Carregando...
Você está em:  Home  >  Comentário Bíblico  >  Artigo

O Apóstolo Paulo era casado?

Por   /  14 de julho de 2019  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Uma resposta clara, com confirmação de um texto bíblico a respeito de Paulo e seu casamento – não encontramos explicitado nas escrituras. Mas em seus escritos achamos o seu pensamento a respeito do casamento. Assim podemos deduzir muitos elementos da vida de Paulo.

Primeira Observação:

“Quisera que todos os homens fossem como sou; mas cada recebe de Deus o seu dom particular; um deste modo outro, daquele modo. Contudo, digo às pessoas solteiros e às viúvas, que é bom ficarem como eu.” (1 Coríntios 7.7-8) Bíblia de Jerusalém

O apóstolo Paulo, mediante o texto acima, poderia ser viúvo.

Segunda Observação:

Outra informação importante a se considerar é observarmos a forma como Paulo fala do casamento. Quando lemos alguns trechos, parece-nos se tratar de uma pessoa que conhecia profundamente o que é ser casado. Vejamos esse texto: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5.25). Isso nos leva a crer que Paulo falava com conhecimento de causa, daí a sua capacidade de falar com tantos detalhes sobre o casamento, aconselhando os que são casados.

Neste outro texto Paulo fala também sobre a saciedade dos desejos sexuais dentro do casamento: “Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado” (1 Coríntios 7.9). Esse tipo de conselho nos faz perceber que ele tinha um certo conhecimento nessa área de casamento que ia além da teoria.

Terceira Observação:

Nos seus escritos, Paulo defende a tese e o direito que possuía de se casar:

“Não temos o direito de levar conosco, nas viagens, uma mulher cristã, como os outros apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas?”  (1 Coríntios 9.5)

Observação final:

Sendo assim, é pouco provável que Paulo fosse solteiro, devido ele seguir fortemente as tradições de seu povo antes de sua conversão a Cristo. E uma das tradições mais fortes era relacionada a formação da família (noivado e casamento) bem cedo na vida dos jovens. As duas possibilidades mais fortes são que Paulo fosse viúvo, ou seja, que tenha perdido sua esposa antes da sua conversão; ou que tenha sido largado por ela, devido a sua conversão a Jesus Cristo e a sua vida como missionário. A opção exata nunca saberemos, pois não nos foi revelado nas Escrituras. Dizer que Paulo era casado naquele momento não se enquadra aos relatos das escrituras. Dizer que Paulo era solteiro também não nos parece harmônico com as análises que fizemos.

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *