Carregando...
Você está em:  Home  >  Adventismo  >  Artigo

Bode Azazel: Um tipo ou título de Cristo?

Por   /  8 de novembro de 2021  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

Em vídeo, o irmão Otávio, do canal ”Cristianismo Inteligente”, fez um desafio ao pastor adventista, Eleazar, do canal “Fala Sério, Pastor.” O desafio consistia em fazer uma declaração pública em adoração ao Arcanjo Miguel, haja vista que os adventistas afirmam ser esse arcanjo a mesma pessoa de Jesus, sendo “Arcanjo Miguel” apenas um dos títulos de Jesus. Copie e cole no Youtube o link a seguir e confirta: https://youtu.be/d0epRmSUNj4

De pronto, o pastor adventista contra-argumentou, perguntando se nós, evangélicos, oramos ao bode azazel (ver Levítico 16.5-10). Isso deve-se ao fato de afirmarmos que aquele bode é um símbolo de Jesus, ou melhor, são dois bodes , simbolizando dois aspectos da obra de Jesus na cruz: Ele morrendo em nosso lugar e levando embora, sobre si, os nossos pecados . Enquanto os adventistas dão como certo que o bode enviado ao deserto representa o diabo, e não Jesus, levando os pecados. Creem que isso se dará no Juízo Final . Sim, nesse movimento o diabo ajudará, com uma “mãozinha”, Jesus na obra da salvação, que acreditam estar incompleta. Copie e cole no youtube o link a seguir e confira: https://youtu.be/EIkCMnTqjqM

Em resposta ao pastor adventista digo que NÃO oramos ao bode azazel, de Levítico 16, por se tratar de um tipo não-humano de Jesus, e NÃO um outro título ou nome dEle. Há tipos humanos e não-humanos de Jesus no Antigo Testamento. Você sabe o que é uma tipologia bíblica? “A tipologia é um tipo especial de simbolismo. Um símbolo é algo que representa outra  coisa. Podemos definir um tipo como ‘símbolo profético’ porque todos os tipos são representações de algo ainda futuro.”

Eis alguns tipos não-humanos de Jesus, que por ora é o que nos interessa:

A arca de Noé (Gn 6.11-22); O cordeiro pascoal (ÊX 12.3-14); A rocha de Horebe (Êx 17.5,6 e 1Co10.4); O carneiro (Gn 22.13); A luz (Gn 1.3-5; Is 9.2a; Jo 9.5; 12. 35, 46) etc.

Vejamos agora alguns títulos / nomes de Jesus: Pedra angular (Ef.2.20); Primogênito de toda a criação (Cl 1.15); Cabeça da igreja (Ef 1.22; 4.15; 5.23); Santo (At 3.14; Sl 16.10); Juiz (At 10.42; 2Tm4.8); Rei dos reis e Senhor dos senhores (1Tm6.15; Ap19.16); Luz do mundo (Jo 8.12); Príncipe da paz (Is 9.6); Filho de Deus (Lc 1.35; Jo1.49); Filho do Homem (Jo 5.27); Palavra (Jo1.1; 1Jo 5.7,8); Palavra de Deus (Ap19.12,13); Palavra de vida (1Jo1.1). Ate o termo “Cristo”, do grego “Khristós”, significa “ungido”. A palavra é, na verdade, um título, daí o seu uso tanto em ordem direta, “Jesus Cristo”, como ordem inversa, “Cristo Jesus”, significando neste último “O Ungido Jesus.”

Explicado isso reitero, não oramos ao bode azazel por NÃO ser ele a mesmíssima pessoa de Jesus, como pregam os adventistas ser o Arcanjo Miguel, sendo este apenas outro nome / título de Jesus, garantem. Pelo visto, o supracitado pastor adventista não sabe diferençar uma tipologia de Jesus de um título de Jesus.

Em tempo: Se o diabo levará sobre si os pecados, o que dizem os sabatistas sobre Isaías 53.6 e 1a Pedro 2.24? Esses versos se referem a Jesus ou ao diabo levando os pecados?

Eder Eudes da Silva

Assembleia de Deus / Ministério de Viçosa-MG

    Imprimir       Email
  • Publicado: 4 semanas atrás em 8 de novembro de 2021
  • Por:
  • Última modificação: novembro 8, 2021 @ 8:43 am
  • Arquivado em: Adventismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *