Carregando...
Você está em:  Home  >  Sem categoria  >  Artigo

Qual É A Origem Da Alma?

Por   /  17 de maio de 2023  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Entre aqueles que acreditam que o homem além da parte física, material, possui uma parte imaterial, a alma, a pergunta sobre a origem da alma surge com muita frequência. A pergunta é: “Qual é a origem da alma? A alma existe antes de nós existirmos ou passa a existir com o nosso corpo? A alma é criada diretamente por Deus ou ela é transmitida pelos pais no momento da fecundação?

Antes de tudo é bom que se diga que Deus é o originador da alma. Pois a Bíblia nos informa que Deus tanto soprou nas narinas do homem o fôlego de vida, isto é, insuflou a alma dentro do homem, fazendo-o à sua imagem conforme a sua semelhança, quanto formou o espirito do homem dentro dele: “Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7 – Ou ser vivente, como aparece em outras versões). “E disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança …. E criou Deus o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou” (Gn 1.26,27). “Peso da palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele” (Zc 12.1). Estes três textos estão inextricavelmente entrelaçados de modo que um texto complementa o outro. Para responder as perguntas a respeito da origem da alma, que foram formuladas acima, a Antropologia Teológica (estudo acerca do homem) tem apresentado três teorias:

1) O PREEXISTENCIALISMO: Platão, o filósofo grego, é apontado como um dos proponentes da teoria do preexistencialismo. De acordo com Platão, a alma é preexistente e possui um caráter divino. Falando acerca disso Norman Geisler diz: “De acordo com Platão (c. 427- 347 a.C), a alma do ser humano não é intrinsecamente imortal, com tudo também ela é eterna, ela nunca foi criada, mas é parte integrante do mundo eterno que existe à parte de Deus” (Geisler, Norman, Teologia Sistemática p. 19, 2ª Impressão, p. 19, CPAD, Rio de Janeiro, RJ). Logo, para Platão, a alma não é criada por Deus e nem mesmo é transmitida pelos pais no momento da fecundação, pois cia existe antes da matéria, é incriada. Essa teoria, apesar de ter sido adotada por algumas religiões, não tem respaldo na Bíblia Sagrada que mostra de forma inequívoca que o ser humano tem a sua origem em Deus (Gn 1.26,27; 2.7).

2) O CRIACIONISMO: De acordo com essa teoria, a alma é criada diretamente por Deus para o corpo de cada indivíduo. Sobre este assunto Norman Geisler faz a seguinte ponderação: “A essência do Criacionismo, a respeito da alma humana, é que Deus cria diretamente um novo indivíduo para todas as pessoas que nascem neste mundo. Apesar do corpo de cada novo ser humano ser gerado pelos seus pais por intermédio de um processo natural, a alma é sobrenaturalmente criada por Deus” (Geisler, Norman, teologia Sistemática, vol 2, p. 20, 2ª Impressão 2015, CPAD, Rio de Janeiro, RJ).

3) O TRADUCIONISMO OU TRADUCIANISMO: Esta teoria parte do princípio de que a alma é criada indiretamente através dos pais. Ela nega, portanto, tanto a teoria criacionista quanto a preexistencialista. Segundo Geisler: “O termo traducionista tem sua origem no vocábulo latino trodux, que significa “ramo de uma videira”. Ao ser aplicado a origem da alma, segundo os traducionistas, a palavra significa que cada novo ser humano é um ramo que sai dos seus pais, isto é, tanto a alma quanto o corpo são gerados pelo pai e pela mãe” (Opus cit, p. 2.3). Esta, parece ser a teoria que mais se aproxima da palavra de Deus.

————

LIVRO: PERGUNTAS DIFÍCEIS DE RESPONDER, ELIAS SOARES DE MORAIS

 

    Imprimir       Email
  • Publicado: 11 meses atrás em 17 de maio de 2023
  • Por:
  • Última modificação: maio 17, 2023 @ 10:04 am
  • Arquivado em: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *