Carregando...
Você está em:  Home  >  Comentário Bíblico  >  Artigo

Quem eram os nefilins?

Por   /  19 de setembro de 2019  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

A Bíblia diz que os nefilins eram guerreiros afamados da antiguidade, existiram antes e depois do Dilúvio. (Gn 6.4, Nm 13.33).

Quem eram os “filhos de Deus”?

A Bíblia denota claramente quem eram esses filhos de Deus que se relacionaram com as filhas dos homens.

A Bíblia diz que os anjos são seres espirituais que não se casam nem têm relações sexuais (Mt 22.30; Mc 12.25; Hb 1.14). Os demônios também são espíritos, não têm corpo físico. Por isso, não podiam ter relações com mulheres humanas. Além disso, a Bíblia provavelmente não chamaria esses anjos ou demônios de “filhos de Deus” se tivessem feito algo tão repugnante. A Bíblia chama os nefilins de homens, não seres híbridos.

Também vimos ali gigantes (Nefilins), filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. Nm 13.33

Segundo a Bíblia de Estudo Vida:  É mais provável e bíblico é que os “filhos de Deus”, neste contexto, sejam homens tementes a Deus que se casaram com mulheres que não temiam a Deus, que provavelmente os desviaram de seus bons caminhos. Seus filhos se tornaram poderosos e célebres, talvez por causa da mistura de bons valores (determinação, lealdade, trabalho árduo…) com maus valores (crueldade, violência…).

Por isso que o relacionamento misto sempre foi condenado:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? (II Co 6.14)

Além do que, nossa interpretação evita problemas sérios. Pois, se os anjos se casassem com seres humanos, os filhos deles seriam meio humanos, meio anjos. Mas os anjos não podem ser redimidos – cf. Hb 2.14, IIPe. 2.4, Jd 6.

Os nefilins eram gigantes?

O termo hebraico para gigantes é nefilins, e é um termo um pouco obscurecido, sendo que, a luz de Nm 13.33, seriam realmente pessoas de alta estatura (Golias possuía quase 3 metros de altura, 1 Sm 17.4). Porém, nada impede que, analisando o término do versículo, tais gigantes fossem pessoas de renome e valentes.

Gigantes (Nefilim) pode ser referência a pessoas de estatura gigantesca (Nm. 13.32-33). Mas aqui talvez diga respeito a príncipes ou aristocratas – homens de estatura política. A palavra “gigantes” está ligada a outro termo que denota um valente, dotado de poder e influência.

Fonte de pesquisa: respostas.com.br em 19/09/2019

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *