Há realmente um Deus? Como alguém pode ter certeza de que tal ser existe?
Nós cremos que a existência de Deus, e dúvidas tais como o relacionasse com Ele, podem ser rompidas de forma inteligente. A razão pela qual sabemos que Deus existe é porque Ele nos disse e a nós Se revelou.
De modo algum seria de ajuda em nossas dificuldades se Deus fosse silencioso, mas felizmente este não é o caso. Deus não só existe, mas Ele também nos comunicou este fato. Ele nos contou sobre quem Ele e, como Ele é e qual o Seu plano para o planeta Terra.
Ele revelou essas coisas à humanidade através da Bíblia. A Bíblia tem-se mostrado ser mais que um simples livro: ela c a verdadeira Palavra de Deus. A evidência é mais do que convincente para qualquer um que considerar suas afirmações com sinceridade.
Por causa das afirmações que a Bíblia faz de si mesma, muitos têm procurado destruí-la, como se vê nesta afirmação de Martinho Lutero:
“Os poderosos têm-se encolerizado contra este livro, procurando destruí-lo ou erradicá-lo: Alexandre Magno e príncipes do Egito e da Babilônia, os monarcas da Pérsia, da Grécia e de Roma, os imperadores Juliano e Augusto — mas eles não conseguiram nada.
Eles se foram enquanto o livro permanece, e ele permanecerá para sempre e sempre, perfeito e inteiro, como foi proclamado a princípio. Quem o tem ajudado assim, quem o tem protegido contra tão poderosas forças? Certamente ninguém, mas Deus, Ele mesmo, que é Senhor de todas as coisas” (Citado por Fritz Ridenour, Who Says, G. I.. Publications. Regai Books, 1967).
Mesmo o cético francês, Rousseau, viu algo diferente nas Escrituras. “Eu preciso lhe confessar que a majestade das Escrituras me maravilha; a santidade dos evangelistas fala ao meu coração e tem um notável caráter de verdade, e é, acima de tudo, tão perfeitamente inimitável, que se foi invenção de homens, os inventores foram maiores que os maiores heróis” (Encyclopedia of Religious Quotations, Frank Mead. p. 32).
Por isso a Bíblia nos dá razão suficiente para acreditarmos que ela é a Palavra do Deus vivo, que existe e se revelou ao mundo.
Outra razão por que sabemos que Deus existe é pelo fato de ter aparecido em forma humana. Jesus Cristo era o Deus Todo-poderoso que se tornou homem. A Bíblia diz: “E o verbo se fez carne, e habitou entre nós” (João 1:14, ARA), e sobre o fato, está claro, que Jesus veio ao mundo para revelar quem Deus é sobre tudo o que Ele é (João 1:18).
Se alguém quer saber quem Deus é e como Ele é, basta olhar para Jesus Cristo. Como disse Lord Byron: “Se o homem era Deus ou Deus era homem, Jesus Cristo era ambos” (Encyclopedia of Religious Quotations, Frank Mead, p. 81).
Ao invés de o homem procurar alcançar Deus, Deus alcança o homem, como explica Cosserley: “O Evangelho afirma que o conhecimento da verdade suprema, que os homens têm procurado através da filosofia, fatalmente em vão, porque, isto é, essencial para a perfeita natureza de Deus, que Ele não pode ser descoberto pela procura e investigação da mente humana, que Ele só pode ser conhecido se Ele antes tomar a iniciativa de Se revelar a si mesmo” (J. V. Langmead Cosserlcy. The Christian in Philosophy. Nova Iorque, Charles Scribner‘s Sons, 1951. p. 21.)
Jesus, ao ressurgir da morte, a si mesmo. Se estabeleceu como tendo as credenciais para ser Deus, e foi esse fato que demonstrou a Sua verdade ao mundo incrédulo. Como diz Machen: “A grande arma ofensiva com que os discípulos de Jesus partiram paia conquistai o mundo não foi uma simples compreensão dos princípios eternos: foi uma mensagem histórica, um relato de algo que havia acontecido: Ele era a mensagem, Ele ressuscitou.” (J. G Machen. Christianity and Liberalism. pp. 28, 29.)
Assim, nós temos a Bíblia e a pessoa de Jesus Cristo como duas fortes razões argumentando a favor da existência de Deus. Nenhuma outra religião ou filosofia oferece algo semelhante para demonstrar que Deus existe.
———–
LIVRO: RESPOSTAS AQUELAS PERGUNTAS QUE OS CÉTICOS PERGUNTAM SOBRE A FÉ CRISTÃ, JOSH MCDOWELL E DON SREWART