I – Introdução:
- A “lei de Deus” ou “lei de Moisés” são termos intercambiáveis (sinônimas) entre sí. A Lei é Una e Indivisível.
- A Torá 613 mitzvot (preceitos, leis, ensinos); sendo: 365 mandamentos negativos e 248 mandamentos positivos.
- A Torá – é composta pelos cinco livros escritos por Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (Pentateuco).
- O numeral 613 — é um acrônimo 6+1+3=10, o Decálogo é o resumo, o cerne da Torá. Isto, não significa que os 10 Mandamentos sejam superiores aos demais.
II – Vamos ver esse acrônimo:
06- Mandamentos de padrões morais _ com relação ao seu próximo;
01- Mandamento de aspecto cerimonial _ com relação ao homem individual: o descanso físico, mental, espiritual (adoração).
03- Mandamentos de padrões morais _ com relação a D’us.
✓ Os Dez Mandamentos (Decálogo) possuem 09 (nove) preceitos de padrões morais e 01 (um) preceito de aspecto cerimonial.
III – O Cristão é obrigado a guardar o Shabat?
- Inicialmente, deve-se esclarecer que a obrigatoriedade do mandamento da guarda do Shabat (Êxodo 20.8-11) do Velho Testamento, não é uma Ordem vigente para a Igreja (gentílicos e judeus conversos); estamos sob a autoridade da lei de Cristo (João 13.34-35), em um Novo Testamento, um Novo Contrato e uma Nova Aliança. (1Coríntios 11.25).
- Quanto ao dia de Culto, a nossa Comunhão e Adoração a Deus (Rm 12.1) pode ser celebrada perfeitamente em qualquer dia e a qualquer hora. Aplicando-se o princípio do descanso de um dia, em cada sete. Quando buscamos nos consagrar ao Senhor, até este dia é santificado.
- Concordamos que todo cristão tem a liberdade de escolha, caso queira separar um dia na semana para seu deleite, sem com isso atribuir nenhum valor salvífico, sem reprovação da consciência ou transgredir o princípio sabático.
- Entendemos que os benefícios de um dia de descanso são necessários para restauração do vigor físico, mental e renovação espiritual, obtidos ao cessar as atividades, após seis dias de trabalho que podem ser alcançados perfeitamente, em qualquer dia da semana.
- Há quem considere um dia mais sagrado (dogmático) que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. (v.6). Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Desse modo, quem acha que deve guardar o sábado, deve fazê-lo, sem, porém, julgar os que pensam diferente. (Rm 14.5-6).
IV – Pergunta? O cristão deve guardar o Shabat no Novo Testamento?
► A resposta é um sonoro ‘NÃO’!
O Apóstolo Paulo admoestou aos novos cristãos de Colossos não permitir que os judaizantes e ninguém os julgassem pela comida, bebida, dias de festa, rituais judaicos, celebração das luas novas e dos dias de sábado (semanal). (Cl 2.16).
Paulo, o apóstolo dos gentios escreveu aos irmãos em Gálatas 4.8 Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. (v.9) Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? (v.10) Vocês estão guardando dias, e meses, e tempos, e anos! (v.11) Temo a vosso respeito que haja eu trabalhado em vão entre vós.
Aut. Diácono Sérgio Baeta