I – INTRODUÇÃO.
“Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos profetas”. (Atos 24:14).
II – RESPOSTA APOLOGÉTICA:
1- Os adventistas frequentemente utilizam como “JARGÃO” o texto de Atos 24.14 para se defender quando se sentem insultados, perseguidos e rotulados como “SEITA”. Porém, estes mesmos adventistas não veem nenhum problema em rotular todas às demais igrejas evangélicas (sem exceção) de serem apóstatas e filhas da Babilônia (dois pesos, duas medidas?).
2- Os adventistas esquecem que se identifica uma SEITA pelas suas características e pelos desvios doutrinários antibíblicos… E não somente pela nomenclatura do termo SEITA!
3- A IASD é um seguimento religioso exclusivista, coercitivo, com sérios desvios doutrinários heréticos (gambiarras teológicas) de particular interpretação,
4- Suas Crenças distintivas espúrias distorcem dolosamente os princípios da Fé ortodoxa no seio da Comunidade Cristã, até o ponto em que a verdade é transformada em mentira disfarçada.
5- A expressão “SEITA” vem do latim “secta”, de forma mais ampla é um conceito complexo utilizado para grupos que professam doutrina, ideologia, sistema filosófico, religioso ou político.
6- A palavra “SEITA” citada em Atos 24.14 identificava os grupos e facções religiosas, com o sentido de escola de pensamento, doutrina filosófica ou religião.
7- Atualmente a nomenclatura “SEITA” é usada para identificar grupos sectários religiosos, não ortodoxos, com ensinos espúrios, desvios doutrinários heréticos, trazendo em si um tom pejorativo. (neste caso, o Adventismo).
III – SOBRE ATOS 24:14.
1- A igreja primitiva foi chamada de “SEITA” por que rompeu com o judaísmo. A expressão “seita dos nazarenos” apontava aos cristãos; aqueles que seguiam a Jesus, o Nazareno, sem implicação negativa, PRECONCEITUOSA ou PEJORATIVA.
2- ATOS 24:14 “… seguindo o “caminho” que eles chamam seita”, A palavra grega empregada aqui (hodos) significa “caminho ou estrada”. Os novos crentes viam a salvação consumada em Cristo não somente como uma experiência a ser recebida, mas também como um “caminho” a ser trilhado até o fim com fé em Jesus e comunhão entre os irmãos.
IV – CONCLUSÃO:
Será que a Igreja Cristã primitiva era realmente uma “SEITA” herética com doutrinas estranhas as Escrituras, como é hoje o Adventismo do Sétimo Dia (IASD)?
Pelo contrário a Igreja Cristã primitiva perseverava nos mandamentos de Jesus (João 13:34,35), nas doutrinas dos Apóstolos (Atos 1:2; Efésios 2:20), na Comunhão do partir do pão, nas súplicas e orações. (Atos 20:7). Aleluia!
[…] sabendo que FUI posto para DEFESA DO EVANGELHO. Filipenses 1.16.
Aut. Diácono Sérgio Baeta