Carregando...
Você está em:  Home  >  Adventismo  >  Artigo

Uma análise crítica textual de Atos 24.14.

Por   /  6 de janeiro de 2022  /  Sem comentários

    Imprimir       Email

I – INTRODUÇÃO.

“Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos profetas”. (Atos 24:14).

II – RESPOSTA APOLOGÉTICA:

1- Os adventistas frequentemente utilizam como “JARGÃO” o texto de Atos 24.14 para se defender quando se sentem insultados, perseguidos e rotulados como “SEITA”. Porém, estes mesmos adventistas não veem nenhum problema em rotular todas às demais igrejas evangélicas (sem exceção) de serem apóstatas e filhas da Babilônia (dois pesos, duas medidas?).

2- Os adventistas esquecem que se identifica uma SEITA pelas suas características e pelos desvios doutrinários antibíblicos… E não somente pela nomenclatura do termo SEITA!

3- A IASD é um seguimento religioso exclusivista, coercitivo, com sérios desvios doutrinários heréticos (gambiarras teológicas) de particular interpretação,

4- Suas Crenças distintivas espúrias distorcem dolosamente os princípios da Fé ortodoxa no seio da Comunidade Cristã, até o ponto em que a verdade é transformada em mentira disfarçada.

5- A expressão “SEITA” vem do latim “secta”, de forma mais ampla é um conceito complexo utilizado para grupos que professam doutrina, ideologia, sistema filosófico, religioso ou político.

6- A palavra “SEITA” citada em Atos 24.14 identificava os grupos e facções religiosas, com o sentido de escola de pensamento, doutrina filosófica ou religião.

7- Atualmente a nomenclatura “SEITA” é usada para identificar grupos sectários religiosos, não ortodoxos, com ensinos espúrios, desvios doutrinários heréticos, trazendo em si um tom pejorativo. (neste caso, o Adventismo).

III – SOBRE ATOS 24:14.

1- A igreja primitiva foi chamada de “SEITA” por que rompeu com o judaísmo. A expressão “seita dos nazarenos” apontava aos cristãos; aqueles que seguiam a Jesus, o Nazareno, sem implicação negativa, PRECONCEITUOSA  ou PEJORATIVA.

2- ATOS 24:14 “… seguindo o “caminho” que eles chamam seita”, A palavra grega empregada aqui (hodos) significa “caminho ou estrada”. Os novos crentes viam a salvação consumada em Cristo não somente como uma experiência a ser recebida, mas também como um “caminho” a ser trilhado até o fim com fé em Jesus e comunhão entre os irmãos.

IV – CONCLUSÃO:

Será que a Igreja Cristã primitiva era realmente uma “SEITA” herética com doutrinas estranhas as Escrituras, como é hoje o Adventismo do Sétimo Dia (IASD)?

Pelo contrário a Igreja Cristã primitiva perseverava nos mandamentos de Jesus (João 13:34,35), nas doutrinas dos Apóstolos (Atos 1:2; Efésios 2:20), na Comunhão do partir do pão, nas súplicas e orações. (Atos 20:7). Aleluia!

[…] sabendo que FUI posto para DEFESA DO EVANGELHO. Filipenses 1.16.

Aut. Diácono Sérgio Baeta

    Imprimir       Email
  • Publicado: 3 semanas atrás em 6 de janeiro de 2022
  • Por:
  • Última modificação: janeiro 6, 2022 @ 6:36 pm
  • Arquivado em: Adventismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *