Carregando...
Você está em:  Home  >  Adventismo  >  Artigo

O RE-BATISMO PARA REMISSÃO DE PECADOS

Por   /  29 de agosto de 2024  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

O RE-BATISMO PARA REMISSÃO DE PECADOS

I – Introdução:

  1. Inicialmente, deve-se esclarecer que não existe re-batismo para remissão de pecados ou renovação moral e espiritual. Não é bíblica essa doutrina de “re-batizar” um cristão que tenha cometido pecado. Na Seita Adventista há relatos de uma única pessoa já passou por múltiplos re-batismos (sete). Não se faz doutrina com um texto só!
  2. A Bíblia diz que há um só Senhor, uma só fé, um só batismo (Efésios 4:5). Não há re-batismos.

II – Vamos falar sobre o tal re-batismo:

  1. Os Pastores da IASD usam a “estratégia” do re-batismo para dar uma resposta estatística que a Igreja está crescendo de vento em polpa… e cumprir metas pré-estabelecidas de crescimento. Os múltiplos re-batismos e batismos são para engordar seus salários e mordomias. E caso o pastor não cumpra estas metas podem ser remanejados para distritos menores e mais longe de suas casas, e ter os salários e mordomias reduzidos.
  2. O RE-BATISMO — essa doutrina é mais uma “gambiarra teológica” inventada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia; tendo como base em um único texto bíblico de Atos 19:5.
  3. No Adventismo o “re-batismo” ocorre sempre que um membro abandona a Igreja, apostata-se da fé, se contamina com o mundo, passa a trabalhar no sábado, praticar adultério deliberado, faz ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas ilícitas, tabagismo, e consumo de alimentos imundos.
  4. Na IASD o fiel batizado (molhado em água) quando é excluído do “rol de membros” ele tem o seu nome “riscado do livro da vida” (dizem eles). Caso decida retornar a comunhão com a irmandade, precisa obrigatoriamente de passar pelo banho do “re-batismo”.
  5. Para o Adventismo, a prática do “re-batismo” tem poder de “remissão e regeneração de pecados”, “renovação moral e espiritual”, (há testemunhos de múltiplos casos de re-batismos; um único membro chegou a ser “re-batizado”, sete vezes).
  6. O batismo de irmãos oriundos de outras Igrejas Cristãs (que eles chamam de filhos da Babilônia) são invalidados. E precisam passar pelo “re-batismo”.
  7. Após reconhecer que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a remanescente de Deus na terra; aceitar e crê no ensino bíblico dos dons espirituais, e crêem que o dom de profecia, na pessoa de Ellen White, é uma das características identificadora da igreja remanescente. (Voto Batismal, n.º 8 e 13).

III – Resposta Apologética:

  1. Na Teologia O batismo em sí não é sinônimo de regeneração, ou absolvição de pecados, e sim um processo (aquele de crêr, e for batizado, será salvo). Somos salvos por meio da fé em Cristo (Efésios 2:8-9). O perdão dos pecados está em conexão com o arrependimento que precede o batismo.
  • “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38);
  1. O batismo nas águas não é um Sacramento que concede méritos a salvação (ladrão na cruz arrependido não foi batizado). Somos salvos unicamente pela Graça, por meio da fé. (Efésios 2:8-9).
  2. Não existe “re-batismo” para remissão ou purificação de pecados, o perdão está em conexão com o arrependimento.
  3. Caso O cristão venha a pecar não precisa se “re-batizar”, ele precisa se arrepender, confessar e buscar o perdão de Deus. O que confessa seus pecados e deixa, alcançara misericórdia (Provérbios 28:13).
  4. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” (Atos 3:19,20).
  5. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (1João 2:1).
  6. Atos dos apóstolos é um livro histórico e descritivo. Não é prescritivo, ou normativo para a Igreja de Cristo. (não é um livro de doutrinas).

IV – Vamos fazer uma análise hermenêutica exegética dos textos de Atos19.1-6:

Atos 19.1 Paulo, o apóstolo dos gentios em Corinto indaga a alguns discípulos que encontrou ali.

(v.2) se eles já receberam o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

(v.3) Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No “batismo de João”.

(v.4) Disse Paulo: “O batismo de João foi um “batismo para arrependimento”. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.

(v.5) Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

(v.6) E, impondo-lhes Paulo as mãos sobre aqueles 12 varões veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.

► O contexto de Atos 19.1-6 narra 02 (dois) tipos de batismos:

(1º) O de João Batista para arrependimento (vs.4),

(2º) O de Jesus para receberem os dons do Espírito Santo (vs.5).

Aquelas 12 pessoas NÃO FORAM “re-batizadas” no batismo de João (arrependimento), foram batizadas no batismo de Jesus para receber o Espírito Santo. Portanto, fica esclarecido que não houve um “re-batismo” e sim um outro batismo, o de Cristo para receber o batismo com o Espírito Santo.

Re-batismo haveria se aquelas pessoas fossem batizadas novamente no batismo de João (para arrependimento).

Caros Adventistas nos apresente outro texto bíblico nas cartas paulinas se houve continuidade deste “suposto re-batismo”, ou foi um caso isolado? Não se faz doutrina com texto isolado.

V – Para concluir:

Recentemente o ex-pastor adúltero contumaz Ivan Saraiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia, se “re-batizou” em águas para perdão do pecado de adultério deliberado, (por + ou – três anos).

Obs. — Pobre pecadeiro Ivan Saraiva, apenas tomou um banho de rio, lavou está novo…

“Poucos adventistas estão interessados na Verdade; A maioria prefere a Mentira disfarçada.”

Aut. Diácono Sérgio Baeta

    Imprimir       Email
  • Publicado: 3 meses atrás em 29 de agosto de 2024
  • Por:
  • Última modificação: agosto 29, 2024 @ 9:39 am
  • Arquivado em: Adventismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *