UMA ANÁLISE DO TEXTO DE ATOS 24:14
- Texto de Atos 24:14 “Mas declaro-te que, segundo o caminho, a que chamam de seita sirvo o Deus de nossos pais e creio em tudo o que está escrito na Lei e nos Profetas”.
I – Definições de Seita:
No Novo Testamento a palavra “seita” do grego αἵρεσις = hairesis, vem do latim “secta”, que significa: partido, facção, escolha filosófica, uma palavra que tem conotação não preconceituosa. Dessa palavra surgiu o vocábulo “heresia”.
Como vimos à palavra “seita” heresia, é uma transliteração do termo “hairesis” que também significa: escola de pensamento, doutrina, ideologia, sistema filosófico religioso ou político.
Um leitor descuidado das Escrituras ao isolar um texto do seu contexto, certamente fará uma aplicação equivocada e tendenciosa, como se fosse verdade, mas na realidade ele está cometendo uma heresia.
II – Vamos fazer uma análise hermenêutica, mas destelhada de Atos 24.14:
- Os Adventistas frequentemente utilizam como “jargão favorito” o texto bíblico de Atos 24:14 para se defender quando se sentem vitimisados e rotulados como “seita”. Porém, estes mesmos adventistas vitimistas não vêem nenhum problema em rotular e acusar todas às igrejas cristãs de serem apóstatas e filhas da meretriz/Babilônia (dois pesos, duas medidas?).
- Os Adventistas desconhecem como identificar uma “seita”. Uma seita não é identificada apenas pela nomenclatura do termo “seita” de forma pejorativa; é identificada por suas características heterodoxas e pelos desvios doutrinários anti-bíblico. “Seita é uma heresia organizada” (Dave Breese).
- A Igreja Adventista é um seguimento religioso exclusivista que seguem cegamente os ensinos doutrinários da profetisa Ellen White com graves desvios teológicos heréticos de particular interpretação, que a descaracteriza como Igreja cristã e se enquadra como uma falsa religião.
- A palavra “SEITA” citada em Atos 24:14 identificava os grupos e facções religiosas, com o sentido de escola de pensamento, doutrina filosófica e religiosa.
- É importante esclarecer que, na época de Paulo, o termo “seita” não era usado com o mesmo peso pejorativo que tem hoje. Atualmente a nomenclatura “seita” é usada para identificar: pseudas igrejas cristãs, facções religiosas não ortodoxas com desvios doutrinários que não passa pelo crivo da boa hermenêutica e da apologética cristã.
III – Ainda sobre Atos 24:14:
- Paulo estava sendo acusado pelos judeus de ser um líder de seita e a igreja primitiva foi chamada de “seita” por que rompeu com o judaísmo tradicional.
- A expressão “seita dos nazarenos” apontava aos cristãos que seguiam a Jesus, o Nazareno. Como podemos constatar o sentido original do termo “seita” em Atos 24 não tem implicação preconceituosa ou pejorativa.
- Atos 24:14 “… seguindo o caminho que eles chamam “seita”. A palavra grega empregada aqui (hodos) significa “caminho ou estrada” não era uma seita herética, mas a verdadeira expressão de fé a Deus. Os novos crentes viam a salvação consumada em Cristo não somente como uma experiência a ser recebida, mas também como um “caminho” a ser trilhado até o fim, com fé em Jesus e comunhão entre os irmãos.
IV – Para concluir:
Será que a igreja cristã primitiva era intitulada como uma “seita” porque ensinava doutrinas estranhas as Escrituras? Como faz hoje no Adventismo do Sétimo Dia?
Pelo contrário a Igreja primitiva estavam sob a autoridade da Lei de Cristo (cf. João 13:34-35; 1Co 9.21; Gl 6.2), nas doutrinas dos apóstolos (Atos 1:2; Efésios 2:20), e perseveravam na Comunhão do partir do pão, nas súplicas e nas orações. (Atos 20:7). Aleluia!
“Viver sem ler é perigoso, te obriga a crê em tudo que lhe dizem”.
“…. Quem não se deixa vencer pela verdade divina será vencido pelo engano. ” (Agostinho de Hipona).
Aut. Diácono Sérgio Baeta