Carregando...
Você está em:  Home  >  Comentário Bíblico  >  Artigo

Matar ou não matar?

Por   /  1 de janeiro de 2019  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

ÊXODO 20.13 – Como pôde Deus dar o mandamento de não matar, se depois, em Êxodo 21.12, ele ordenou que os assassinos fossem mortos?

PROBLEMA: Nos Dez Mandamentos, Deus proíbe matar, ao dizer: “Não matarás“. Entretanto, em Êxodo 21.12 Ele ordenou que aquele que ferisse um outro homem, e este morresse, deveria também ser morto. Isto não é uma contradição, Deus ordenar que não matemos, e depois ordenar que matemos?

SOLUÇÃO: Uma grande confusão tem surgido por causa da incorreta tradução do sexto mandamento, que assim dá a entender o que de fato não foi comandado por Deus. A palavra hebraica usada na proibição deste mandamento não é a palavra usual para “matar” (harag). A palavra usada é o termo específico para “assassinar” (ratsach). Uma tradução mais adequada deste mandamento seria: “Não assassinarás”. Ora, Êxodo 21.12 não é um mandamento para que se assassine alguém, mas é um mandamento para se aplicar a pena capital no caso desse crime capital. Não há contradição alguma entre o mandamento que diz que as pessoas não devem cometer o crime do assassinato e o mandamento que diz que as autoridades estabelecidas devem executar a pena capital no caso desse tipo de crime.

————-

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *