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A TORÁ – A LEI

Por   /  11 de agosto de 2024  /  Sem comentários

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I – Introdução:

  1. A “lei de Deus” ou “lei de Moisés” são termos intercambiáveis (sinônimas) entre sí. A Lei é Una e Indivisível.
  2. A Torá 613 mitzvot (preceitos, leis, ensinos); sendo: 365 mandamentos negativos e 248 mandamentos positivos.
  3. A Torá – é composta pelos cinco livros escritos por Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (Pentateuco).
  4. O numeral 613 — é um acrônimo 6+1+3=10, o Decálogo é o resumo, o cerne da Torá. Isto, não significa que os 10 Mandamentos sejam superiores aos demais.

II – Vamos ver esse acrônimo:

06- Mandamentos de padrões morais _ com relação ao seu próximo;

01- Mandamento de aspecto cerimonial _ com relação ao homem individual: o descanso físico, mental, espiritual (adoração).

03- Mandamentos de padrões morais _ com relação a D’us.

✓ Os Dez Mandamentos (Decálogo) possuem 09 (nove) preceitos de padrões morais e 01 (um) preceito de aspecto cerimonial.

III – O Cristão é obrigado a guardar o Shabat?

  1. Inicialmente, deve-se esclarecer que a obrigatoriedade do mandamento da guarda do Shabat (Êxodo 20.8-11) do Velho Testamento, não é uma Ordem vigente para a Igreja (gentílicos e judeus conversos); estamos sob a autoridade da lei de Cristo (João 13.34-35), em um Novo Testamento, um Novo Contrato e uma Nova Aliança. (1Coríntios 11.25).
  2. Quanto ao dia de Culto, a nossa Comunhão e Adoração a Deus (Rm 12.1) pode ser celebrada perfeitamente em qualquer dia e a qualquer hora. Aplicando-se o princípio do descanso de um dia, em cada sete. Quando buscamos nos consagrar ao Senhor, até este dia é santificado.
  3. Concordamos que todo cristão tem a liberdade de escolha, caso queira separar um dia na semana para seu deleite, sem com isso atribuir nenhum valor salvífico, sem reprovação da consciência ou transgredir o princípio sabático.
  4. Entendemos que os benefícios de um dia de descanso são necessários para restauração do vigor físico, mental e renovação espiritual, obtidos ao cessar as atividades, após seis dias de trabalho que podem ser alcançados perfeitamente, em qualquer dia da semana.
  5. Há quem considere um dia mais sagrado (dogmático) que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. (v.6). Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Desse modo, quem acha que deve guardar o sábado, deve fazê-lo, sem, porém, julgar os que pensam diferente. (Rm 14.5-6).

IV – Pergunta? O cristão deve guardar o Shabat no Novo Testamento?

► A resposta é um sonoro ‘NÃO’!

O Apóstolo Paulo admoestou aos novos cristãos de Colossos não permitir que os judaizantes e ninguém os julgassem pela comida, bebida, dias de festa, rituais judaicos, celebração das luas novas e dos dias de sábado (semanal). (Cl 2.16).

Paulo, o apóstolo dos gentios escreveu aos irmãos em Gálatas 4.8 Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. (v.9) Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? (v.10) Vocês estão guardando dias, e meses, e tempos, e anos! (v.11) Temo a vosso respeito que haja eu trabalhado em vão entre vós.

Aut. Diácono Sérgio Baeta

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