1. O jornal semanal BOQNEWS edição de 3 a 9 de março de 2012 traz um artigo de autoria de Márcia Atik nos seguintes termos: “NOIVA VIRGEM – Isso existe sim! Mas, em decorrência da banalização – não se confunda com liberação do sexo – ninguém acredita. Há 40 ou 30 anos, a virgindade era tida como única possibilidade de ser uma mulher honesta e uma noiva bem casada em potencial. Caso, contrário, entrava para o casamento com a pecha de ter tido intimidade com outro homem, numa situação de inferioridade que, em muitos casos, chegava a limites extremos de subserviência pela culpa, pois um homem que se casava com uma mulher ‘usada’ estava fazendo um grande favor a ela. Todavia, os tempos mudaram em pouco tempo, o oposto é o que às vezes causa constrangimento.
PR. NATANAEL: Qual o padrão de Deus para o casamento?
“Em primeiro lugar afirmamos que tudo o que Deus criou é bom, como a declaração bíblica de Gênesis 1:31 – E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” E isto inclui a sexualidade. É importante que se saiba que o sexo nunca foi em si mesmo pecaminoso, e que Deus o estabeleceu para ser desfrutado dentro do casamento heterossexual, antes que o pecado entrasse no mundo. Gênesis 2:21-25 – “Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22 – E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23 – E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24 – Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 25 – E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” Lemos também na Bíblia Hebreus 13:4 – “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”
2. O que diz a Bíblia sobre essa mudança de comportamento da sociedade presente na banalização do sexo a ponto de uma jovem virgem ter vergonha de declarar sua condição, considerando que o oposto do sexo antes do casamento é que está predominando?
Primeiro, a Bíblia recomenda fugir de tal procedimento. II Timóteo 2:22 – “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” E a Bíblia condena ainda a prática da prostituição, que é o ato sexual fora do casamento entre pessoas solteiras: I Corintios 6:16 – “Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.” I Tessalonicenses 4:3 – “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;”
3. O que tem contribuído para essa mudança radical de comportamento em que hoje o sexo está banalizado a ponto de ser raro encontrar uma jovem ainda virgem?
O Diabo tem levado muitas pessoas à perdição. “I Pedro 5:8 – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” Muitos estão assistindo filmes impróprios como os BBB, acessando sites inconvenientes, lendo revistas mundanas. E a Bíblia aconselha: Efésios 4:27 “Não deis lugar ao diabo.” Recomenda que não procuremos satisfazer os desejos da carne: Gálatas 5:16-19 – “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 19 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,” I Corintios 6:18 18 – Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.”
4. Que mais o irmão diria aos nossos ouvintes sobre recomendações da Bíblia para a nossa vida nos dias de hoje?
Digo aos nossos ouvintes que entrem pelo caminho estreito apontado por Jesus quando ensinou: Mateus 7:13-14 – “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 – E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” É preciso sermos conscientes de que Deus reprova tais atitudes e que vai julgar toda a iniquidade. Salmos 96:13
– Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.”
5. Que conselhos daria o irmão para os jovens que nos ouvem e que vivem envolvidos com práticas ligadas ao sexo que Deus reprova?
Os jovens precisam lutar para serem puros e se reservarem para um casamento dentro da vontade de Deus e que seja do tipo dos casamentos antigos quando era comum desejar aos nubentes, “até que a morte os separe” e não esse casamento volúvel em que depois de alguns poucos anos já os casados estão tramando sua separação, para se juntar a outros casamentos que também terão pouca duração. A Bíblia diz ao contrário: “o que Deus ajuntou não o separe o homem”.
Natanael Rinaldi