“Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” (Js 1.8).
Meditar é uma das atividades mais importantes na vida do cristão. Os orientais se dedicam à meditação. Eles fazem e já exportam a “meditação transcendental”. A imagem do Buda é de alguém em posição de meditação. Nossa meditação como cristãos é diferente. Não é este o tipo de meditação. mas é MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS.
SIGNIFICADOS DA PALAVRA MEDITAÇÃO
De acordo com o dicionário, “meditação é o ato de meditar”. E meditar é ponderar, estudar, considerar, pensar a respeito de alguma coisa, esquadrinhar.
Na Bíblia, encontramos o termo com as seguintes acepções:
- Pensar, considerar (At 10.19);
- Considerar (I Sm 21.12; Pv 24.32; Lc 2.19);
- Meditar (Pv 15.28);
- Ponderar (Pv 15.28; 2Tm 2.7);
- Esquadrinhar (Ec 12.9).
Um sentido mais profundo da palavra “meditação” é a de “medir profundamente”, “sondar”, “perscrutar”.
Meditação não é simples leitura da Bíblia. É semelhante ao que o boi faz – ele rumina. Nós precisamos ler e estudar a Palavra de Deus, meditando no que lemos, até firmá-la em nossa mente e coração.
A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO
Por que meditar. A Bíblia dá muitas razões para meditarmos. Vejamos algumas delas:
- Devemos meditar, porque a Bíblia ensina e ordena que meditemos. Lembremo-nos outra vez que devemos meditar na Palavra de Deus. E não em outras coisas (SI 1.2; Fp 4.8; ITm 4.15).
- Meditar agrada a Deus (SI 19.14; 104.34). Podemos imaginar que Jesus meditou. Ele ia para o monte orar constantemente. E sozinho. E aí meditava na Palavra de Deus. Pedro e os demais apóstolos meditaram (At 10.19).
- Wesley considerava a meditação como a sua mais alta responsabilidade.
- A meditação nos faz crescer espiritualmente. Ela nos alimenta (ITm4.15).
- Meditar na Palavra de Deus nos faz bem sucedidos e prósperos (Js 1.8)
Quando meditar. Nós somos convidados a meditar em todos os momentos da nossa vida. Devemos meditar de dia e de noite (Js 1.8) Nas vigílias da noite (SI 63.6; 77.6); em ocasiões próprias (Dt 6.6-9); destaque o v.7.
Mas devemos meditar especial mente em uma hora escolhida, em uma hora definida. Devemos ter um trecho, um versículo, um capítulo, um tema da Palavra de Deus, no qual devemos meditar. E continuar meditando durante todo o dia (SI 5.3).
Onde meditar. Para uma boa meditação, é necessário um lugar apropriado, onde não haja distração. É preciso isolar-se, para se concentrar. Não foi sem razão que Jesus disse: “…quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás.” (Mt 6.6). Isaque escolheu meditar no campo, certamente por ser um lugar tranquilo ( Gn 24.63). Pedro meditou no terraço (At 10.19).
Resultados da meditação. Como resultado da meditação, temos a comunhão com Deus. Ela torna o homem feliz (SI 1.2) e lhe trará um avivamento interior (SI 39.3). O seu progresso será evidente, manifesto (ITm 4.15). E, como resultado, (cremos cumprido a Palavra de Deus.
AUXÍLIOS E UM ESBOÇO PARA A MEDITAÇÃO
Coisas que irão nos ajudar. Aquilo que nos ajuda no estudo da Bíblia, certamente nos ajuda também na meditação: a) Bíblia (se possível, em diversas traduções); b) Lápis ou caneta; c) Papel; d) Dicionário da língua portuguesa; e) Dicionário da Bíblia; f) Concordância bíblica, g) Enciclopédia bíblica.
O que fazer no momento devocional. Ler a Bíblia, louvar, adorar, confessar, meditar e interceder. Eis a sugestão de um esboço (para o período de uma hora de meditação):
a- Louvor……………………………… 10 min
b- Ação de graças……………………5 min.
c- Memorização do texto bíblico…5 min
d- Meditação………………………….. 20 min.
e- Oração/intercessão…………….. 20 min.
O que fazer na oração. Quem ora deve ter objetivos definidos (saber o que quer) para poder apresentar-se diante de Deus. Segue-se uma orientação nesse sentido:
a- Purificação pela confissão e pela Palavra de Deus;
b- Encher-se do Espírito Santo;
c- Buscar o temor do Senhor;
d- Submissão a Deus e resistência a Satanás. Luta espiritual (Tg 4.7);
e- Confiança – agradecer a Deus pelo que vai fazer;
f- Entregar as atividades do dia a Ele (SI 37.5);
g- Pedir humildade (I Pe 5.5);
h- Interceder – este é o cuidado que devemos ter com os nossos irmãos (Pp 2.3.4).
————-
LIVRO: PASSO A PASSO COM CRISTO – LERBAN, JOÃO LEÃO DOS SANTOS XAVIER