Carregando...
Você está em:  Home  >  Comentário Bíblico  >  Artigo

O que é Adocionismo?

Por   /  7 de fevereiro de 2021  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

O erro repousa na distinção que se faz entre Jesus

Adocionismo é um ensino herético a respeito da natureza de Cristo. Está relacionado ao co­nhecimento das supostas grandes controvérsias sobre a pessoa de Cristo na história da Igreja Primitiva. Começou com Paulo de Samosata, bis­po de Antioquia, entre os anos 260 e 272 A. D. Tal ensino não fora propagado abertamente até que, no século VIII, passou a ser divulgado por Elipandus, o arcebispo de Toledo, na Espanha, em 785 A D.

O adocionismo ensina que Jesus mantém du­pla filiação para com Deus, o Pai. Cristo é Filho eternamente gerado do Pai e é divino, Deus Fi­lho por natureza. E Jesus, o filho humano nasci­do de Maria, foi adotado por Deus porque Cristo (o Deus Filho) assumiu sobrenaturalmente o ho­mem Jesus. O Filho de Maria, então, foi o Filho de Deus somente por ter sido assumido pelo eter­no Filho de Deus e adotado por Deus, o Pai.

O erro repousa na distinção que se faz entre Jesus, o homem nascido de Maria, e Jesus, o divino Filho de Deus. A posição ortodoxa é que Cristo é uma só pessoa, mas com duas nature­zas distintas, divina (Deus e homem). Assim, não há necessidade de atribuir filiação separadamen­te. Um só Cristo e uma só pessoa. Para maior compreensão do assunto quanto às diversas con­trovérsias sobre a natureza e pessoa de Jesus, recomendamos a leitura de alguns livros que tra­tam de Cristologia entre os pais da Igreja.

FONTE: REVISTA “DEFESA DA FÉ” ANO 5 – N°40

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *