A doutrina do batismo com o Espírito Santo tem-se feito numa das pedras basilares da doutrina pentecostal, por vários séculos; pois, está provado que, o batismo com o Espírito Santo, além de bibliocêntrico é também prático e experimental.
Em atos dos apóstolos temos pelo menos seis referências ao batismo no Espírito Santo, e temos ainda o apostolo Paulo em sua carta aos Coríntios que descreve sobre esse tema.
O batismo no Espírito é para todos os que creem. Observe que dos 500 que viram o Cristo ressurreto, 120 que teve disposição de esperar confiantemente o derramamento do Espirito Santo.
Até, recentemente, os demais protestantes consideravam esse movimento Como um fenômeno temporário e passageiro, que não merecia grande atenção. Mas agora há um reconhecimento sério e crescente de suas verdadeiras dimensões e de sua provável dinâmica. A tendência de rejeitar a sua mensagem cristã como inadequada está sendo substituída pela mais humilde disposição de investigar os segredos de seu imenso alcance.
QUAL A IMPORTÂNCIA?
Ter conhecimento sobre o assunto: A ignorância nesse assunto pode levar os exageros e extremos pentecostais. ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 1Co 12.1. Muitos sem entender o verdadeiro proposito do batismo no Espirito, tem cometido aberrações em nome do pentecostalismo, são muitos que estão vivendo num fanatismo espiritual de modo a sangrar os princípios dessa doutrina.
Estar cinte de conceitos errôneos: os antipentecostais a confundem o batismo com o Espírito Santo com a conversão e o novo nascimento. Do outro lado estão muitas correntes “renovacionistas” e “carismáticas”, que falam de um batismo com o Espírito Santo alienado da autenticidade bíblica.
Confrontar Cessacionismo : Cessacionismo é a visão cristã na qual se formula que parte dos chamados dons do Espírito Santo, apesar de terem sido de fundamental utilidade e importância nos primórdios da igreja cristã, cessaram de existir ainda no período da Igreja Primitiva.
O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
- É uma promessa. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24.19. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Atos 1.4.
- É revestimento de poder. …ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24.49b.
- É um sinal visível: O falar em línguas, é a evidencia do Batismo no Espirito Santo. Como está escrito na declaração de fé, e como William Seymom acreditava vemos que a a língua estranha é a evidencia física inicial. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2.4 o Espirito Santo é que permitia que falasse. esse vocábulo grego é usado por Lucas somente neste livro de atos. Significa declaração clara e em voz alta, sob um impulso miraculoso. Na septuaginta o termo foi usado para indicar o ato de profetizar.
- É ser cheio do Espírito Santo: baseado em atos 2.4 o presente contexto traz esse significado. Devemos lembrar que em outro contexto se refere a plenitude do Espírito Santo. E todos foram cheios do Espírito Santo. Atos 2.4
- É falar em línguas: Expressar-se com palavras que nunca aprendemos. Não se manifesta através de palavras pensadas de antemão ou vocalizadas pela pessoa que fala. As línguas constituem um milagre vocal e não mental
- É um Dom: E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2.38.
- Virtude: “Virtude” aqui, no grego, é “dynamis” (δύναμις) , cujo significado é “força (literal ou figurado), especialmente em referência a um poder miraculoso (normalmente, por implicação, como descrição do milagre em si):— capacidade, abundância, com o sentido de ato poderoso, (operador de) milagre, poder, força, violência, obra de poder (maravilhosa)…”
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E A SALVAÇÃO
Há nesse tema duas bênçãos distinta. A primeira benção se refere a benção da salvação nos concedida através da Regeneração, Justificação e da Santificação. devemos observar que todos esses três elementos fazem parte de uma só bênção. Agora veremos que o BATISMO NO ESPÍRITO SANTO é uma bênção que vem após a confirmação da primeira. Veja quem eram os 120:
Os que receberam o sopro do Senhor: Estava ali no cenáculo todos aqueles que receberam o Espírito Santo por um sopro do Senhor na tarde do dia da ressurreição (Jo.20:22)
Tinha seus nomes escritos no livro da vida: Devemos lembrar que os discípulos de Jesus foram notificados pelo mestre a respeito da salvação quando disse: não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Os irmãos: Também se encontravam outros que, como anunciara alguns dias antes o apóstolo Pedro, eram “irmãos” (At.1:16) e que, com os doze, haviam “convivido todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até o dia que dentre nós foi recebido em cima” (At.1:22). . Ao chamar estas pessoas que estavam no cenáculo de “irmãos”, Pedro mostra que todos tinham a mesma natureza espiritual, provinham do mesmo Pai, eram filhos de Deus, porque criam em Jesus (Jo.1:12).
Em Samaria: A narrativa do batismo com o Espírito Santo em Samaria também nos mostra que esta é uma bênção diferente da salvação e necessariamente posterior a ela. Observe que Felipe pregou e diante desta pregação, houve crença no nome de Jesus e as pessoas confessavam seus pecados e desciam às águas (At.8:12-14). Ma Só, então, quando Pedro e João são enviados a Samaria é que ocorre o batismo com o Espírito Santo (At.8:17).
A EXPERIÊNCIA DE SER BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO É DISTINTA DA EXPERIÊNCIA DA CONVERSÃO
O batismo no Espírito Santo: trata-se de uma experiência espiritual do crente com o Espírito de Deus separada da conversão, na qual ele “entra em uma nova fase em relação ao Espírito”;” (SOARES, 2020)
“A experiência pós-conversão de ser batizado no Espírito é uma obra do Espírito distinta daquela de regeneração, mas “Que não se confunde com outro; diverso; diferente.” Dicionário Aulete Página 5 de 27 não implica que a salvação seja um processo de duas etapas.” (PALMA, 2002)
“Uma coisa é o crente ter o Espírito Santo, e a outra bem diferente é o crente estar CHEIO do Espírito Santo.” (TOGNINI, 1986)
“São duas etapas da mesma vida cristã: na primeira, o pecador recebe a habitação do Espírito no seu coração e passa, portanto, a ‘possuir’ o Espírito. Na segunda, porém, é o inverso: é o Espírito que deve possuir o crente. Na primeira é conversão, na segunda batismo no Espírito Santo.”
“Todos os registros no Novo Testamento de pessoas que foram batizadas no Espírito Santo já eram crentes, ou seja, eram discípulos de Jesus. Começando pelo dia de Pentecostes, depois vêm as experiências dos samaritanos, de Saulo de Tarso, de Cornélio e dos 12 discípulos de Éfeso. É possível alguém admitir que nenhum deles era crente quando foram batizados no Espírito? São cinco relatos e três deles com a evidência inicial das línguas.” (SOARES, 2020)
PROPOSITO DO BATISMO NO ESPÍRITO
Poder para testemunhar de Jesus; “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” At 1.8 (ARC)
- COMPARE: “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra”. At 1.8 (NVT)
▪ “Batismo no Espírito Santo é PODER para TESTIFICAR. Enquanto houver um pecador na terra, eu preciso testificar de Cristo diante dele; para testificar, eu preciso de PODER; e poder só me virá pelo Espírito Santo. Logo, se eu quero realizar um trabalho efetivo no Reino de Deus, eu necessito de ser cheio do Espírito.”
O propósito central é a capacitação do Espírito para o serviço divino como: A) o poder para uma vida santa e serviço eficaz; B) a pureza ou a santificação simbolizada pelas línguas de fogo; “E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; e não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando o seu coração pela fé.” At 15.8,9
NO TOCANTE AS LÍNGUAS…
QUAL A SUA NATUREZA? Espiritual, não pode ser gerado pelas maquinarias do mundo. Possui a essência sobrenatural do Deus Espírito Santo.
QUAL A SUA PROCEDENCIA? Vem do alto, não vem das artes e ciência. É Deus tocando o coração com fogo espiritual.
COM QUE PROPOSITO E DADA? Não foi dada para satisfazer a vaidade pessoal e nem para garantir prazeres carnais, mas sim para proclamar louvores a Deus transmitindo as novas de salvação.
SIGNIFICADO TEOLÓGICO DAS LÍNGUAS ESTRANHAS
As “outras línguas”, a glossolalia, são ininteligíveis, e evidencia externa, física e inicialmente o batismo no Espírito Santo. “O falar línguas é a evidência física inicial que indica que o irmão ou a irmã foi batizado no Espírito Santo, “mas somente a evidência inicial, pois há evidência contínua da presença especial do Espírito como o “fruto do Espírito” (Gl 5.22) e a manifestação dos dons (1 Co 14.1)”.” (SOARES, 2020).
“A glossolalia é a manifestação das línguas estranhas no batismo no Espírito Santo bem como das línguas como um dos dons espirituais. São línguas celestes e ininteligíveis.” (SOARES, 2020).
“ ‘Glossolalia’ é um termo técnico frequentemente utilizado para o falar em línguas; é uma forma combinada das palavras gregas lalia (“discurso”, “fala”) e glossa (“língua”, “linguagem”).” (PALMA, 2002).
“A ideia de que a glossolalia era a “evidência física inicial” do batismo no Espírito sugere que as línguas ocorrerão no momento do enchimento e que, por natureza, o fenômeno é observável. Falar em línguas é assim a indicação imediata, empírica e externa de que o enchimento aconteceu. Esse falar não é o resumo total da experiência, entretanto; pois além desse fenômeno, que acontece no ato, as Escrituras .falam de evidências contínuas e internas do enchimento do Espírito.” (PALMA, 2002)
“É óbvio que a evidência física inicial do batismo no Espírito Santo é falar línguas sob inspiração divina. No dia de Pentecoste, “todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:4). Na casa de Cornélio, “caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra…, pois os ouviam falando em línguas” (Atos 10:44, 46). Em Éfeso, a inferência gramatical é que todos os doze homens que receberam o Espírito Santo falaram línguas e profetizaram. Evidentemente, todo crente que recebe o batismo no Espírito Santo hoje em dia também fala em línguas.” (RIGGS, 1981).
“O falar em línguas deu aos discípulos a certeza de que haviam recebido aquilo que o Pai prometera. Todas as outras evidências que acompanharam o batismo com o Espírito Santo — alegria, zelo pelas almas, conhecimento da Palavra etc. — não lhes podiam ter dado tal certeza, porque várias vezes antes do batismo já as haviam experimentado. A mesma evidência continuou a acompanhar todos os que recebiam o batismo com o Espírito Santo.” (BERGSTÉN, 1993).
“Vários dons do Espírito Santo são exercidos através da língua, da fala. Deus usou as línguas estranhas como sinal externo do batismo com o Espírito Santo, para demonstrar sua inteira posse e controle da nossa língua, ao batizar-nos (Tg 3.8). Mediante a comparação dos textos de Atos 2.4, 10.44-46 e 11.15, vemos, pela lei da primeira referência, que as línguas estranhas são a evidência física inicial do batismo com o Espírito Santo.” (BERGSTÉN, 1993).
“Falar em línguas é o sinal inicial do batismo com o Espírito. Serve como manifestação externa do Espírito e acompanha o batismo ou imersão no Espírito. Para Pedro, o sinal milagroso demonstra a plenitude do Espírito. Ele aceita línguas como a evidência de que os cento e vinte foram cheios com o Espírito. Como sinal inicial, as línguas transformam uma profunda experiência espiritual num acontecimento reconhecível, audível e visível. Os crentes recebem a certeza de que eles foram batizados com o Espírito.” (ARRINGTON e STRONSTAD, 2006).
Fonte: https://teologiaemdefesadafe.com.brsanto
Autor: Ev Edilson Marques
Notas bibliográficas
ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
BERGSTÉN, E. Introdução à Teologia Sistemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1993.
SOARES, E. O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
TOGNINI, E. Batismo no Espírito Santo. São Paulo: [s.n.], 1986