Carregando...
Você está em:  Home  >  Comentário Bíblico  >  Artigo

O que Jesus foi fazer no Hades?

Por   /  6 de novembro de 2018  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Primeiro é preciso substanciar a evidência teológica de que Jesus realmente desceu ao Hades ou Lugar (habitação) dos Mortos:

no qual também foi [Jesus] pregar (proclamar) aos espíritos em prisão, os quais noutro tempo foram desobedientes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé… (I Pedro 3.19-20, parênteses meu)

Pois por isto foi o Evangelho pregado (proclamado) até aos mortos… (I Pedro 4.6, parênteses meu)

Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12.40

Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. Atos 2.27 

… disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. Atos 2.31

Por isso diz: Quando ele subiu ao alto, levou cativo o cativeiro, Deu dons aos homens. (Ora que quer dizer isto: Ele subiu, senão que também desceu aos lugares mais baixos da terra? Aquele que desceu é também o que subiu muito acima de todos os céus, para encher todas as coisas.) Efésios 4.8-10 

Nas Escrituras velhotestamentárias, a palavra usada para descrever o local dos mortos é “Seol”. Esta palavra simplesmente significa “lugar dos mortos” ou o “lugar das almas/espíritos que partiram”. A palavra grega do Novo Testamento que é usada para inferno é “Hades”, que também se refere ao “lugar dos mortos”. Outras Escrituras no Novo Testamento indicam que Seol/Hades é um lugar temporário, onde as almas ficam enquanto aguardam a ressurreição e julgamento final. Apocalipse 20.11-15 dá a distinção clara entre os dois.

Seol/Hades é uma esfera com três divisões (Mateus 11.23; 16.18; Lucas 10.15; 16.23; Atos 2.27-31), o território dos salvos, o abismo e o local dos perdidos. O território dos salvos é chamado “Paraíso” e “Seio de Abraão”. Os territórios dos salvos e dos perdidos são separados por um “grande abismo” (Lucas 16.26). Quando Jesus subiu aos Céus, Ele levou consigo os ocupantes do Paraíso (os crentes) (Efésios 4.8-10). O lado perdido do Seol/Hades permaneceu intacto. Todos os mortos incrédulos para lá vão e esperam seu futuro julgamento final. Jesus foi ao Seol/Hades? Sim, de acordo com Efésios 4.8-10 e I Pedro 3.18-20.

Na Cruz, Jesus disse ao ladrão ao Seu lado: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43). O corpo de Jesus estava na tumba; Sua alma/espírito foi para o lado do “Paraíso” de Seol/Hades. Então Ele removeu do Paraíso todos os justos que já haviam morrido e os levou consigo aos Céus. Hoje esse local é localizado debaixo do altar de Deus – Apocalipse 6.9.

A descida de Jesus ao inferno era ensinada por teólogos na igreja antiga e aparece em diversas obras: “Homilia sobre a Paixão” de Melito de Sardis († c. 180); “Um Tratado sobre a Alma”, 55, de Tertuliano († c.220); “Tratado sobre Cristo e o Anticristo” de Hipólito († c. 236); “Contra Celso”, 2:43, de Orígenes († c.253) e , finalmente, os sermões de Ambrósio de Milão († c. 397).

Fontes pesquisadas e consultadas:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Descida_de_Cristo_ao_Inferno

https://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-inferno.html

—————————-

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *