    Pau no cu dos questionadores idiotas !
    O criador dos céus e da terra é um só,
    E não cabe um religioso qualquer , aonde seu estudo é totalmente fútil , perto da ciência divina decretar, na tentativa de influênciar o leitor oque é certo ou errado em cada igreja.
    O questionamento nos leva a uma conclusão ,
    E eu como não sou parte desse conformismo entre “pastores colunistas” , aprendi depois do texto lido , a ser um questionador idiota.
    E minha conclusão foi : pau no seu cu!! Obrigado.

  14. Anonimo disse:

    Filha da puta!
    O tempo que VC perde criticando as outras denominações .
    Deveria estar tramando um jeito , de como ajudar as crianças carentes ou algum problema maior que sua vida de merda.
    Ser humano é tudo otário memo né?
    Mais VC é um dos poucos que consegue ser mais que um!! Lixão processa eu, enfia seu senso de discernimento no rabo!

  15. Jaine disse:

    A congregação é sagrada, e lá sim existe Deus verdadeiramente, não contamos nossas vidas a ninguém e Deus fala claramente conosco, lá não existe “ricos” que comandam a igreja, todos humildes e simples, as pessoas q atendem a obra da igreja fazem isso por desejo de servir a Deus, não recebem nenhum salario, acho que não deviam dizer algo que não se é certo, espero q Deus de entendimento e sabedoria para que possa entender, Deus abençoe

  16. Pedro disse:

    Nada haver oq VC disse acima …vai se converter…. Deixa de ser evangélico e vai ser crente….mostra pra mim aonde tem essa nova denominação “evangélico”..????? Ai agente troca ideia…

  17. Irmão Elias disse:

    ESTE CÃO GULOSO NATANAEL RINALDI, MERCENÁRIO, PROFISSIONAL DA FÉ, FUNDOU A IGREJA IEPAZ EM SANTOS E COLOCOU O FILHINHO COMO CÃO GULOSO TAMBÉM, NA PRESIDÊNCIA DA IGREJA, GANHANDO ÀS CUSTAS DOS IRMÃOS SORRATEIRAMENTE CHAMADOS DE DIZIMISTAS FIÉIS. PASTORES CÃES GULOSOS.

  18. Cynthia disse:

    No meu ponto de vista todos aqui que fizeram seus devidos comentários seja de qual for sua denominação (igrejas).
    Ao invés de ficarem se preocupando ou criticando a doutrina de cada, deveriam se preocupar com a salvação da alma.
    Buscar servir a Deus de um puro e sincero coração.
    Pois desta forma todos estão se igualando ao um único espirito.
    Espirito ao contrário e dando abertura para o inimigo trazer discórdia. Deus não se agrada disso.
    Pelo amor de Jesus Cristo independente da onde vocês servem a Deus. DEUS É UM SÓ !!! FICAM TODOS EM PAZ. Procurem servir ao Senhor Jesus o que importa não é placa da Igreja e sim a comunhão de cada um com Deus. Sirvo á Deus na Congregação Cristã no Brasil, embora já passei por muitas Igrejas. Minha conclusão: Perfeição e Perfeito somente Deus que está em nossas vidas e a quem devemos toda honra e toda gloria para sempre! Deus abençoe a todos e o Senhor coloque paz em vossos corações.

  19. GIVALDO disse:

    prefiro a CCB, Lá não tem pastor milionario

  20. GIVALDO disse:

    tudo mentira não existe isso na CCB

  21. Irmão Elias disse:

    CÃO GULOSO NATANAEL RINALDI

  22. Irmão Elias disse:

    Raquel, mas a Igreja Adventista segue o Velho Testamento, rejeita Jesus e segue Moisés. Você Raquel, virou dizimista e está pensando que guarda o sábado bíblico, mas guarda o sábado da Igreja Adventista. Estudiosa da bíblia.

  23. Mendes disse:

    Amigo esse cidadão tem uma bíblia acredito que nela também no livro do êxodo está escrito os dez mandamentos, só vou citá dois .não levanta falsos testemunhos ao seu próximo. Não julgue para não serem julgados, será que ele sabe mesmo ler a bíblia.

  24. Appolinario disse:

    Cada um julgue a si próprio. E DEUS julgará nos todos. A Obra e Perfeita. O Fundamento E Cristo e Salvação. As vezes existem problemas por causas de Pessoas como você. Porem tudo isto já estava escrito que aconteceriam. Mais ai daquele que escandalizar esta Obra. Então tome muito cuidado. Vai anunciar a Graça. Ganhar as Almas pra Deus. Ao invés destas más conversações. Porque você está corrompido. O Pseu pecado esta te matando. Volta pra Deus antes que seja tarde de mais.

  25. JE disse:

    Os membros da CCB precisam ler mais bíblia e compreende-la melhor. Pois eles estão muito fanáticos e estão idolatrando a própria instituição. Esse povo ta morrendo porque lhes falta conhecimento e instrução bíblica. Crentes da CCB vcs estão dando mais valor aos que esses pregoeiros falam nos púlpitos do que as palavras escritas na bíblia. Vcs precisam acordar.

    • F.Silva disse:

      e VC JE,tem que prestar mais atenção e deixar de ser papagaio…tem que ver pra falar ta…só podemos falar algo quando sabemos ao certo ta…e ate agora…VC só demonstrou não saber nada sobre os membros da ccb

    • edileneenelidemeloolem@gmail.com disse:

      Você tirou sua conclusão por conhecer pouco sobre nós e você que não entende as escrituras Bíblicas. Outro assunto. Se me encontrar entre ricos e errantes, são só amizades e eu os respeito e eu sobre amizade com eles ligado ao fato de eu ser crente, ou fica neutro, ou eu não sei quais os planos de Deus. Que os curiosos leiam aqui. Falar SOMOS CCB não é fanatismo, mas o que até bda orgulho é sinônimo = estou no caminho da salvação.

    • Edilene disse:

      Vivendo e vivendo vida eterna com Deus. Nosso Deus! É muita falta de instrução o que diz o povo da CCB ser sem instrução e o que causou as respostas de nós da CCB.

  26. Acasio disse:

    Essa pessoa quer ser tao entendida, mas deixa de lado as escritutas e fala por si mesmo, pois esta escrito que nao devemos entrar em discurçoes loucas, e nem ser mau dizentes, o que posso fazer é orar por voce e pedir a Deus que faça uma obra na sua vida e te mostre a verdade.

  27. Só posso te dizer uma coisa, sirvo a Deus na Congregação Cristã no Brasil, respeito todas as outras denominações, eu sou testemunhada á 16 anos por isso ñ preencho o papelzinho de pedido de oração, Deus já revelou a minha vida na boca do cooperador ou ancião que pregou, então a palavra ñ é programada, pq como o cooperador iria saber de td isso sem eu falar, então a palavra é sim revelada e lá a bíblia ñ precisa ser estudada pq Deus mostra td o q queremos saber, então suas informações ñ condizem com o que é correto, pq todas as palavras são diferentes.

  28. banim disse:

    paz de Deus. nao seja pastor seja ovelha ele dis eu dou avida as minhas ovelhas alem de min nao a outro a dotrina ccb e biblica esta cego pastor eu amo vc mas asin vc nao vai entrar la Deus abemçoe atodos

  29. Tony disse:

    A paz de Deus queridos irmãos, não damos coleta por que recebemos uma bênção de Deus como disse o cidadão que escreveu esse texto, está escrito TESTEMUNHADO no papel pq oramos por eles, para que Deus possa dar luz e a guia para eles. Se a nossa religião é tão errada pq quem entra lá não quer sair nunca mais, e as outras denominações ficam morrendo de inveja? Pq lá o senhor opera, nos visita e nos reveste, vc que estudou a nossa igreja sabe que o papel que vc diz ser adivinhação vai para o púlpito no final do terceiro hino né, então como Deus nos visita só de entrarmos na casa de Deus? E nós não pescamos em outros aquários, as pessoas que vem nos perguntar sobre a nossa religião, alegando não sentir nada onde estão, eles dizem que é uma gritaria e pulos, o pastor só fazendo propostas que se derem dinheiro Deus vai te dar carro, fazendas e mansão. Mais depois de tudo isso não sentiram Deus, é apenas convidamos para assistir um culto, cabe a eles ficar ou não voltar mais, não obrigamos ngm a ficar lá, cuide das suas ovelhas pastor, aquele que pregar e não exercer oque prega prestará conta a Deus.

  30. Roque Sorrentino Neto disse:

    A paz de Deus ao fiés e servos do criador. tenho grande tristezas
    quando leio estes comentários maldosos e sem fundamentos porque quem os escreveu não tem profundo conhecimento do que é a verdade se soubesse não falaria tanta boubagem como disse . Mas a boca fala o que procede do coração . E manifesto cada um escolhe os próprios caminhos. Sirvo a Deus desde a minha mocidade atendo a obra de Deus a muitos anos. . Já vi muitos bons cair e muitos caidos levantarem
    Só vou deixar aqui um recado para o autor mal informado.cuida da tua igreja .a arma dos incapacitados é a linguá e a defesa dos fracos é a calunia.

  31. manoel disse:

    só satanás sai perseguindo as igrejas´Deus nao persegue igrejas nem irmao das igrejas . Deus só persegue quem lhe aborrece fazendo o mal .

  32. Ze disse:

    Visite a CCB do parque meia lua em Jacareí SP cultos sábados e domingos

  33. Ze disse:

    Ha um paradoxo ai.Se for verdade e você estiver falando contra não sera bom pra você.E se for mentira não faz sentido você perder tempo.Então me diga,você esta perdendo seu tempo ou vai sofrer as consequências ?

  34. marcelo disse:

    sou marcelo que deixei minha resposta acima mas não coloquei o versículo primeiro corintios versículo nove o qual fala dos direitos como apóstolo e não o faziam

  35. CCB POVO ESPECIAL disse:

    Você só está, provando que não conhece nada, sobre a Congregação Cristã no Brasil. Pede pra Deus abrir seus olhos Espirituais, para você enxergar o caminho verdadeiro, se o título da sua matéria, e seus poucos conhecimentos fossem verdadeiros, não teriamos tantos fiéis dentro da Congregação Cristã do Brasil, você tem relatório da Congregação ? Ou você sabe o que é isto ? Bem Vou te explicar, é um “Balanço Geral de quantas Casas de Orações Foram Abertas e quantos o
    Obedecerão ao Mandamento Passando pelas Águas do Santo Batismo”. Tenho certeza, de que, se fosse da forma que você quis passar a Igreja estaria vazia, e não cheia como está.
    Fasso um desafio a você, ora no oculto do seu quarto e pede um sinal pra Deus, e não conta pra ninguém, e vai na Casa de Oração “Congregação Cristã no Brasil “, e vê se Deus vai te dispensar vazio ou cheio das coisas Espirituais. Pra você cabe às palavras, PERDOA SENHOR, POIS NÃO SABEM O QUE FALA.

  36. Daniel disse:

    ApdD

    Tenho que ignorar comentários contra a santa doutrina da ccb
    Pois se o comentarista na verdade tem teologia, sabe perfeitamente que esta santa doutrina da ccb.
    É a única que esta dentro da unica doutrina que existe na bíblia ( congregação de Israel).
    Todas as religiões e IE não entram nesta doutrina ou seja até esta igreja que fala da Santa doutrina da CCB, Não existe nas escrituras sagradas.
    Tenha mais conteúdo e teologia sobre doutrina
    Orarei por todas estas igreja para que nosso Cristo Jesus entre na mente, coração e chame para seu manto de amor.

    • Daniel disse:

      Tenho uma teologia ha 5 mil anos antes de Cristo
      Conheço a doutrina da Ortodoxia, Islamismo, Induísmo….
      Preste Bem atenção Evangélicos que falam sem base e conhecimento da santa preceitos da Dogmática e Zetética que apregoa a CCB.
      Digo mediante a todas análises e minhas pesquisas
      Quê a preceito de Cristo está na CCB
      Busquem Jesus lá e o encontrará

  37. eder disse:

    a diferença e que la Deus faz obras maravilhosas de cair o queixo de pessoas como voce com a diferença de que nao precisa entender de excatologia,ermeneutica,etc não tem nada a ver com essas obras ficticias do neopentencostalismo de que ontem eu nao tinha nada agora tenho tudo la Deus faz e pronto se quizer provar vai la e observa se e que voce ja nao saiu de la por algum motivo.

  38. alexandro disse:

    VIVA A VIDA INVES DE FICAR FALANDO MAL DA CCB OU OUTRA IGREJA.

  39. Letícia Salgado disse:

    Desde criança visitei muitas igrejas, aprendi que nenhuma é melhor que a outra.
    Sabe por quê? A igreja somos nós!
    É claro que você deve escolher um templo onde a doutrina combine com as suas concepções bíblicas. Mas isso não nos da direito de falar mal da doutrina de nenhum outro.
    Porque Deus é um só!
    Já vi católicos idolatras que se portam muito melhor que evangélicos, e vice versa.
    Se a doutrina de alguma igreja não te agrada, use a sabedoria para orar para que Deus abra a mente das pessoas. Ficar fazendo este tipo de postagem, só gera mais contenda. Concorda?

    A Paz de Deus!

  40. Luís disse:

    Essa pessoa que posto essa matéria deveria ir mas na CCB aí ele mesmo teria a certeza que lá o homem não tem poder quem guia tudo é os espíritos santos não tem adivinhação e nos não estudamos a bíblia para sabedoria da carne como na sua denominação nos a examinamos para edificações da alma se VC fazer isso veraz que é mandamento de Cristo ele também falou que o único pecado que não tem perdão e contra o espírito santo se VC nota VC pecou contra ele

  41. sueli Coutinho disse:

    Olhá acho uma safadeza imensa, falarem da congregação cristã do Brasil, fui criada lá, nunca ninguém pedindo dinheiro, vc dá até 10 centavos dentro do envelope da colete, igreja abençoada, vão meter o pau em outra igreja, e ao contrário dessa mentira lá é o único lugar que não promete cura, oram e deixao nas mãos de Deus

  42. FRANCISCO disse:

    Nunca vi uma reportagem conter tanta besteira, provavelmente quem escreveu não conhece a CCB.

  43. Diego disse:

    o autor do texto não sabe o que esta escrevendo, apenas o inimigo usando uma pessoa que não tem Deus no coração, para haver intrigas tentar difamar a igreja, se vc não gosta da ccb meu amigo, abra uma igreja e peça dinheiro ore de pé, beba cerveja la dentro, use brinco, vá de short curto, estude a biblia de manhã e não busque o revelação de Deus e sim fale da carne se escandalize sozinho não precisa vir aqui escrever um texto colocando nome de nenhuma igreja querendo se aparecer, não defendo a ccb, apenas falei algo que vc deveria fazer já que acha que a ccb faz errado. abraço que Deus te abençoe meu jovem.

  44. Sara Augusta disse:

    Olha eu tenho apenas 16 anos,mas sei q essa pastagem falando meu sobre a Ccb,oq vcs sabem,acha q tem conhecimento.
    Sou nova de batizada na Ccb,mas desde pequenina vou na Ccb,e quando tour angustiada as vezes sem forças de ora apenas converso com Deus em pensamento,e quando vou para a casa do Senhor,Meu grande Deus fala comigo e com a minha prova.
    Agora vcs q nem conhece a Ccb quer fala besteiras,q isso.

    A Paz De Deus a Todos.

  45. Cláudio Zangale disse:

    Noto apenas a ignorância (não conhecimento), para ficar bem claro, de parte do “artigo” aqui exposto bem como a falta de respeito e de certa forma prepotência de muitos comentários. Bom… Quanto ás exposições do artigo, não vejo nada que negue os ensinos e mandamentos do nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo, ademais, tirando as coisas que não se referem a realidade existente na Congregação Cristã no Brasil que expuseram aqui sem conhecimento e com preconceito religioso, por ver que nos seus dogmas não se serve a Deus como é ensinado, só sinto mais alegria em servir a Deus na Congregação. E sinto que tenho missão a cumprir e abrir os olhos de quem assim acredita… quem sabe uma boa conversa. Estou aberto. Deus abençoe a Todos.

  46. rodrigo disse:

    Pra deixar bem claro! Seu alvo foi os pedidos de oraçoes? PEDIDOS DE ORAÇOES, nao engarnar o povo igual vc, sou da congregaçao crita no brasil! Ate hoje nunca marquei nada nos pedidos de oraçoes e depois nunca me deixou sem resposta! Ele me respondi exatamente oque pesso em oraçao! Ficar de joelhos para orar e um ato de reverencia a Deus! Na carta escrita por paulo diz “A verdadeira religiao e a caridade” entao se vc nao tiver amor fraternal nao ira para o céu! AQUELE Q NAO FOR COMO UMA CRIANÇA NAO IRA AO REINO DO CÉU! U tenho 14 anos nao tenho conhecimento algum! Mas tenho mais q vc escritor! A paz de Deus a todos!

  47. paulo disse:

    A porta e o caminhão da salvação sao estreitos. Não é odiando as pessoas de outra denominação que vcs vão para o céu, se vc se acham em verdade, prove usando a bíblia! Toda a verdade esta lá. Muitos procuram isso e aquilo pra criticarem mas olhem pra si mesmo e vejam o que tem de errado. Sou da CCB sim, mas nem por isso sou santo ou certo. Sou errante sou pecador e peço misericórdia ao Criador. Espero que todos entendam a verdade e conheça a palavra da salvação. Agora quem usa da palavras manipulada para arrecadação só Deus para ter misericórdia!!

  48. gabriela solera Ccb disse:

    Paz de Deus … vamos orar por essas pessoas q fala se pensar e pesquisar na biblia … vc q postou essa mentira ai sobre a ccb so teno uma dia … vai na ccb qualquer dia ai tu vai saber o poder de deus… num duvida dele tu num sabe o q diz … vai so um dia e tu vai pedi perdao a todos pelo o q tu disse … e a ccb nao e como tu descreveu…. vai so um dia ….. e tu nunca mais vai querer sair de perto de dela… a doutrina verdadeira doa a que doer…… deus vai te libertar e nome do sr. Jesus Amem….

  49. Mauricio disse:

    Maioria das informações mentira nos não nos referimos com outros irmãos de outras denominações como primo e a palavra e pelo Espírito Santo que fala com a Necessidade de cada um que O Senhor acha que deve falar eu errei ia Sair da CCB na Palavra no Dia que eu ia sair o Senhor falou com a minha alma e eu não marquei no pedido de oração O Senhor falou que tinha alguém na igreja que iria sair da igreja e pediu pra igreja ficar na comunhão Isaías 6 foi a palavra

  50. Peter Barbosa disse:

    Só de entrar no site de uma doutrina que julga outra doutrina se entende que é algo que nao é de Deus.O que vejo aqui sao uns ofendendo outros,sou testemunhado na CCB,e me sinto bem lá,leio a biblia há muito tempo e é a que segue corretamente ,ja fui em outras e nao tenho nada contra apenas observo o que esta escrito na biblia e onde ela é melhor seguida é na ccb,nao vejo comercio em hipotese nenhuma,nao há cantores gospel,somente hinos cantados pra Deus sem nenhuma remuneracao…etc

  51. servilio disse:

    antes de criticar quaç que que esteje salvando alguel em nome do senhor jesus olhe quem você e realmente para não ser surpreendido combatendo deus como fez Paulo pode ser que você não tenha a mesma sorte respeitando a opinião de cada um sem duvidar que a vida santa e de deus

  52. servilio disse:

    você tem certeza que e da paz

  53. servilio disse:

    você tem sertesa de ser realmente da paz

  54. Dyenifer disse:

    Você s não sabem de nada a nossa igreja esta como nos ensinamento da biblia so nao veemquem não quer por que todas as evidências aponta pra ccb.

  55. Paulo disse:

    Sabe qual a diferença entre a CCB e outras denominações?
    Na CCB busca-se a Deus, para ter à sua Guia pelo Espirito Santo às Revelações, a outras; busca-se preparação, previlégios e como aparecer em TUDO o nome de Homens.
    Porisso, ela (CCB) incomoda muita gente!

  56. Rita disse:

    Por mais que seja uma igreja que se dizem herética, ainda que todas as informações sejam citadas à cima eu ainda admiro pois pelo menos não é como certas igrejas que infelizmente ainda estão idolatrando pregadores e pregadores cantores e cantoras, não ficam preocupados em agradar a homens e sim a Deus então quem escreveu vai se converter e aprender o que realmente é buscar a Deus de verdade, sou de outra denominação mais eu admiro a igre CCB, aprendam menos teologia e sim buscar mais a Deus.

    • Alguém... disse:

      “aprendam menos teologia e sim buscar mais a Deus.”… lamentável ler isso. O estudar da Palavra é uma das formas de buscar a Deus.

      • Edilene que sempre CCB disse:

        Sem lamentos. É bom ler a Bíblia com Espírito de Deus ajudando entender. Se isso for estudar a Bíblia então vale. E o anterior falou certo.

  57. Cristina disse:

    Nunca fui na ccb mais pelo q eu li eles não estudam a bíblia,sendo q Deus mesmo manda nos analisarmos as escrituras, e que só os membros deles vão para o céu ? Eu eim ;(

    • Max disse:

      Estudam sim Cristina, só não tem escola biblica como outras igrejas tem. Vá um dia e tire você mesmo suas conclusões, aqui tem muita mentira escrita, e todos nós sabemos quem é o pai da meitira, quem escreveu esse artigo é uma pessoa ignorante da doutrina da CCB.

  58. Robson disse:

    Parem de discutir religião , sigam os ensinamentos do senhor Jesus. E encontrarão a paz para os vossos corações, “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa”. “Amai a Deus com todas as tuas forças e ao teu próximo como a ti mesmo” Vamos agir assim?

    • Geni disse:

      É muito difícil agente vê verdade e se calar. Senhores e senhoras bom seria todos observar as escrituras. O q está mencionado ou postado é um favor aos q estão no engano note q temos livros e versículos para uma melhor interpretação. É só examinar ás escrituras e verão a verdade…… agora se a pessoa vai deixar a palavras d Cristo entra na sua alma ou vida aí já é outra situação até pq quem converse o homem é o Espírito Santo.

  59. Caroline disse:

    Tenho 15 anos e sou membro da Congregação Cristã do Brasil desde muito pequena e recentemente Deus completou a obra em minha vida e eu me batizei, estou ainda mais feliz desde então, tenho muito orgulho de ser dessa maravihosa graça com toda essa irmandade amorosa. Pelo contrário do que foi dito nesse texto esse caminho é cheio de Paz e coisas boas, espero que Deus tenha piedade pelas coisas que alguns comentaram aqui e que ele de entendimento para que esses um dia possam entender que a CCB está sempre de braços abertos para receber visitas se assim quiserem para conhecerem melhor e para que vejam que o caminho da salvação é um só. “Somos jóias preciosas do tesouro do Senhor”

    • poliana disse:

      bom eu nuunca ouvir dizer que so vao ser salvos os que sao da ccb a igreja nao faz a pessoa ser salva i sim da o primeiro passo que e o batismo depois ser fiel ate ao fim .

  60. Caroline disse:

    Tenho 15 anos e sou membro da Congregação Cristã do Brasil desde muito pequena e recentemente Deus completou a obra em minha vida e eu me batizei, estou ainda mais feliz desde então, tenho muito orgulho de ser dessa maravihosa graça com toda essa irmandade amorosa. Pelo contrário do que foi dito nesse texto esse caminho é cheio de Paz e coisas boas, espero que Deus tenha piedade pelas coisas que alguns comentaram aqui e que ele de entendimento para que esses um dia possam entender que a CCB está sempre de braços abertos para receber visitas se assim quiserem para conhecerem melhor e para que vejam que o caminho da salvação é um só. “Somos jóias preciosas do tesouro do Senhor”.

  61. Max disse:

    A pessoa que escreveu isso deveria primeiro respeitar a opnião dos outros, está falando o que ele vê e não o que realmente é. Essa pessoa deve ser algum desviado da Congregação Cristã no Brasil ou simplesmente não quer dar o braço a torcer para a seriedade dessa igreja. Até onde sei a palavra é revelada por Deus, por isso que ninguém estuda em casa o que vai pregar na igreja para poder agradar um ou outro, são homens usados por Deus, mas infelizmente “ser usado por Deus” não faz parte da vida da pessoa que escreveu isso pois se fizesse não escreveria tanta besteira e não desrespeitaria uma igreja sem saber o que realmente acontece lá. Deve estar querendo ibope para abrair mais uma portinha de garagem pra pegar dinheiro de pessoas inoscentes…

  62. Jéssica Dâine Ishibashi Pedroso disse:

    Sinceramente eu não quis ler toda essa baboseira, ja me contente com o início e ja pude ver que quem escreveu não tem ideia de como é a ccb, ainda não sou batizada.
    Gostaria que quem escreveu essa idiotice me respondece como pode o ancião falar com as visitas que não passaram nenhuma informação ao porteiro?
    Vou te dar um Conselho faça uma visita a ccb e depois vc me conta como foi, me diz se vc vai para de ir ou se vc vai dizer que nunca mais põe teu pé la dentro (eu duvido vc dizer isso).

  63. Regina disse:

    Vamos respeitar a vontade de cada um, não é criticando as religiões, que vamos ser melhores uns dos outros.

  64. Elaine disse:

    Tudo é vaidade nesse mundo de ilusao…é um vapor a vida q se desvanecerá…a esperança é Cristo nele a graça esta. Ame ao próximo como a ti mesmo. Ore ao invés de criticar. Religião e política não se descutem. A salvação é individual! Ore e peça perdão a Deus mas não critique seu próximo. Se você é realmente crente em Cristo o fará. A paz de Deus😇

    • Edilene que sempre CCB disse:

      O cara, o que fez texto desde o título, profanando,, nãom Deus em realidade; pois se tivesse não mentiria e teria toda a astúcia maligna que teve.

  65. LUIZ FERNANDO DA CONCEIÇÃO BATISTA disse:

    VAMOS PRA FRENTE MINHA GENTE!!! AS PESSOAS RECLAMAM MUITO.

  66. LUIZ disse:

    ESSE SITE ESTÁ FAVORECENDO A IGREJA DA PAZ???
    É DA PAZ MESMO?

    • Valmir disse:

      É….essa confusão toda envolvendo o nome de Deus é exatamente o que o inimigo de nossas Almas deseja. Estudem a Bíblia, informem_se com pessoas realmente crente. Parem de ofender a Deus com esses discussões que não levam a nada. PAZ NO CORAÇÁO DE TODOS.

  67. jorge disse:

    Pena…..O Pastor que escreveu este texto não Conhece a CCB…nunca frequentou…..Possui uma Visão errada da mesma.

    Quem quiser conhecer a CCB vá a uma igreja pessoalmente e tire suas próprias conclusões

  68. Jarlene disse:

    Ao invez de ficarem perguntando dando opiniões e discutindo qual placa e a certa.vão orar pedi ao criador q mostre a direcao correta pois o salvador disse:Qe tudo q pedirdes em seu nome o pai o concedera.então vão procurar o pai o filho e o espírito santo e parem de descultir qual placa salva qem pois só o salvador tem este poder.

  69. DIRCEU disse:

    A PAZ DE DEUS , A NOSSA QUERIDA IRMANDADE…
    VAMOS PEDIR A DEUS QUE NOS DE ENTENDIMENTO E SABEDORIA PARA COMPREENDERMOS A IGNORÂNCIA DE ALGUMAS PESSOAS QUE SEM CONHECEREM A DOUTRINA DA CCB A CONDENAM .

  70. Ana disse:

    Nossa cara ao invés de ficar colocando defeito em outras igrejas vai cuidar da sua !

  71. Rebeca disse:

    Algumas pessoas hoje em dia criticam uma igreja para acreditarem que só as suas crenças estão certas ,pfvr menos ignorância

  72. Rebeca disse:

    Cada igreja tem a sua doutrina para que seus fiéis a sigam , e tmbm quem não segue a CCB não pd criticar a fé nem as doutrinas que tem na igreja pois cada religião tem a sua !

    • Fabiola disse:

      Então você é a única diferente, porque na sua igreja todos criticam as outras religiões. Os crentes dessa tal CCB são os únicos que serão salvos, porque eles é que estão no caminho certo! Isso que estou dizendo foi um próprio crente de sua igreja que me disse e que inclusive já me disse desaforos de todos os tamanhos por eu não ser, nao seguir, nao querer nem estar nessa tal igreja. Voces são preconceituosos e acham que Deus salva somente os membros da CCB, sendo que ali, poucos bem poucos podem chegar à salvação.

      • Edmilson disse:

        Não tome os exemplos ruins como referencia de vida, pois nem todos são assim como vc disse.
        Por que vc não cita os bons exemplos?
        É claro que lhe é conveniente apontar os erros e esconder as qualidades, isso é do ser humano.
        Só tome cuidado para o seu caráter humano ofuscar o seu caráter espiritual.

      • rubens disse:

        abencoada penso que a finalidade de qualquer igreja seja o mesmo, buscar almas pra jesus.
        e quanto a pessoa que lhe disse desaforos diz a blibia que em meio ao trigo tem joio.
        vamos manter o coracao puro e nos perdoar, afinal de contas eu nem sou evangelico mais vejo rancor na maioria dos textos, o crente nao e a luz do mundo

  73. Jose da Silva disse:

    Existe amparo espiritual aos cooperadores e anciaos pois a CCB cresce, cabe a cada um analsar se provem ou nao de Deus. No passado a Babilonia se interessava pelas coisas do povo de Deus e o rei Nabucodonosor chegou a declarar que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus porem adoravam a Deus de maneira distorcida, devemos fugir dos espiritos de impureza e confusao que comandam as igrejas de hoje.

  74. josê disse:

    tenho pena destas pessoas,tem a cabeça grande mas não tem nada dentro são pobres de conhecimento fica tentando adivinhar o que acontece na ccb nunca vão descobri porque estas pessoas não tem nada de Deus…..

  75. joao lucas disse:

    você não conhecem nada da CCB sua doutrina ….você entende materialmente e os membros da CCB espiritualmente.
    não vou discuti com você por que acho que e perda de tempo.

  76. gabriela fernanda ferreira disse:

    gente por favor ,vamos buscar a deus enquanto se pode acho-lo, parem de brigas e se forem pra igreja que o foco seja o senhor e nao o homem , ouve a palavra e parem de olhar os defeitos dos outros a salvaçao e individual cada um vai ser cobrado pelos seus atos .

  77. gabriela fernanda ferreira disse:

    eu sou da assembleia mas to visitando a ccb e to indo buscar a direçao de deus pra minha vida e to me sentindo bem e se la for pra mim ficar la , vai ser pela vontade do senhor nao pela minha precisamos orar muito pq os dias ta se acabando e em vez de brigarem vao buscar a deus irmaos.

  78. RENATO disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS! PASTORES! POR AMOR DE DEUS ORE POR MIM PRA JESUS RESOLVER OS MEUS PROBLEMAS E MIM ABENÇOAR. SOU RENATO DA CIDADE DE MARAGOJIPE,SOU CRISTÃO E ESTOU COM UM PROBLEMA DE SAÚDE PORQUE DE SORO QUE USEI ACIDENTALMENTE. PEÇO ORAÇÃO PARA JESUS E DEUS MIM SALVAR E MIM LIBERTAR HOJE MESMO. PEÇO ORAÇÃO PARA JESUS E DEUS ETERNO ABENÇOAR E PROTEGER O MEU IRMÃO CHAMADO FREDSON, FREDSON É PROFESSOR E MOTORISTA E TAXISTA,o meu irmão Fredson é crente e pertence a Jesus. Jesus o nosso Deus é o caminho e a verdade e a vida eterna. QUE DEUS PROTEJA TODOS OS MEUS IRMÃOS FILHOS DA MINHA MÃE. REZE POR MIM TAMBÉM PARA DEUS EM NOME DE JESUS MIM SALVAR E ME LIBERTAR contra as maldições. ORE PELA A HUMANIDADE TAMBÉM!

  79. Edmilson disse:

    Para as igrejas de Pastores, a unica coisa do velho testamento que eles pregam é o dizimo. Por que sera hein???
    Se o velho testamento é tão importante, por que não aplicam outras regras dele?
    Muito contradição nessas igrejas, deixam as coisas tudo largada, parece zona ou feira e ainda querem ditar regras na CCB, vê se tem cabimento??? kkkkkkkkkk cada uma viu.
    Vocês são dignos de pena, de dó, estudam pra ficar cada vez mais cegos e inúteis.

  80. José marques disse:

    Pior ainda é uma igreja atacando outra assim publicamente. Espera-se que tais instituições preguem a paz e o amor afim de instruir a salvação de alma e consequentemente tornar o mundo um lugar melhor.

    Enquanto houver todo esse preconceito e rinchas fúteis só o que podemos esperar é mais derramamento de sangue e charlatanismo.

  81. rai lima disse:

    Está escrito; deus dizer que não haja divisões entre seus irmãos. Vamos para de discussão irmãos, o que importa é ama deus de coração. Que deus perdoe quèm escreveu isso nesse site. Igreja não salva ninguém, vai depender do seu caráter é fé em Deus criado, ele conhece seus pensamentos é seu interior.

  82. Raul disse:

    No jusquez para que no seas juzgado porque con la medida que mides os volverán a medir. Cada cual sirva a Dios de corazón. Independientemente donde se congrege. no critiquen a nadie y a ninguna Iglesia o secta quien juzga es Dios. No nosotros. Hablen de Jesús con pureza y Amemonos los unos a los otros. Cada cual dará cuenta a Dios. Basta de criticarnos unos a otros. Pertenezco a la ccb aquí en Chile. Y lo único que puedo decir que por Jesús soy salvo.

  83. Romário Rondinelli Nóbrega disse:

    Com todo o respeito, não posso concordar com o comentário do item 4 O CARGO DE PASTOR E O SEU SUSTENTO.
    A liderança da igreja, instituída lá em Atos dos Apóstolos é composta biblicamente por PRESBÍTEROS E DIÁCONOS. No NT, exceto a passagem de Efésios 4, TODAS as outras quando se refere a PASTOR está diretamente ligada a JESUS. Desta forma, entendo que em Efésios, pastor é um dom e não um cargo ou função.

  84. lorena disse:

    O autor desta postagem vai ver o poder de Deus sobre a vida dele. Jamais duvide do Espírito Santo nao foi uma nem duas vezes que vi pessoas pagando pela lingua maldita que tem.

  85. jose ferreira disse:

    A CCB JA ´É A TERCEIRA MAIOR ENTRE TODAS AS IG EVANGELICAS DO BRASIL . ISTO SEM TER NENHUM PROGRAMA DE TELEVISAO NEM DE RADIO NENHUM TIPO DE PROPAGANDA COMO FAZEM AS OUTRAS E A CADA ANO CRESCE MAIS . PORQUE SERA ? PENSEM NISSO.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS .FIQUEM COM A PAZ DE DEUS

    • EDILENE SEMPRE CCB disse:

      Onde leu que é terceira!?

      Evangelho é a pura verdade pra amar Deus e ser amado por Deus e o verbo se fez carne Nosso Senhor Jesus Cristo.
      Não precisa sair falando que a CCB é a mais certa pra não ter polêmica, mas é a mais certa sobre obedecer ao que pela Bíblia, Deus quer.

  86. Renata disse:

    Amados não deem comida santa aos cães. Discutir com insensatos é ficar da altura deles. “O homem sábio que pleiteia com o tolo, quer se zangue, quer se ria, não terá descanso”. Prov. 29:9 😉

  87. clara disse:

    nossa a pessoa que inventou esse site deve ser um grande invejoso e cego, independente de placas o que importa é a fé de cada um….

  88. Filipe disse:

    A pessoa que escreveu essa matéria não tem conhecimento nenhum do que se passa dentro da ccb. Deveria ter vergonha de publicar um material desse tipo.

  89. Gesse Santos disse:

    Quanto as coletas, nada é feito as escuras, há fiscais que tem de contabilizar cada valor adquirido em cada dia de culto do mês, esse é enviado as centrais e por fim regionais, até então…logo destinados para fins de necessidades da igreja, anualmente há assembleias geral entre todos os membros e aberto ao público, para apresentar relatório de cada centavo usado…massante, mas registrado em cartório tudo a par da lei.

  90. Julinha disse:

    Só Deus pra ter misericórdia! !

  91. robson custodio de oliveira disse:

    olha podem falar o que voces quiserem mas nesta igreja as ovelhas nao
    cuida do pastor e o pastor que cuida das ovelhas cada um trabalha e vive com seu propio suor pois a palavra fala que nos temos que viver com o nosso suor estes bando de pastores comem as lans das ovelhas e encana os seus fieis com teologia e campanhas para tirar o dinheiro do povo e viver as custas dos fies

  92. claudia disse:

    perdoe os erros ortograficos estou sem oculos pq estou para fazer isames ainda ja que o meu quebrou !

  93. Christian Souza disse:

    Não sejam hipócritas…todas as igrejas tem em si aqueles que buscam a Deus de coração… E não vai por que o “fulano” fala bem…ou por que “Siclano” é isso ou aquilo… Qm vai ao templo de Deus…não busca visar os erros e acertos da tal “igreja”…ou vcs acham que quando chegar o dia do juízo…Deu vai falar…”-esta salvo aquele que era de tal igreja…os demais vai pra o lago de fogo…” claro q não…pense bem antes de criticar os erros das igrejas…a igrejas não é aquele lugar feito de tijolo e cimento…mais sim o coração de cada um…pense…Deus não quer quantidade…Deus quer…qualidade…Deus abeçoe a mente de vcs…Amém…

  94. ESTER MUNHOZ disse:

    A CONTENDA NAO LEVARA NIMGUEM PRO CEU A PALAVRA DE DEUS CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA

  95. Gilmar disse:

    O mais interessante é que vocês da CCB das mais importância a Paulo do que a Jesus Cristo.

  96. Roberto de Lima Macedo disse:

    Irmandade tenham sabedoria o silêncio é a melhor resposta.

  97. Somos agentes desse Reino! Então, vamos FUNCIONAR COMO ESSA IGREJA AMBULANTE DO SENHOR…!!!
    Nós somos a verdadeira igreja !

  98. Miro disse:

    Fica em paz, Deus terá misericórdia de vc qd vc se humilhar

  99. Edinei Andrade disse:

    Nunca li tantas mentiras como nesse post. Quem escreveu ou foi sem conhecimento,ou por pura maldade mesmo,com a única intenção de difamar. Entre elas proibir a leitura da bíblia. Os irmãos sempre pedem para termos um tempo justamente para fazer isso,ao invés de ficar em redes sociais,por exemplo. A palavra é lida para todos e Deus fala com cada um segundo sua necessidade. Os pedidos de oração qualquer pessoa pode fazer,sendo membro ou não,entre tantas mentiras aqui que não preciso citar. Se alguém que não conhece a CCB e leu isso,vá fazer uma visita,faça uma oração antes de sair,prepare seu coração e vá com fé e boa vontade,será muito bem recebido. Mas não tire conclusões sem saber. O pai da mentira inspira o mentiroso a se levantar contra a obra de Deus,mas aquele que busca o Senhor com coração verdadeiro, terá sua oração atendida e Deus terá misericórdia da sua alma no dia do juízo final.

  100. Laurinda disse:

    Quem vc pensa que é um Deus?vc não sabe de nada e nem sabe o que haveis de comer ou beber ou o dia da sua morte, para acertar as contas com Deus o Criador de todas as coisas profanas que vc fala , cuidado com tudo isso que está falando dos crentes dessa igreja, muito cuidado acho bom vc refletir melhor porque vai ser cobrado. Gostaria de falar pessoalmente contigo. Mais tudo está nas mãos do Pai o Criador, Deus soberano. A partir de hoje orarei por vc para que Deus tenha piedade da sua alma. Hipócrita não sabe o que fala.

  101. Quem escreveu isso vai pagar um preço muito grande deus nao se agradou de quem escreveu isso e de quem comentou coisas ruins da minha igreja deus faz justiça

  102. Serva da ccb com orgulho disse:

    Olha sinceramente a congregação pode não ser perfeita, mas vc não é ninguém para julgar o certo ou errado, e outra o q adianta ir para a igreja só ouvir maravilhas sendo q vc não vai saber enfrentar os momentos difíceis?! Uma profecia é sempre boa para aumentar nossa fé, mas a profecia não nos o certo e o errado, só queremos alcançar a vida eterna, então pare de julgar a forma dos irmãos pregarem a palavra e olhe pra vc antes de tudo, quem sabe um dia vc também não estará sentado(a) no banco da congregação, não é msm?!

  103. Bianca disse:

    Gostaria de me informar sobre um ponto, a disciplina existe na CCB e caso não porque? E se caso sim, como procede eete membro da igreja(eu soube que excluir de tudo)
    Pode me explicar ?(pfv utilizar passagens bíblicas se for possível)!

    • Edilene sempre CCB disse:

      Existe disciplina e muita. Ninguém consegue ser totalmente perfeito. Mas procuramos ser. Com paciência leia sempre partes do Novo Testamento na Bíblia e releia e Espírito de Deus faz entender. Quem nos separa pra sermos diferentes é Deus. Está tendo tantos com desobediência a Deus! Em algumas localidades! Cada um responde por si. Conhece alguém perto de sua casa que é da CCB?! Comece ir junto com essa pessoa se possível, ou pode ir só você. O texto do cara fez se tornar divulgar a CCB. E não fazemos folhetos nem jornais nem nada que é propaganda. É oba de Deus a CCB. Muito linda também a parte na Bíblia de livro Daniel capítulo três.

  104. Edilene disse:

    Encontre o texto de Deus e de obra de Deus e de conversão seu coração e sua alma para com Deus. Sirvo a Deus na Congregação Cristã no Brasil.

  105. edileneenelidemeloolem@gmail.com disse:

    Ó pessoas venceremos esse mundo enganador e pela fé nós estaremos sempre confiando no Senhor. Confiemos em Deus, Ele é o nosso Pai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *