Sim, crente pode ir à praia, se sua consciência permitir. Ir à praia só é um problema quando sua atitude é errada. O crente deve conhecer seus próprios limites e respeitá-los (Romanos 14:22).
A praia é um lugar bonito, criado por Deus. Passeios na praia são bons para a saúde, desde que a pessoa tome cuidado com o sol. É bom apreciar a beleza da criação de Deus. Também não é errado querer se divertir de maneira inocente, nadando, fazendo castelos de areia e comendo. Descansar e relaxar é importante.
A praia é o que cada um faz dela. Muita gente aproveita a praia para se envolver em promiscuidade e imoralidade sexual. Mas muitas outras pessoas apenas querem relaxar, sem segundas intenções. Se você tem dúvidas sobre ir à praia, responda a duas perguntas:
O que minha consciência diz? A consciência do crente é guiada pelo Espírito Santo. Cada pessoa é diferente: uma pessoa pode ir à praia de consciência tranquila, enquanto outra se sente muito desconfortável. Siga sua consciência mas respeite e tente compreender as escolhas dos outros (Romanos 14:12).
Tenho dificuldade em me controlar? Seja honesto consigo próprio. Se você sentir que a tentação para pecar é demais para você, evite a praia (1 Coríntios 6:18). Conheça seus limites.
Crente pode usar sunga ou biquíni?
A Bíblia diz que o crente se deve vestir com modéstia. Isso significa que deve se vestir de maneira apropriada à ocasião, sem causar escândalo.
Não há regras universais, mas o crente deve fazer algumas perguntas antes de escolher a roupa mais apropriada para a praia:
Minha consciência permite? Use a roupa que deixe sua consciência tranquila, para desfrutar da praia sem se sentir constrangido. Para uma pessoa, isso pode significar usar um biquíni decente, mas para outra usar calção, ou se tapar com uma toalha na areia.
É adequado para a situação? Pense na situação e nas pessoas com quem você vai. Use o bom-senso para adequar sua roupa de banho à sua companhia (Romanos 14:16).
Lembre-se sempre de orar a Deus, pedindo sabedoria (Tiago 1:5).