Carregando...
Você está em:  Home  >  Comentário Bíblico  >  Artigo

JESUS FICOU NA SEPULTURA 3 DIAS E 3 NOITES?

Por   /  13 de agosto de 2024  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

JESUS FICOU NA SEPULTURA 3 DIAS E 3 NOITES?

I – Introdução:

Na cultura judaica do primeiro século, o conceito de “dia” e “noite” nem sempre era entendido de maneira literal como 24 horas. Na contagem de tempo judaica, qualquer parte de um dia poderia ser considerada como um dia completo. Isso é fundamental para entender a afirmação de Jesus.

II – Análise dos Eventos Bíblicos

  • Morte de Jesus: Acredita-se que Jesus tenha morrido por volta da nona hora (cerca de 15h) na sexta-feira, o (dia da preparação). Isto é, na véspera do Shabat (Marcos 15:42).
  • Sepultamento: Jesus foi sepultado antes do pôr do sol na sexta-feira (Lucas 23:54).
  • Ressurreição: A ressurreição ocorreu “no primeiro dia da semana”, ou seja, no domingo, de manhã cedo (Mateus 28:1).

III – Contagem dos Dias:

  • Sexta-feira: Uma parte do dia é contada como o “primeiro dia”.
  • Shabat: Este é o “segundo dia” e a “noite” do Shabat conta como uma das “noites”.
  • Domingo: O início do domingo antes do amanhecer quando já despontava primeiro dia da semana (Mt 28.1-6) que era o “terceiro dia” (1Co 15.4).

IV – O Sinal de Jonas, Mateus 12.40:

  1. “Porque assim como esteve Jonas 03 (três) dias e 03 (três) noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará 03 (três) dias e 03 (três) noites no coração da terra”.
  2. Sobre o texto bíblico de Mateus 12.40 A expressão “três dias” e “três noites” pode parecer contraditória, mas na cultura judaica utiliza o hebraísmo, uma forma lingüística hebraica. Jesus esteve na sepultura por partes de “três dias” (parte da sexta-feira, todo o Shabat e parte do domingo). Jesus ressuscitou ao “terceiro dia” e não “três dias e três noites” depois da sua morte, não quer dizer que são 72 horas literais.
  3. O dia judaico também tem 24 horas, más começa às 18 horas, ou seja, Jesus morreu às 03 horas da tarde na sexta é ressurgiu às 04 horas da manhã de domingo.
  4. Para os hebreus daquela época, qualquer parte de um dia era contada como um dia inteiro e, por isso, não tem nada a ver essa interpretação de três dias e três noites completas literais.

V – Há vários exemplos na Bíblia onde parte de um dia é contada como se fosse um dia inteiro.

  1. a) O Rabi Eleazar bar Azaria (100 d.C.) explicou: “um dia e uma noite fazem um “iona” (24 horas), mas um “iona” começado vale um “iona” inteiro”.
  2. b) Ester falou que ia falar com o rei depois dos judeus jejuarem por três dias, e ela entrou na presença do rei “ao terceiro dia”, e não ao quarto dia, que seria literalmente depois dos três dias de jejum (Ester 4:16; 5:1).
  3. c) Roboão mandou que Jeroboão voltasse a ele “após três dias”, e Jeroboão obedeceu quando voltou “ao terceiro dia” (2 Crônicas 10:5,12).
  4. d) Jesus falou que ressuscitaria “no terceiro dia” (Mateus 16:21; 17:23; 20:19), ou “depois de três dias” (Marcos 8:31; 10:34).
  5. e) Até os inimigos de Jesus entenderam o significado das profecias sobre a ressurreição. Para eles, “depois de três dias” significava “ao terceiro dia” (Mateus 27:63-64).

VI – Para concluir:

Então, para entendermos bem, ficou dessa forma: Jesus morreu na sexta-feira (primeiro dia), passou-se o Shabat (segundo dia), chegou o domingo (terceiro dia). Daí, então, os escritos dizerem que Jesus ressuscitou “ao terceiro dia” e não “três dias depois de sua morte”. Não há contradição na Bíblia com referência a esse fato.

Quando juntamos todas as evidências, podemos entender que Jesus ressuscitou no terceiro dia, cumprindo perfeitamente as profecias sobre sua morte, sepultamento e ressurreição.

“… 1Co 15:14 – E, se Cristo não ressuscitou, logo, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados…”.

Aut. Diácono Sérgio Baeta

    Imprimir       Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *