Carregando...
Você está em:  Home  >  Vida Cristã  >  Artigo

O LÍDER ESPIRITUAL

Por   /  28 de janeiro de 2022  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

“Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso foram até lá para encontrá- lo. Também juntaram a ele todos os que estavam em dificuldades os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele”. 1 Sm. 22:1-2.

 Davi, natural da cidade montanhosa de Belém, o filho menor de Jessé, e por esta razão o último no seio familiar, alcançou o posto mais elevado na nação judaica sendo o segundo rei de Israel. Ele é um dos maiores exemplos de liderança de sucesso registrado nas páginas das Escrituras.

As lições que extraímos da liderança de Davi; podem ser utilizadas e aplicadas cor todas as pessoas que desejam o sucesso como líderes no mundo em que vivemos.

Ninguém nasce líder. Ninguém nasce sabendo. Ninguém nasce pintor, costureira, médico, jogador de futebol ou psicóloga. Ninguém nasce empresário, bandido ou qualquer outra profissão que se queira mencionar. Ninguém também, não nasce líder. Não existe a pessoa líder desde o berço.

A pessoa se torna líder. Ela mesma se faz líder. Este é o exemplo de Davi; Ele se fez, tornou-se líder de quatrocentos homens. Quando estudamos a vida de Davi, ao chegar na caverna de Adulão fugindo do seu sogro Saul queria matá-lo. Movido pela inveja e com o coração cheio de ódio, Saul ordenou que Davi fosse caçado em todo o Israel.

Ao chegar na caverna de Adulão, Davi encontra quatrocentos homens com os tipos de problemas. Deprimidos, angustiados, endividados, totalmente desesperados. Davi tinha também os seus problemas e dificuldades, mas aí diante dele, a situação daqueles homens era muitas vezes pior que a sua. E escolhe! Determina e toma a decisão de tornar-se o líder daqueles homens!

A escolha de Davi, o empenho a aceitação, o trabalho que ele realizou naquele: homens e através deles, valeu a pena. Os resultados foram altamente recompensadores. Aqueles homens tornaram-se os grandes heróis de Davi. Fora os seus ministros, assessores, companheiros, líderes extraordinários em Israel.

Davi Descobriu que Cada Pessoa é um Líder em Potencial.

Ao olhar naqueles homens, a visão de Davi ultrapassou a angústia, a preocupação, a insegurança e o desespero que marcavam o rosto deles; Davi olhou neles um potencial maravilhoso que poderia ser trabalhado. Deus ordenou que Samuel ungisse a Davi como futuro rei de Israel. Ele sabia que, de uma forma ou de outra, ele lideraria o povo de Deus. Davi precisaria de parceiros, colaboradores, líderes que o ajudariam na liderança da nação de Israel.

Ali, diante dele, estavam quatrocentos homens que poderiam tornar-se lidere: como ele, com um grande potencial que precisava ser despertado, trabalhado e desenvolvido. Toda liderança de sucesso enxerga e descobre o potencial que existe nas pessoas. O líder autêntico tem a visão de águia (segundo os especialistas, a águia enxerga oito vezes mais que o olho humano).

Toda pessoa é um líder em potencial, toda pessoa é inteligente. Algumas mais do que as outras. Por quê? Porque a inteligência pode ser trabalhada, aprimorada e desenvolvida. As pessoas que estudam, pesquisam, leem bons livros, fazer cursos, seminários e são ensináveis, estão liberando o potencial de inteligência que existe nelas.

Deus fez o ser humano para crescer, aumentar e desenvolver. Fomos criados por Deus, somos feitura sua para as boas obras. Deus capacitou a cada ser humano como uma natureza social para viver em comunhão com as demais pessoas, para interagir, compartilhar e liderar. O líder de sucesso descobre a capacidade nas pessoas.

Moisés descobriu o potencial que havia em Josué. Elias descobriu em Eliseu e Noemi descobriu que Rute possuía uma capacidade de liderança maravilhosa e investiu nela. Paulo percebeu imediatamente em Timóteo um grande líder; um homem que exerceria um pastorado brilhantemente.

——–

Fonte: Livro Capacitação Ministerial – Seminário de Liderança Dinâmica, Joá Caitano.

    Imprimir       Email
  • Publicado: 3 anos atrás em 28 de janeiro de 2022
  • Por:
  • Última modificação: janeiro 28, 2022 @ 10:10 am
  • Arquivado em: Vida Cristã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *