Carregando...
Você está em:  Home  >  Catolicismo  >  Artigo

Quem pisou a cabeça da Serpente?

Por   /  7 de março de 2020  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3.15)

1° Argumento: Alguns teóricos do catolicismo dizem que esta passagem refere-se a Maria, sua Imaculada Conceição e sua atuação na obra da redenção.

Resposta Apologética: Este versículo não faz nenhuma referência a Maria ou a sua alegada imaculada concepção. Mesmo que Maria, de alguma forma indireta, pudesse ser ligada a este texto, assim mesmo seria um salto gigantesco procurar aqui evidências a favor da Imaculada Conceição, que em nenhum lugar nesta passagem é declarada ou mencionada. O sentido literal é que Eva (não Maria) e sua posteridade estará em constante guerra contra Satanás e seu reino, culminando na vitória esmagadora do Messias sobre Satanás e seus seguidores. A mulher é obviamente Eva, e a semente da mulher  é claramente a descendência literal de Eva (Gn 4.1, 25), culminando em Cristo, vitorioso sobre Satanás (cf. Rm 16.20). Além do mais, a passagem não faz alusão alguma de que a mãe do Messias seria concebida sem pecado (When Cultists Ask. Norman L. Geisler e Ron Rhodes. Baker. 1999. USA. P. 25-26).

2° Argumento: Para o Catolicismo foi Maria quem pisou a cabeça da serpente.

Resposta apologética: Os católicos gostam de usar o texto de Gn 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, para afirmar que Maria pisou a cabeça da serpente, ou seja, a cabeça do Diabo. Quando a promessa fala que é a semente da mulher (Jesus Cristo) que pisaria a cabeça da serpente. Veja Hb 2.14:  “… para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o Diabo.” Ainda I Jo 3.8:  “… para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” Fica claro que a promessa de Gn 3.15 refere-se a Cristo, e não à Maria. Cristo é o que pisaria a cabeça da serpente, como o fez de fato.

    Imprimir       Email
  • Publicado: 3 meses atrás em 7 de março de 2020
  • Por:
  • Última modificação: março 7, 2020 @ 6:05 pm
  • Arquivado em: Catolicismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *